Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Acelerômetro


caroline cabral

Posts recomendados

Ola a todos dese incrivel forum gostaria de fazer um progeto (com ajuda de vocês é claro sozinha acho meio difícil rsrsrs) simples com um acelerometro e um pic 16f628a gostaria de usar um motor de passo exemplo: se deitar o acelerometro o motor roda pra frente se deita ele para tras motor roda para traz usando apenas dois eixos mas poderia ser um acelerometro com os tres eixos para posteriormente se aplicado

desde ja agradeço a todos pelo carinho que tem en suas respostas

eu sempre que posso digo tenho orgulho de penrtenser a este forum :wacko:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite..

Deixa eu ver se entendi, o acelerometro nesse caso é para fins didáticos ou tudo o que você precisa é de um sensor pra saber se a peça esta virada pra cima ou pra baixo?

Se for o caso eu sugiro uma aplicação mais simples barata e confiável, que seria o uso de uma pequena esfera de metal que fica caindo de um lado pra outro de um cilindro, e dependendo da orientação do cilindro, a esfera fecha contato em um lado diferente.

Enfim, se for só com acelerometro mesmo, então minha ajuda termina aqui..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ola obrigada por ter respondido gabriela_goes rsrs mas gostaria de usar um acelerometro mesmo pois alen de ser didatico é uma forma de aprender .

Caroline,

Diz uma coisa prá gente começar : voce já definiu qual vai ser o hardware do acelerômetro ????

E se ele estiver parado, sem nenhum movimento nem para cima, baixo ou lados, como voce vai solucionar ?

A partir daí posso te ajudar !

Paulo

ainda não defini nem o hardware nem o acelerometro se poder me ajudar con o hardware e com o acelerometro ja é um otimo começo para min .

bom quando estiver parado gostaria que o motor de passo estivese parado tambem

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

obrigada felipe

precizo de todas as informaçoes posivel . andei andei pesquizando arespeito de acelerometro e vi que parese ter mas progetos ou é mas comentado esse mma2201d isso facilita ou ele é mas simples mesmo ?bom seja o que for rsrs preciso da orientação de vocês

obrigada obrigada obrigada

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente a dica do Felipe é muito boa. O MMA7260 é o mais carne de vaca e mais fácil de encontrar. Eu aconselho você fortemente a comprar uma placa com eles soldados e com seus terminais ligados a barras de pinos pois grande maioria dos acelerometros vem em encapsulamentos QFN, que não são simples de serem soldados. Alguns exemplos de onde você poderia encontra-lo.

Mercado Livre: Se voce tiver problema de tempo acredito ser a melhor opção apesar de ser a mais cara. Os modulos encontrados nesses links são de pessoas que provavelmente compraram no ebay para revender no Brasil.

LINK1

LINK2

Spark Fun: Acho que seria a pior opção a nao ser que você queira comprar mais coisa pois o frete é relativamente caro. Mas eles vendem umas coisas beeem legais. A placa é a mais simples de todas não tendo nenhum componente passivo incluido.

LINK1

ebay: Se você tiver tempo não vai achar lugar mais barato. O problema é que essas opções que voce nao paga frete demora ate um pouco mais de um mes para chegar.. mas chega.

LINK1

Uma dica de como voce pode fazer. Como acelerometro o melhor seria voce criar tres faixas de valores onde se ele esta em uma posição central com ele fica parado, acelerando para baixo (a partir de um valor) ou inclinado para baixo a partir de um certo valor ele roda para um lado e o acelerando para cima (a partir de um certo valor) ou inclinado para cima (a partir de um cert valor) ele roda para o outro. Esses limites de valores pada ele rodar para baixo ou para cima eu sugiro fazer uma estimativa previa e depois um ajuste empirico. Quando eu falei da inclinação é por que acelerometros são muito bons para medir a inclinação quando estão estaticos, devido à gravidade.

