Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Blog: Ribeirão do Apagão.


rau

Posts recomendados

Achei por acaso esse blog na Internet e fiquei abismado como falta luz nessa cidade, Ribeirão Bonito, atentida pela CPFL. O criador do Blog, indignado com a situação, resolveu criar o Blog: Ribeirão do Apagão.

Abram o blog, vá até o rodapé do site, quando foi aberto o blog em 30/11/2009, e olhem todos os eventos elétricos ocorridos de lá até hoje, que foram colhidos através de relatos visuais do criador do blog, um técnico de informática, e pelo software do nobreak APC. Fiquei abismado com o numero de problemas! E eu achava que aqui era ruim - melhorou bastante de uns tempos pra cá - mas to esperando o período de chuvas novamente, já que aqui no DF tamos no período de seca.

Não só falta de energia, mas essa pessoa passa por problemas com sobretensão e ruídos elétricos de forma frequente. Em um dos relatos há sobretensão registrada de 138V.

Como achei intessante o blog dele, pra mostrar esse tipo de situação que não é nem um pouco incomum em diversos locais do Brasil, to postando aqui:

http://ribeiraodoapagao.wordpress.com/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não.

Situações de ruído são contabilizadas pelo nobreak após a energia passar pelo seu filtro de linha na entrada e o filtro dos nobreaks APC não são ruins.

No software Powerchute, que diga-se de passagem é bem simples, mas tem uma opção de selecionar a sensibilidade do nobreaks à esses ruídos. Há a sensibilidade baixa, média e alta. Não sei qual opção estava selecionada no nobreaks do cara, mas provavelmente a opção média, que vem por padrão. Só que eu já notei que algumas pequenas quedas com retorno muito rápido fica contabilizada como ruído ao invés de blecaute.

Sobretensão acontece, mas não é tão comum. Esse nobreak APC dele, como a maioria, acusa sobretensão em 140V, chegando nesse valor ele desliga a entrada elétrica e passa a operar exclusivamente da bateria, até a bateria se esgotar ou a situação voltar para patamarea aceitáveis. Geralmente ele só comuta devolta pra energia da tomada quando baixa uns 5V dos 140V, pra não ficar indo e voltando do modo bateria caso a tensão oscile de 140 pra 139 ou 138V, digamos.

Ainda sobre a sobretensão, ela pode ocorrer por vários problemas, como rompimento do condutor neutro, neutro apresentando resistência elevada, falha de regulação de transformadores, erros no dimensionamento da rede como transformadores com baixa carga e tap selecionado para uma condição de carga média/elevada, etc. Pode acontecer tb do neutro ser furtado, perdendo seu referencial com o center tap do transformador, mas se a malha de aterramento do neutro for relativamente boa, dependendo da carga entre fases, a tensão pode ficar em patamares precários, mas não críticos, uma Fase pode por exemplo ir pra 100V e outra pra 140V.

Desde o final dos períodos das chuvas aqui, o Powerchute contabilizou duas quedas breves, coisa de 1 a 2 minutos, e 1 ruído elétrico que foi uma queda muito rapida. Com o novo nobreak ainda não registrou nada.

O software powerchute tb não é exato nessa questão da contabilização do tempo, as vezes dá uns bugs estranhos, contabilizando tempos totalmente irreais. As vezes ele tb não contabiliza quedas rapidas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Assista o vídeo lá no Blog, na hora da reportagem do EPTV a energia acabou em outro estabelecimento. O cara dono do blog está no final da reportagem, ele é dono de uma loja de informática.

Os problemas de quedas são relatados em regiões próximas tb:

http://ribeiraodoapagao.wordpress.com/2010/01/20/apagao-em-ribeirao-e-dourado-e-noticia-da-eptv/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!