Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tabela para cálculo de valor pago por anúncio


RodMen

Posts recomendados

E ai galera, tudo bem? Preciso de uma ajuda.

Estou montando uma planilha de custos de comercialização e preciso criar um meio de calcular o preço a pagar por um anúncio de cada produto.

A questão é que existem 4 tipos de anúncio (digamos que seja A,B,C,D) e para cada anúncio existem 3 subclassificações conforme o preço (até R$ X, entre R$ X e R$ Y, e maior que R$ Y). O valor a pagar pelo anúncio depende do tipo de anúncio (se é A,B,C ou D) e do valor do produto (se menor que R$ X, se maior que R$ Y, ou se está entre R$ X e R$ Y).

Vou tentar dar um exemplo:

- Tenho uma lista de 10 produtos e determino um valor de venda p/ cada um.

- Então eu seleciono a forma de anúncio (A,B,C ou D).

- Cada anúncio tem 3 formas de tarifa que será um percentual do preço do produto. Exemplo:

-- Anúncio A:

* Se produto for até R$ 99,99 - tarifa = 15%

* Se produto for entre R$ 100,00 e R$ 499,99 - tarifa = 10%

* Se produto for R$ 500,00 ou maior - tarifa = 5%

-- Anúncio B:

* Se produto for até R$ 99,99 - tarifa = 10%

* Se produto for entre R$ 100,00 e R$ 499,99 - tarifa = 5%

* Se produto for R$ 500,00 ou maior - tarifa = 3%

-- E assim por diante até o anúncio D.........

- A planilha faria a relação entre o tipo de anúncio, e conforme o valor do produto, escolheria uma das três tarifas possíveis de cada anúncio.

- Se eu mudar o tipo de anúncio, mudar o preço do produto, ou mudar os valores das tarifas, a planilha se corrige automaticamente.

Putz....é meio difícil de explicar mas é isso ai! Será que dá pra entender ai?

Desde já agradeço quem puder ajudar!

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro Rodmen, Bom Dia.

A explicação está boa mas ainda estou com algumas dúvidas.

1) A tarifa é fixa para cada faixa de preço ou você pode mudar se quiser sem ter vínculo com o preço ?

.....Ex.: Tipo: A Valor: 50,00 Tarifa: 15% (isto conforme a sua tabela)

.....Neste caso você poderia escolher mudar a tarifa para 10%, (já que para este tipo existem as tarifas de 15%, 10% e 5%) ?

2) Neste caso ainda do Tipo: A

.....2.1) Só pode ser uma das três tarifas, 15% ou 10% ou 5% ?

.....2.2) OU você pode querer usar 8,5% em um caso especial?

É importante esclarecer os vínculos e as informações que serão fixas.

Somente assim é possível montar as matrizes de cálculo.

Claro, que depois de pronto você pode decidir mudar o valor de 15% para 17,5%, bastando para isto alterar a célula.

Mas ai então as fórmulas já estarão indexadas corretamente.

Aguardo resposta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Buenas Amigo Mazzaropi...Tudo Bem? Então vamo lá !

O preço de venda, as tarifas e as faixas de preço deveriam poder ser alteradas. A ideia era fazer uma tabela de tarifas oculta ou numa outra guia de modo que eu possa alterar as condições de anúncio a vontade. Já os tipos de anúncios serão sempre os 4 do exemplo (A,B,C ou D). Deste modo, quando eu selecionar um destes tipos (A,B,C ou D) a fórmula buscaria as condições direto nesta tabela de tarifas, trazendo dela qualquer valor que eu digitar lá, seja valor variável (15%, 8,5%), ou valor fixo (ex.:R$ 50,00).

A formula deveria buscar essa informação nessa tabela de tarifas e efetuar o cálculo do valor da tarifa conforme o preço de venda do produto.

Eu to me batendo aqui com essa quantidade de variáveis, não to conseguindo encontrar nenhuma fórmula que se aplique e nenhuma ideia de como automatizar isso.

Eu até tenho uma planilha que eu tava fazendo um esboço aqui mas não tô me lembrando com anexar. Acho que eu tenho que hospedar em algum lugar e colocar o link aqui né? Mas não me lembro como fazer isso...vou ver se consigo aqui.

Valeu pelo contato!

Grande Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro RodMen, Bom Dia.

Com esta 2ª explicação, aí que eu fiquei mais embaralhado ainda nestes detalhes. :wacko::unsure::wacko:

Lembre-se: Você domina o assunto, e quem está tentando ajudar não consegue perceber o monte de detalhes operacionais que você faz e por acaso esquece de falar.

Antes de pensarmos em planilha, computador, automatizar, vamos partir dos conceitos.

