Ir ao conteúdo

Dúvida sobre funcionamento dos coolers

Cartola43

Posts recomendados

Postado

Galera, tenho um amd x4 965 aqui em ksa e uso um cooler master cm 690 com essa configuração:

1 x Ventoinha de 120 x 25mm na traseira

1 x Ventoinha de 120 x 25mm na base

1 x Ventoinha de 80 x 15mm na lateral direita

2 x Ventoinhas de 120 x 25mm no teto

1 x Ventoinha de 120 x 25mm no frontal (inclusa, com iluminação azul)

2 x Ventoinhas de 120 x 25mm na lateral esquerda

Aqui o pc fica quase fixo em 31 ºC fazendo nada ou quase nada. Minha dúvida vem agora: fui extrair uma arquivo n winrar e não sei porque o processador estava a 60% e quando fui ver sua temperatura no everest chegou a 50 ºC. Nem quando eu fui extrair gta4 rip full com prioridade alta ficou tão quente assim. Mas a questão é que ao invés dos RPM's dos coolers aumentarem, eles ficarão rodando a mesma velocidade que rodam quando o pc está ocioso. O que pode ser? Será que é alguma cofiguração errada? Outra pergunta? Esse processador esquenta muito?

Agradeço desde Já!!!

Postado

Se os fans estiverem ligados na fonte, sempre vão girar na rotação máxima (a menos que você tenha algum potenciometro instalado em seu gabinete)

Postado

Verifique a instalação do cooler do processador e da pasta térmica: deve estar bem fixo, rente, porém sem contato direto com o processador.

Verifique também se o sentido do fluxo de ar de suas fans estão corretos.

1 x Ventoinha de 120 x 25mm na traseira -------------------------------- exaustão

1 x Ventoinha de 120 x 25mm na base ----------------------------------- insuflação

1 x Ventoinha de 80 x 15mm na lateral direita ---------------------------- insuflação

2 x Ventoinhas de 120 x 25mm no teto ---------------------------------- exaustão

1 x Ventoinha de 120 x 25mm no frontal (inclusa, com iluminação azul) ---- insuflação

2 x Ventoinhas de 120 x 25mm na lateral esquerda ----------------------- geralmente insuflam ar, mas se sua placa de vídeo tiver apenas dissipador há a possibilidade de serem instalados como exaustores, a depender de outros fatores.

Quanto à velocidade de rotação, o Azarack está correto: "Se os fans estiverem ligados na fonte, sempre vão girar na rotação máxima".

Faça um teste no Prime95 para averiguar a temperatura de seu processador quando utilizado em 100% e veja a temperatura de sua placa mãe e VGA (estas duas podem esquentar todo o sistema e, consequentemente, o processador).

Abraço.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...