Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dicas De Manutenção E Limpeza


Silvana G Melo

Posts recomendados

  • Membro VIP

Este tópico é o resultado de um trabalho da Equipe de Moderação, onde tópicos postados de forma independentes no fórum de Hardware – Outros e/ou outras áreas do Fórum do Clube do Hardware, que foram unidos formando uma coletânea de dicas, dúvidas e respostas sobre Manutenção de Hardware e Periféricos.

Sendo assim, os tópicos são selecionados pela Equipe de Moderação, editados se preciso for (erros de digitação, dar numeração, mensagens desnecessárias ao post são retiradas, etc) e depois o mesmo é unido a este tópico.

Nada impede que dúvidas não existentes sejam postadas e respondidas neste tópico, porém a equipe de moderação se dá ao direito de analisar a dúvida e resposta e caso não esteja no contexto do tópico ou a mesma gere discussão saudável sobre o procedimento de manutenção (as não saudáveis serão deletadas), as mensagens em questão serão separadas e transformadas em um novo tópico, independente do tópico de Dicas de Manutenção, podendo voltar a ser unida depois que a discussão for encerrada.

Certa da compreensão e colaboração de todos.

Mil Beijões! :wub:

ÍNDICE DE DÚVIDAS (Clique no link para abrir a dúvida em uma nova janela)

Nº 01 - Material de limpeza

Nº 02 - Ferrugem (oxidação)

Nº 03 - Limpeza de Mouse

Nº 04 - Salitre (oxidação)

Nº 05 - Gabinete e Periféricos Amarelados

Nº 06 - Remoção de Poeira no Interior do Gabinete

Nº 07 - Tampa Lateral Aberta / Poeira

Nº 08 - Limpeza do Teclado

Nº 09 - Tabagismo x Micro

Nº 10 - Lavagem de Placas (CI)

Nº 11 - Periodicidade da Limpeza

Nº 12 - Clear CMOS

Nº 13 - Fios e Cabos com Presilhas (ventilação)

Nº 14 - Limpeza e Manutenção de Coolers e Fans

ÍNDICE DE DICAS (Clique no link para abrir a dica em uma nova janela)

Nº 01 - Manutenção Preventiva

Nº 02 - Limpeza de Contatos

Nº 03 - Material básico de limpeza Interna e Externa

Nº 04 - Clear CMOS

DICAS DO PROF. GABRIEL TORRES (Clique no link para abrir a dica em uma nova janela)

Limpando o Computador

Fazendo uma Faxina no Micro

Micro Não Liga?

Como Diminuir o Baruho Produzido pelo PC

Trocando a Bateria da Placa-Mãe 1

Trocando a Bateria da Placa-Mãe 2

Trocando a Bateria da Placa-Mãe 3

Mais dicas em https://www.clubedohardware.com.br/tipo/3

Índice em construção....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

DÚVIDA Nº 01

aí pessoal....

Estou pensando em dar uma limpeza geral no meu K6-II.

Quero limpar tudo, desmontar o pc literalmente, retirar a placa mãe do gabinete, desmontar tudo, limpar os contador, o gabinete na parte interna e externa, a fonte, processador, etc..

Bom, só estou com dúvida nos materiais que usar. Já comprei o Álcool Isopropílico e a pasta térmica para a nova aplicação. O que mais se pode usar? Pano pode ser qualquer um? Já ouvi dizer que alguns tecidos prejudicam os componentes eletrónicos, acho que é mentira, mas de qualquer forma, isso é verdade ou não?

Este álcool é totalmente seguro né? Meu maior medo é provocar algum curto fazendo isso, mas já tenho certa experiencia com a parte de hardware, mas é a primeira vez que vou usar este álcool, por isso a dúvida... Quem puder me ajudar eu fico agradecido desde já...

Valeu pessoal...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

RESP. DUV. Nº 01

Para referência adicional, consulte tópicos já existentes:

http://forum.clubedohardware.com.br/index....showtopic=77320 (Muito bom esse)

http://forum.clubedohardware.com.br/index....showtopic=93625

http://forum.clubedohardware.com.br/index....showtopic=78048

:**

Putz, os links estavam apontando pro Fórum antigo! Já consertei!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

RESP. DUV. Nº 02

Encontrei algumas mensagens sobre oxidação de componentes, e ainda mais agora que está pra chegar o verão achei interessante colocar este tópico.

Como há muitas pessoas que não veem a página do Clube do Hardware, resolvi pegar a resposta lá e postar aqui pra facilitar.

Moro no litoral, e frequentemente tenho observado o aparecimento de oxidação nas trilhas da placa mãe de alguns micros, principalmente aqueles que ficam em desuso por determinado período. Existe algum tipo de produto que posso utilizar nas placas para protejer contra a oxidação?

Em geral a limpeza pode ser feita com álcool isopropílico com uma escova de dentes velha. A proteção do lado da solda (lado "de baixo" da placa-mãe) pode ser feita com verniz protetor em spray. Antes a placa deve ser totalmente limpa em álcool isopropílico.

Tirei este trecho do site Clube do Hardware, assim o link para a matéria é este:

Manutenção - Clube do Hardware

Espero ter ajudado o pessoal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

DÚVIDA Nº 03

Olá lista,

Eu tenho um mouse da marca Troni 3 botões. Apesar de estar limpo (uso Veja multiuso limpo cada contato), quando eu jogo algum jogo de 1a pessoa como Quake ou CS o mouse sempre "escapa" (quando viro o mouse as vezes o ponteiro vira pouco ou não vira) uma vez ou outra quando viro para cima baixou esq ou direita e isso é a morte porque so posso confiar 50% o que é muito pouco. Se alguém puder me dar uma dica do que fazer pra que a esfera não dê esas "escapadinhas" e fique pelo menos 90% aderente aos contatos agradeco desde já.

um abraço,

:)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

RESP. DUV. Nº 03

Se o seu mouse está dando as tais "escapadinhas" como você diz, isso é sinal que a limpeza não está sendo feita da forma correta.

Jamais use na limpeza do mouse ou de outro componente eletrônicos, limpadores do tipo Multiuso, pois eles contêm água e sabão. Água claro que acarretará na oxidação dos componentes e o Sabão dificultará a aderência nos roletes do mouse. Use álcool Isopropílico.

2º Na cavidade onde a esfera de rolagem (bolinha), você vai encontrar 03 (três) roletes (pecinhas plásticas móveis em forma de cilindro ou roda), estas são os responsáveis pelos movimentos e direcionamento do ponteiro do mouse.

Normalmente a poeira do ambiente agarra nestes roletes e cria uma crosta irregular, causando as tais "escapadinhas".

O que fazer:

-Retire a esfera de rolagem (bolinha).

-Abra o mouse, localize os roletes.

-Com uma pinça ou uma chave de fenda pequena, raspe os roletes para remover a crosta de sujeira.

-Após remover toda crosta, reforce a limpeza com um pano de algodão umedecido em álcool isopropílico.

-Com um pincel espane a poeira que porventura esteja no interior do mouse.

-Feche o mouse tendo o cuidado de posicionar o fio e a CI na posição correta.

Observação! Procure não retirar os roletes do encaixe, pois normalmente são muito frágeis e podem vir a partir-se e você perderá o mouse por isso. Só retire se você tiver absoluta certeza do que está fazendo.

Após a limpeza do mouse, cheque a velocidade do ponteiro. Vá em:

Iniciar > configurações > painel de controle > mouse > movimento

Ajuste a velocidade e aceleração de acordo com as suas necessidades.

Mil Beijões! :wub:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

DICAS!

DETECÇÃO DE PROBLEMAS E MANUTENÇÃO PREVENTIVA

Roteiro:

1 – Inspeção externa do micro: Verificar se todos os cabos estão conectados em seus devidos locais, se os periféricos estão devidamente conectados, se a chave 110V – 220V está em posição correta e se o estabilizador de tensão está conectado de acordo.

