Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Entre para seguir isso  
El Camaleon

codeblocks não carrega terminal durante a compilação

Recommended Posts

Salve galera ... estou com um problema para visualizar a execução do programa, exemplo, Hello world.

# include <stdio.h>

int main()

{

printf("Hello World");

return(0);

}

O meu problema ao menos nessa situação, não é o código, pois o codeblocks não acusa erros nem nada do tipo, tentei tb com outros programinhas de laços/vetores/strings que tenho e tb não tive problemas quanto a erros, o meu problema esta sendo visualizar a execução no terminal.

Vamos ao que eu já fiz, (pois talvez falte algo a ser feito), tenho como S.O. o Debian lenny, ok, então segui os paços de instalação do codelbocks

* Criei uma pasta lá na /tmp

* Baixei http://ufpr.dl.sourceforge.net/sourcefo ... 386.tar.gz

* Descompactei: tar -vzxf codeblocks-8.02debian-i386.tar.gz

* Entrei na pasta em modo root: sudo dpkg -i *.deb

* Depois adicionei no /etc/apt/sources.list : deb http://apt.wxwidgets.org/ etch-wx main

* depois: wget -q http://apt.wxwidgets.org/key.asc -O- | apt-key add -

sudo apt-get update

sudo apt-get install -f

Anteriomente instalei o build-essential, atualizei o gcc, e baixei aquelas bibliotecas que ele acusa ter dependencias caso você apenas digite apt-get install codeblocks.

Bom o codeblocks instalou, depois fui em settings/compiler and debugger na guia compiler flags habilitei as opções:

In C mode support All Iso C90 programs.

enable all compiler warnings

enable warnings demanded by stric Iso C and Iso C++

optimize even more ...

(e antes que eu me esqueça ele reconheceu sim o gcc como compilador)

Como leigo que sou, achei que deveria estar tudo certo, mas quando compilo algo ele simplesmente não carraga o terminal durante a execução.

Não sei o que esta faltando... já procurei aqui no forun e até passei algumas horas googlando mas sem sucesso.

Desde já agradeço a ajuda de todos...

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Hum..não sei o que pode ser.

Chuto e te falo para rodar o codeblocks como root e fazer uma checagem no programa que executa seus scripts no terminal (normalmente xterm),qualquer coisa também tentar muda-lo.

Att. regreth

Compartilhar este post

Link para o post

Então, a sua ideia me parece boa.. mas tem um pequeno problema, eu não tenho tanto domínio do debian assim, na verdade ela ta no meu pc a uma semana mais ou menos, (antes eu usava o ubuntu) mas voltando ao suposto problema. Não há como logar no ambiente gráfico em modo root, então como fazer isso em modo texto? Eu posso simplesmente deixa-lo aberto já com o código isso em modo gráfico no Desktop e depois ir em modo root abrir a pasta Desktop encontrar o codeblocks e mandar executar? O complicado é que eu não tenho tanta habilidade no mundo linux, to mexendo com os gnu a uns 2 meses.(Ainda assim tentarei fazer o que te disse e ver se dar certo, eu to com o Guia Foca, darei uma olhada nele pois não me recordo agora de algum comando para fazer isso, na verdade seria algo que funcionasse como o f9 do codeblocks.. bom de qualquer forma eu vou tentar e te falo o que aconteceu)

Cara se você poder me indicar mais ou menos os passos que devo fazer fico grato, e tento sim proceder como disse.

Mais uma vez obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post

Abre o terminal e digita:

xterm -e "echo 'teste';sleep 5"

Se aparecer command not found,roda:

sudo apt-get install xterm

E tenta novamente.Se mesmo assim não der,abre o codeblocks com:

sudo codeblocks

E troca em settings/enviroment o comando do terminal atual por:

xterm -T $TITLE -e

Ai tenta rodar de novo,se não der reporta aqui.

Att. regreth

Compartilhar este post

Link para o post

Pow Regreth funcionou cara \o/ ... tanto o (xterm -e "echo 'teste';sleep 5") apesar de eu não entender o porque de dar esse comando, e sim ele não estava instalado daí instalei aqui e depois rodei funcionou de boa ... depois em modo texto entrei no codeblocks e o meu "Hello World" funcionou.

Tudo dependia do xterm era isso? faz assim vou rebootar o pc depois tento apenas pelo ambiente gráfico e já posto aqui o que que deu... beleza abraço cara valeu hein...

Compartilhar este post

Link para o post

Cara sucesso ... era o xtern mesmo que não tava instalado aqui no meu pc, e mesmo não sendo root agora ele compila normalmente \o/ .. muito fera ... que legal rsrsrs.

Seguinte se você quiser fazer algum comentário, sinta-se a vontade afinal o mérito é todo seu. Agora só vou ter dor de cabeça com os códigos mesmo rsrs... estou no dual boot e estava usando o xp apenas pra programar, agora posso abandonar o xp de vez e se tudo der certo ser um usuário LIVRE..valeu cara valeu mesmo

Editado por El Camaleon

Compartilhar este post

Link para o post

Opa,de nada. : DD

Alias,dependia sim do xterm apesar de que outros terminais poderiam ser usados (desde que a configuração do codeblocks fosse mudada).

A,e aquele comando ali era só pra testar o xterm mesmo...

Att. regreth

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora
Entre para seguir isso  

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais