Ir ao conteúdo

Termômetro físico nas Placas... existe?

Deniw

Posts recomendados

Postado

Olá, tive problemas com o meu vídeo que as vezes apagava por 1 ou 2 segundos, suspeitei da temperatura e baixei um programinha pra ver a temperatura como estava e me veio uma dúvida, há termômetros físicos numa placa mãe? Não confio nesses programas que medem temperatura, creio que não há lógica de medição somente por software sem um sensor físico no ambiente da CPU ou próximo aos componentes sujeitos a super aquecimento. Algué sabe disso?

• Membro VIP
Postado
Olá, tive problemas com o meu vídeo que as vezes apagava por 1 ou 2 segundos, suspeitei da temperatura e baixei um programinha pra ver a temperatura como estava e me veio uma dúvida, há termômetros físicos numa placa mãe? Não confio nesses programas que medem temperatura, creio que não há lógica de medição somente por software sem um sensor físico no ambiente da CPU ou próximo aos componentes sujeitos a super aquecimento. Algué sabe disso?

As placas tem sensores instalados nelas e são eles que enviam para a bios

os dados referentes a temperaturas, rotação dos fans e tensões.

adcarvalho

Postado
As placas tem sensores instalados nelas e são eles que enviam para a bios

os dados referentes a temperaturas, rotação dos fans e tensões.

adcarvalho

Corretíssimo. Apenas para complementar:

São minúsculos transistores (ou diodos) alocados em posições estratégicas que variam suas características elétricas de acordo com as variações de temperatura nos arredores.

Conforme essas propriedades variam, o software as converte para temperaturas. :)

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...