2 – Inspeção interna do micro: Verificar se a instalação física e configuração do fax modem, placa de som, CD-ROM e dos demais periféricos “extras” (impressora, etc.) estão feitas corretamente. Erro mais comuns encontrados neste passo:

• Unidade de CD-ROM IDE instalada como slave do disco rígido ou na porta IDE da placa de som: Instale a unidade de CD-ROM IDE (bem como gravadores de CD) como “master” na porta IDE secundária (IDE 2) da placa-mãe.

• Disco rígido ou unidade de CD-ROM conectada no meio do cabo IDE, fazendo com que haja uma “ponta” solta de cabo. Caso isso ocorra, essa “ponta” funcionará como uma antena, diminuindo a taxa de transferência do disco.

• Se o micro tiver dois discos rígidos, preferencialmente instale um na porta IDE primária e o outro na porta IDE secundária, a fim de aumentar o desempenho do micro. Caso exista uma unidade de CD-ROM, o disco rígido da porta IDE secundária deverá ser instalado como master e o CD-ROM, como slave.

• Conjunto de dissipador de calor solto do processador, especialmente se este utiliza um mecanismo de retenção por pressão.

3 – Edição do Setup: Ligue o micro e edite o seu Setup, conferindo, com o auxílio do capítulo de Setup. Erros mais comuns encontrados neste passo:

• Dispositivos IDE instalados fisicamente sem a detecção no Setup.

• Opções de aumento de desempenho desabilitadas no Setup (como Cache L1 e L2, System Bios Cacheable e Vídeo Bios Cacheable).

• Processador mau configurado. (Obs.: Placas PC-66 não possuem o item CPU PnP Setup no Setup, pois a configuração do processador é via jumper)

4 – Dê boot no micro e instale e execute um bom anti-vírus, o mais atualizado possível.

• Encontrando-se vírus, alerte o usuário sobre tal descoberta, desinfetando também os disquetes que o usuário possui.

5 – Localize a pasta TEMP do diretório Windows e apague todos os arquivos temporários desta pasta ou se preferir edite o arquivo AUTOEXEC.BAT e acrescente as seguintes linhas:

Set temp=c:\windows\temp, Deltree /y c:\windows\temp

Md c:\windows\temp

Explicação: Para editar o arquivo AUTOEXEC.BAT vá até o Prompt do MS-DOS e no prompt - C:|WINDOWS> - digite:

CD.. <enter>

EDIT (espaço) AUTOEXEC.BAT <enter>

Acrescente agora as linhas do item 5.

Para sair do EDIT salvando as modificações feitas, tecle as seguintes teclas uma de cada vez - ALT - A - R - <enter>.

Com estas linhas acrescentadas no AUTOEXEC automaticamente toda vez que o usuário ligar o computador a pasta TEMP do Windows será deletada e criada novamente.

6 – Verifique no Gerenciador de Dispositivos (ícone Sistema do Painel de Controle):

• Se há drivers instalados incorretamente (com ponto de exclamação amarelo ou um X vermelho) e/ou dispositivos com drivers não instalados (Outros Dispositivos). Corrija estes problemas, obtendo os drivers dos dispositivos.

7 – Verifique se o sistema está configurado para Desempenho otimizado, clicando no ícone Sistema do Painel de Controle e selecionando a guia Desempenho. Configure o Menu Disco Rígido a opção “Função deste computador” para Servidor de Rede.

8 – Verifique se a placa de Vídeo está configurada no Painel de Controle item Vídeo Menu Configurações.

9 – Caso o usuário esteja utilizando o Windows 98 e ao desligar o Micro não é exibida a tela, “Seu computador já pode ser desligado corretamente” corrija este problema instalando o arquivo “239887up.exe” que está no CD de manutenção ou que está disponível para download no site do Gabriel Torres (www.clubedohardware.com.br).

10 – Teste todos os periféricos (SOM e FAX-MODEM).

11 – Utilize o SCANDISK para procurar por problemas no disco rígido.

12 – Utilize o Desfragmentador de discos para desfragmentar o disco rígido.

13 – Organize os atalhos da área de trabalho.

14 – Organize os itens do menu Iniciar.

MANUTENÇÃO CORRETIVA

O grande macete da manutenção corretiva é executar o roteiro de manutenção preventiva, antes de mais nada! Grande parte dos problemas apresentados pelo micro pode ser resolvida executando-se o roteiro apresentado.

Entretanto, caso o problema do micro persista mesmo após a execução do roteiro de manutenção preventiva, então você deverá adotar o procedimento de manutenção corretiva.

Para executar a manutenção corretiva, além de ferramentas, você precisará de um micro funcionando para testar componentes. A manutenção corretiva hoje em dia é feita basicamente na base da substituição de peças. Em um primeiro instante, o ideal é usar o micro que está funcionando para testar peças “suspeitas” e não o contrário, isto é, utilizar peças boas no micro com defeito.

Nem sempre defeitos são ocasionados por uma só fonte; por exemplo, um micro que não liga pode ter uma placa de vídeo e ou módulo de memória defeituosos; se você colocar uma placa de vídeo boa no micro com defeito, este continuará não ligando, o que poderá fazer você ter a falsa conclusão de que o problema não era da placa de vídeo (afinal, o micro continuou não ligando após sua substituição). Por isso, a recomendação de testas as peças do micro com defeito no micro bom.

Aliás, esse procedimento tornará a manutenção mais rápida (é muito mais rápida testar peças suspeitas uma-a-uma em um micro bom do que ficar tentando colocar um micro defeituoso para funcionar tentando instalar nele peças boas).

Obviamente, no caso do atendimento a domicílio de clientes, na maioria das vezes não há como levar um micro bom; mesmo quando é possível, não recomendamos esse procedimento. A manutenção corretiva deve ser feita em um local apropriado, pois, além de peças à vontade, temos também a liberdade de trabalho que não teríamos em frente a um cliente. Por exemplo, sair trocando peças de um micro bom com um com defeito na frente do cliente muitas vezes fará com que ele pense que você está “chutando” qual é o defeito, diminuindo sua imagem profissional.

MANUTENÇÃO CORRETIVA

É muito comum ocorrerem problemas de mau contato; estes ocorrem mais quando o microcomputador está próximo da praia, por causa da maresia, ou em locais muitos quentes, por causa da dilatação dos corpos metálicos.

Para resolver problemas de mau contato, você deverá utilizar:

• Borracha branca macia para limpeza dos contatos de borda das placas e dos módulos de memória (obviamente tal tarefa deverá ser executada em local afastado do microcomputador).

• Escova de dentes velhas embebida em álcool isopropílico, que poderá ser passada em slots, no soquete do processador, nos soquetes dos módulos de memória e em conectores em geral.

MICRO NÃO LIGA

Retire todas as placas “extras” do micro, bem como todos os flats cables e conectores, deixando-o somente com:

1 – Fonte de alimentação.

2 – Placa-mãe com processador e ventoinha.

3 – Memória (mínimo banco 0 completo).

4 – Placa de vídeo.

5 – Monitor de vídeo.

Essa é a lista mínima de componentes que um micro deve ter para poder ligar. Se o micro não tiver um dos componentes que um micro deve ter para poder ligar. Se o micro não tiver um dos componentes da lista, não ligará.

Confira se há tensão na saída da fonte de alimentação. Basta observar o display e o LED power no painel frontal do gabinete, de modo a verificar se os mesmos estão acesos e se a ventoinha existente na fonte de alimentação está girando. Caso não estejam ligados, a fonte pode estar queimada. Teste-a por substituição.

Não se esqueça de que em placas-mãe e fonte ATX o micro é ligado através da chave Standby do painel frontal do gabinete. Verifique se essa chave está corretamente ligada à placa-mãe.

Reduza o seu microcomputador a somente esses itens, desconectando também todos os flats cables que normalmente são conectados à placa-mãe. Ligue o micro. Se o mesmo passar a funcionar, o problema está localizado em alguma peça que foi retirada. Recoloque peça por peça, até descobrir qual delas estava ocasionando o micro não funcionar. Nesse caso, tal peça deverá ser descartada. Se, ao remontar o micro, este voltar a funcionar sem ter sido necessário trocar nenhum peça, tratava-se de um problema de mau contato.

Se, por outro lado, o microcomputador não liga, porém apresenta uma série de “bips” no alto-falante, isso poderá significar:

• 2 bips curtos e 8 bips longos: Problemas com a placa de vídeo. Nesse caso, experimente desencaixar a placa de vídeo e encaixa-la novamente (eliminando dúvidas a respeito de mau contato). Teste a placa de vídeo por substituição.

• Série de “bips” longos: Problemas relacionados à memória.

Caso o microcomputador continue não ligando, a maneira mais rápida de descobrir o problema é testando a sua placa de vídeo, seus módulos de memória e seu processador em outro micro que esteja funcionando. Não se esqueça de que você deverá instalar os componentes um-a-um, ou seja, instale primeiro a placa de vídeo. Se estiver OK, passe para o próximo componente e assim sucessivamente, até ter testado todas as peças do micro. Não se esquecendo que esse teste deve ser feito em outra máquina e não na máquina com problemas. Isto é, teste cada peça do micro com defeito em uma máquina que esteja boa, e não o contrário.

Caso as peças estejam OK e o micro continue não ligando, verifique se a placa-mãe configurada corretamente. Se ela estiver configurada corretamente, restam duas alternativas: ou o problema é da fonte de alimentação ou da placa-mãe. Teste por substituição.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

DÚVIDA nº 04

Olá pessoal, com certeza muitos de vocês já ouviram essa história: "Eu moro perto do mar e tenho perdido placas e fontes com freqüência por causa do salitre...", pois é justamente pela grande quantidade de pessoas se queixando desse problema (inclusive eu) que vou tentar através desse tópico, unir o maior número possível de técnicas contra oxidação, envernizamento e limpeza de hardware em geral.

Estou com duas placas mãe paradas devido à problemas com salitre, a última (ASUS A7V266-C) recebia salitre jogado pelo cooler direto na memória DDR mais próxima e na ponte norte. Também podia-se notar a mesma coisa entre o slot AGP e o primeiro slot PCI, pois minha placa de vídeo tem cooler.

Ainda não sei exatamente como, mais vou tentar com álcool isopropílico limpar as áreas mais agredidas e ver se a placa volta a funcionar.

Também gostaria de aprender a envernizar placas novas para reduzir e/ou retardar a oxidação, até agora a única coisa que sei é que devo ter muito cuidado para não envernizar os slots nem os jumpers, evitando assim fechar algum contato indesejado.

Há também a possibilidade do uso do silicone e de pinturas anti-ferrugem, quem souber alguma coisa à respeito disso, por favor descreva no tópico.

Já pensei em filtrar as entradas de ar com filtros velhos de ar-condicionados... podendo ser limpos diariamente... e utilizar silica-gel e/ou um aparelho chamado oxi-free (uso automobilístico) para reduzir a umidade do ar dentro do gabinete...

Pensei também em usar papel cartolina, para desviar o ar salitroso que sai dos coolers, de atingir diretamente as mémórias ou outras partes importantes !

Sem falar nos water coolers !!! :lol:

Como vocês podem ver, tenho pensado muito nesse assunto e gostaria de poder compartilhar experiências com todos. Por favor listem aqui seus problemas e/ou soluções.

Grato,

Henrique L M

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membro VIP

RESP. DUV. Nº 05

O amarelado da ação do tempo você pode retirar com pasta própria para limpeza de micros que faz a limpeza a seco evitando danificar o hardware.

Esta pasta você encontra na maioria das lojas de informática e até em alguns bazares em diversas marcas e tamanhos.

E a forma de aplicação você encontra na própria embalagem do produto.

Mil Beijões! :wub:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

RESP. DUV. Nº 06

Caro amigo ...

Pra retirar o exesso de poeira, você pode utilizar um Pincel.

já pra limpar os contatos das memorias e das placas PCI/ISA, você utiliza uma borracha branca ESCOLAR.

Pra finalizar , você pode utilizar um Spay "LIMPA CONTATOS" para passar na placa-mãe, e nas outras placas de expansão(MODEM,VIDEO ETC)

Aproveitando a limpeza ... dá uma verificada na pasta termica do processador pra ver se tá boa ainda :)

Espero ter ajudado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

DÚVIDA nº 07

Olá galera, deixo o meu pc na minha casa sem a tampa lateral, quais os riscos que corro por deixar ele assim, e qual são os produtos de limpeza, que posso passar nas placas para retirar a poeira deles?