Geralmente é nesta fase que se resolvem todas as questões.

Automatizar depois em, sistema, planilha ou outra ferramenta qualquer, fica simples.

Por agora vamos nos concentrar no quesito: O QUÊ FAZER.

Mais tarde com todos os conceitos firmados então vamos partir para o COMO FAZER. Tudo bem?

Responda as perguntas abaixo uma por uma, por favor:

1) Qual a "Conta" que você faz para calcular o preço final do anúncio?

.......Ex.: ISTO x AQUILO + OUTRO - ESTE

.......Dê um exemplo prático para ilustar melhor a conta.

2) A "tarifa" é algo que aumenta ou diminue o preço do anúncio?

3) A tarifa é vinculada à alguma informação ou é decisão sua.

......Você decide quanto e quando cobrar?

4) Pode decidir não cobrar?

5) Existe neste cálculo alguma decisão que você possa tomar que não possa ser prevista, nem planejada antecipadamente?

Rodmen, não se preocupe, a sua dúvida vai ser resolvida.

Aparentemente não é complexo este tipo de cálculo.

Basta que se estabeleçam as condições operacionais necessárias.

Somente isto.

Estou realmente querendo lhe ajudar.

Vamos ser objetivos.

Se ainda precisar de ajuda, aguardo resposta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa Noite Mazzaropi !

Pois é, a linguagem escrita tem disso, quem escreve acha que tá claro mas para quem vê de fora fica confuso. Por isso eu vou colocar um link com um exemplo: http://www.4shared.com/document/LmbjUisg/Clculo_Tarifa.html

Funcionaria assim:

- Eu seria o vendedor dos produtos e preciso colocá-los a venda.

- Uma empresa qualquer possui esse sistema de cobrança conforme tabela de tarifas.

- No cabeçalho, tem uma coluna com a lista de produtos, o tipo de anúncio, o preço do produto e por fim o valor que será pago para anunciar o produto (tarifa de anúncio).

Somente o valor pago para anunciar (tarifa de anúncio) será um cálculo. O resto eu preciso preencher.

Para exemplificar melhor:

- Na planilha tem o "Produto Y" que vou vender por R$ 500,00 e vou anunciar na modalidade "B".

- Na coluna "Tarifa de Anúncio" correspondente deveria aparecer R$ 30,00 pois este é o valor cobrado para anunciar produtos de valor até R$ 999,99 na modadlidade "B".

- Agora digamos que eu queira mudar a modalidade de anúncio deste mesmo Produto Y passando da modalidade "B" para a modalidade "D". O valor de tarifa a pagar deixa de ser R$ 30,00 e passa a ser R$ 0,00 (zero) pois na modadlidade "D" o anúncio é Grátis.

Por enquanto não te respondi as perguntas porque acho que com essa planilha vai ficar mais fácil você visualizar. Caso não, volto e te respondo. Ok!

Amigo, seja lá qual for o resultado, valeu pela sua força !

Grande Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro RodMen, Boa Noite.

Com o seu exemplo em anexo deu para entender o que você precisava.

Deu um pouco de trabalho mas fiz uma planilha de exemplo para você.

Ela está aquí: 03-08-2010--Calculo-Preco-Anuncio-Jornal-Mazzaropi.xls

________________________________________________________________

Explicações do Desenvolvimento da Solução:

Montagem da Tabela:

A única modificação que eu fiz, foi separar dados financeros dos dados de percentual que estavam na mesma coluna.

Agora, percentual fica em uma coluna e valor financeiro fica em outra.

Visualmente ficou até melhor de ver a tabela.

A ideia do cálculo é:

1) Pegar o Tipo de Anúncio e localizá-lo na tabela de tarifas.

....1.1) Contar quantas linhas com faixas de preços existem para este tipo.

....1.2) Localizar em que linha iniciam as faixas de preços para este tipo.

2) Pegar o Preço do Produto e localizá-lo na tabela de tarifas dentro dos parâmetros do ítem 1).

3) Com estes dados obtidos é só localizar o preço do anúncio a ser pago ou fazer a conta de Preço Produto x Tarifa e PRONTO!

Apesar de parecer um pouco simples, houve a necessidade de indexar todos os dados para você poder fazer como falou:

alterar as tarifas, preços, quantidade de faixas quando precisar.

Afinal, podem ser muitos veículos de comunicação onde os produtos podem ser anunciados e todos teem as suas tabelas próprias, eu imagino.

Sugiro criar uma ABA separada para cada veículo de comunicação utilizado.

A planilha tem 3 abas.

Aba "Custo - Publicação A"

O que na verdade é a planilha pronta para ser usada.

Esta planilha só tem uma(1) fórmula e fica na coluna E.