Acho que é isso. Qualquer coisa é so perguntar. Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

brigadinho Sink00 gostaria de um exemplo do hardware acoplado ao pic se alguem tiver seria otmo e uma duvida a vocês o pic 16f628a não tem entrada analogica isso daria problema na hora do soft ?

obrigado por esta me ajudando você Sink00 a você felipe e todos que estão respondendo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom nunca mexi muito com o MMA, porém vamos aos problemas:

- Ele não tem uma interface de comunicação (SPI,I2C, etc) ou seja ele te fornece na saida um sinal analógico direto para leitura.

- O 628A não tem conversor A/D, apenas comparadores de tensão.

Para contornar o problema do A/D a microchip tem um application note que ensina a fazer um conversor sigma-delta que te da uma resolução de ate 16bits, usando os comparadores internos, e funciona muito bem consegui fazer um voltimetro com uma precisao legal aqui:

http://ww1.microchip.com/downloads/en/AppNotes/00700a.pdf

O unico inconveniente é que so da pra fazer se você vai amostrar em baixas velocidades, se precisar de varias leituras em um curto periodo o sigma - delta nao vai responder. Sendo necessario o uso de um PIC com ADC, sem contar que você precisaria multiplexar os canais para sair lendo os tres eixos (isso resolvemmos fácil basta usar um 4051).

Ainda ha outra solução, você pode usar por exemplo um ADC entre o PIC e o acelerometro, o ADC0808 é um classico, você acha em qqr eletronica de esquina, é super barato e oferece uma velocidade de conversão razoavel, veja o datasheet:

http://pdf1.alldatasheet.com/datasheet-pdf/view/226806/NSC/ADC0808.html

Veja se ajuda e qqr coisa pergunte ok!

Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

acredito que resolve brigadinho felipe

vou dar mas uma pesquizada talvez acho um progetinho ja meio caminho andado com pic conequitado direto ao MMA tem um pic 16f acho que é 16f676 não sei quantas entradas analogica ele tem mas vou dar uma pesquizada e retorno mas desde ja obrigado por ter respondido

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

brigadinho felip acho que esse MMA7260 é a melhor opção e pare ser o melhor mesmo quanto ao pic ainda estou pesquizando estou um pouco dezanimada para montar pois estou um pouco preucupada com a montagem desse soft queria achar algo proximo do que estou tentando fazer para sofrer so algumas modificações mas tenho fé que vou conseguir com ajuda é claro

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Carol,

O unico jeito de saber se funciona e dando a cara a bater, comece a fazer o soft, e no que tiver duvidas va postando aqui no forum seu codigo fonte e o projeto atual, assim todos os membros poderão ajuda-la.

Veja o que você quer fazer não é difícil, basta ler o sinal do acelerometro e ver qual o eixo que esta inclinado, e de acordo com o valor você gira o motor para um sentido ou outro, para fazer a inversao do motor de uma pesquisada em ponte - H vai achar muita coisa interessante.

Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

podi ser mas acho que se for com motor de passo da pra aumentar a velocidade de acordo com a leitura do acelerometro o trem de pulso aumenta a velocidade se for ponte h acho que so tenho a opção de girar para um lado e para o outro

exemplo ( se o acelerometro inclinar 10º pwm vamos supor que esta em 25% se ele enclinar 30 ele aumenta o pwm quando ele estiver nivelado o pwm para parando o motor quando for para outro lado a mesma coiza so o trem de pulso inverteria a pozisão acho que é isso) desde ja agredeço e vou começar a penssar no codigo gostaria de um inicio se alguem tiver ideia ou um exeplo agradeço desde ja

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

gente preciso da ajuda de vocês nao sei se fiz besteira eu comprei esse MMA2201D

o preço estava bem atrativo apenas $20 em relaçao aos outros gostaria de saber sobre o data sheet eu baxei. e la esta ( logic input ) seria entrada de clok?

( status ) seria aposiçao?

(output signal) tensão tenho que ler no ad do pic ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...