Valeu :bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

RESP. DUV. Nº 07

Olá,

Quanto à usar sem a tampa lateral, eu faço isso em casa e também no trabalho, inclusive com um ventilador apontado pra dentro do gabinete nos dias mais quentes, pra ajudar circulação do ar.

Poeira e sujeira, vai entrar de qualquer forma, seja com a tampa ou sem ela. O importante é não manter nem consumir nada líquido por perto (água, refrigerante, etc...) e manter crianças e animais de estimação longe do micro. Aliás, isso vale independente de o gabinete estar com ou sem tampa.

B)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

COMENTÁRIO

Postado Originalmente por Clemente Silva@18 mar 2004, 15:57

Olá,

Quanto à usar sem a tampa lateral, eu faço isso em casa e também no trabalho, inclusive com um ventilador apontado pra dentro do gabinete nos dias mais quentes, pra ajudar circulação do ar.

Poeira e sujeira, vai entrar de qualquer forma, seja com a tampa ou sem ela. O importante é não manter nem consumir nada líquido por perto (água, refrigerante, etc...) e manter crianças e animais de estimação longe do micro. Aliás, isso vale independente de o gabinete estar com ou sem tampa.

B)

Concordo plenamente, meu micro vive aberto a só tomar os devidos cuidados que nada dá errado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

DICAS!

Postado Originalmente por shaka[z

in,09 mar 2004, 22:35] poxa cara você ajudou muito !! valeu amigo ! ^_^

mais deixa eu ver se eu entendi !...onde eu passo esse sprey limpa contatos !? eu passo em toda placa-mãe ??? e a boracha !? onde eu posso passar e onde n posso ?

Esse lance da borracha é complicado.

No geral eu desaconselho remover as memóricas se elas estão funcionando bem.

Se você identificou um mal contato nelas, use uma borracha mole branca... passando no sentido dos trilhos.. de dentro do módulo para fora.

A ideia de passar a borra é boa para tirar a oxidação, mas pode ser ruim se você aplicar com muita força, pois o pouco ouro que tem nestes filetes de memória podem ser removidos assim.

O Spray limpa mau contato, encontrado em lojas de produtos mecãnicos ou elétricos pode ser colocado nos encaixes. Só evite colocar muito, pois existe uma incompatibilidade deste produto com plásticos. Pode ressecar com o tempo.

É isso ai!

Abração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

DICAS!

1 - com uma escova de dentes você pode limpar os slots com um pouco de alcoo isopropilico.

2 - com borracha de pvc ( aquela da faber catell que tem uma capinha verde) você limpa os contato da memoria para retirar a oxidação e manter a camada de ouro.

3 use pinceis apenas com pelo de animal ( crina de cavalo) para tirar toda poeira.

.................pinceis comuns acumulam estatica e soltam fios nos slots..............

4 por fora use pasta a seco.

5 limpe o cooler com o pincel e lubrifique ele.

acho que é isso pessoal...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

RESP. DUV. Nº 08

Cara, pra você limpar certamente você ira precisar desmonta-los. você pode passar um pano úmido na placa de contato, e se possível passe um ar comprimido nele inteiro, pra tirar toda a poeira. Pra limpar entre as teclas o único jeito é passando um paninho antre elas... dá o maior trabalho! mas se fizer isso c/ ele desligado td bem.. =P

O ideal é usar um Nobreak p/ cada micro, ele estabiliza e mesmo se acabar a energia da tempo de você desligar a maquina. Se você ligar muitas tomadas num mesmo estabilizador pode ser q queime algum componente, igual aconteceu com o meu!

Espero q tenha ajudado! falowss

^_^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

caraca

estava vendo isso esse final de semana passado

minha irma olho bem o teclado pc dela e me pergunto como limpa, disse que sei la , não fazia ideia.

ela pego uns cotonets e limpo as frestas, fico muito bom mesmo , pena que gasto cotonete pra carambaaaa m,as que fico bom fico.

teh mais, falou!!!! :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!