Ir ao conteúdo

Adaptador Molex: Trabalha em paralelo?

HRDW

Posts recomendados

Postado

Boa noite!

Estou pensando em colocar três ventoinhas no meu gabinete, todavia não tem ligações suficientes para as três. Então pensei em instalar um adaptador que vai funcionar como um "distribuidor" de energia para todas as três ventoinhas.

Segue foto do adaptador:

molex-3-pinos.jpg

(Link com informações adicionais sobre o produto)

É um produto simples: um adaptador molex 4 pinos (ligado na fonte) para ligar 3 fans MB - imagino que signifique mother board - (3 pinos). Então a ideia é conectar cada ventoinha em uma entrada de 3 pinos e ser feliz. :lol:

Todavia, tem um pequeno problema: Será que o adaptador vai trabalhar em paralelo? Ou seja, a energia vai ser dividida entre as ventoinhas? Pois caso falte energia às ventoinhas, elas não terão um trabalho eficiente e então o meu objetivo, que é alcançar uma refrigeração maior, não será alcançado.

Conto com a experiência de vocês! :)

Desde já, valeu!

Postado

Pelo que vi na foto esse adaptador server apenas para cooler com o mesmo plug dos de processador. Verifique se as ventoinhas que você tem possuem o plug desse mesmo tipo.

Quando se liga qualquer aparelho ou dispositivo em paralelo chega neles a mesma tensão [o que chamam erroneamente de tensão], mas cada um consome a corrente que for necessária, fazendo com que o cunsumo total seja a soma do consumo de corrente das três.

É muito improvável que as ventoinhas necessitem de uma corrente tão alta que uma das vias de alimentação da fonte não suporte alimentar as três ventoinhas, já que elas consomem muito pouca corrente.

Resumindo: se as ventoinhas que você tem, possuem o mesmo plug do adaptador não há motivo para que não funcione o que você quer fazer.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...