Ir ao conteúdo

Cabeamento telefônico: Qual tipo de cabo usar?

osmar.takashi

Posts recomendados

Postado

Pessoal, estou com um problema muito chato aqui em casa. Minha linha ficou muda durante algumas horas, liguei no suporte da OI e um técnico veio aqui em casa verificar e foi constatado problema na fiação interna de minha residência.

Fiz a verificação e vi que o fio que vem do poste até a entrada principal está muito velho e acho que precisarei trocá-lo.

O problema na linha é um ruído muito chato de fundo, como se tivesse uma interferência. Ao desfazer a emenda velha da entrada principal percebi que ao tocar em uma das pernas do fio o chiado volta. Creio estar havendo algum tipo de interferência ou algo do tipo.

Qual é o melhor tipo de fio para se instalar nesse caso? Qual o tamanho máximo de uma emenda telefônica?

• Membro VIP
Postado

Para o cabeamento externo, o indicado para telefonia são os cabos FE-100, como o deste link. Para cabeamento interno, o cabo indicado é o FI-60 como o deste outro link. Em cabos de telefone, o ideal é não haver emendas e sim pontos de uso: cada ponto é na verdade uma secção do cabo e com isto, emendas são totalmente dispensáveis. Complementando a instalação, lembre-se de usar os microfiltros de linha e procurar ter o mais próximo possível do poste o modem ADSL (pode ficar no primeiro ponto de telefone).

• 2 meses depois...
Postado

Amigos

Também estou com dúvidas de como instalar minha linha telefonica, na verdade eu preciso trocar a fiação antiga, que está com umidade e com isso dá interferência de sinal da internet.Hoje esta instalação possui emendas no forro da casa, que um fio torcido sai para o telefone (Sala) e outro fio torcido para o quarto (modem), como posso fazer estas duas ligações sem emendas ?

Desde já agradeço.

• 2 anos depois...
Postado

Opa, beleza ?

Estou com o mesmo problema, a internet cai, o telefone chia muito... é uma chatice! E vou aproveitar o tópico apesar de antigo para ver se podem me ajudar.

Veio um técnico particular aqui, e falou para comprar um cabo CPL 2 pares... alguém sabe que cabo é esse ? To buscando na net, e por mais que procure não acho absolutamente nada que dê informações do cabo, muito menos para comprar.

Postado
Opa, beleza ?

Estou com o mesmo problema, a internet cai, o telefone chia muito... é uma chatice! E vou aproveitar o tópico apesar de antigo para ver se podem me ajudar.

Veio um técnico particular aqui, e falou para comprar um cabo CPL 2 pares... alguém sabe que cabo é esse ? To buscando na net, e por mais que procure não acho absolutamente nada que dê informações do cabo, muito menos para comprar.

Cabo telefonico pode procurar o CCE ou CCI. Também pode usar cabo de rede local comum (cabo azul) é muito bom, fácil de achar e tem 4 pares. O CCI e o cabo de rede comum não podem ficar ao tempo (chuva). O CCE pode. Não faça emendas, evite extensões e troque a tomada se estiver com contatos oxidados.

Veja aqui: http://adrenaline.uol.com.br/forum/internet-redes/405219-como-melhorar-o-snr-e-que-materiais-usar-para-melhorar-redes-telefonicas-snr.html

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...