Aba "_______EXPLICAÇÃO dos CÁLCULOS_______"

É a mesma planilha anterior mas com explicações de como foi feito.

Nela eu mostro a memória de algorítmos utilizada para se chegar à fórmula final.

Aba "Plan com Coluna Parâmetros"

É a planilha com utilização de duas células auxiliares na coluna Parâmetros.

A presença desta coluna diminue um pouco o tamanho e a complexidade da fórmula final.

Acredito ser útil esta planilha por tornar mais fácil a manutenção e a adaptação para novas tabelas.

Pode ser usada a primeira ou esta.

Depois de escolher, pode apagar as outras que só utilizei para mostrar para você como foram feitos os cálculos.

Em todas elas é utilizada somente uma(1) fórmula em toda planilha para o cálculo.

OBS.: Coloquei o formato do preço com cinco(5) casas decimais para que você possa realmente verificar que os preços estão mudando.

As vezes valores muito próximos dos limites das faixas ficam com o mesmo preço pois a diferença fica em muitas casas decimais.

03082010calculoprecoanu.jpg

Qualquer dúvida estou à disposição.

Espero ter ajudado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa Noite Mazzaropi !

Tchê, era isso mesmo que eu tava precisando !!!

Mas é bem mais complexo do que eu imaginava (bota complexo nisso, pelo menos pra mim...hehehe). Eu até me viro um pouco no excel mas no basico, sou autodidata, tô longe disso ainda. Com certeza eu não chegaria nessa fórmula sozinho. Agora vou estudar essas fórmulas pra entender melhor como tu chegou nelas.

Eu ainda tenho que fazer o mesmo cálculo para "tarifa de venda" que é pago por produto vendido (eu pago por anúncio e por produto vendido)...só que agora que já tenho um norte, vou a luta com esse descritivo detalhedo que tu enviou e quero aprender como se faz esse negócio.

Obrigado pela força e pela presteza !

Grande Abraço das Bandas do Rio Grande do Sul Tchê !!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro RodMen, Boa Noite.

Que bom que era isto o que você estava precisando.

Mas você não tinha mencionado nada sobre este "...Eu ainda tenho que fazer o mesmo cálculo para "tarifa de venda" que é pago por produto vendido (eu pago por anúncio e por produto vendido)......"

Manda a explicação sobre esta nova tabela para ver se consigo ajudar você nela também.

Quanto às fórmulas utilizadas na primeira planilha, são somente a combinação de fórmulas comuns.

Como o excel trabalha por referência, tudo fica muito grande quando se escreve pesquisas um pouco menos triviais.

Não fique impressionado com isto não.

Se a memória de algorítimos que eu deixei para você ainda estiver meio difícil de entender pode perguntar que eu respondo.

Também sou autodidata.

Nem utilizo excel no meu trabalho.

E só divertimento mesmo.

Fico aguardando as novas explicações.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Boa Tarde Mazzaropi !

Solicitei a reabertura deste tópico porque fiquei com uma dúvida sobre a fórmula que você criou para uma planilha que eu havia solicitado.

A planilha está funcionando perfeitamente, porém, se eu precisar inclui linhas/colunas antes da tabela de tarifas, a fórmula deixa de funcionar.

Pelo que eu notei, existe um intervalo na planilha (o intervalo correspondente a tabela) que está escrito entre aspas ("") na fórmula, ou seja: "$K"&":"&"$M"&...

Este intervalo está definido assim e portanto não se autocorrige caso eu tenha que inserir linhas/colunas antes dele.

O que eu achei estranho é que mesmo depois de eu ter corrigido o intervalo "manualmente" a fórmula segue não funcionando mais.

Existe uma forma de ela se auto corrigir quando eu incluir linhas/colunas?

Obrigado !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro Rodmen, Boa Noite.

Tive que dar uma olhada novamente nesta planilha para relembrar a solução que implementei para você.

Se você observar bem, não são só estas variáveis que estão travadas não.

As variáveis da contagem de linhas indexadas para saber quantas linhas caminhar para achar o preço correto, também estão travadas.

Como tudo no Excel é referencial, tem-se que ter alguns parâmetros fixos(travados) para que seja possível, após fazer uma fórmula, você simplesmente arrastar a mesma por diversas linhas abaixo sem prejuízo de nenhuma referência.

Neste seu caso você tem as linhas analíticas e a tabela de referência na mesma planilha. Então quando você começa a criar um novo lay-out as referências não funcionam mais.

Lembre-se: algum parâmetro tem que estar fixo para poder servir de base.

Se você desbloquear os parâmetros da Tabela de Tarifas quando incluir linhas ou colunas as referências vão se deslocar também.

Então, não tem à princípio ao meu ver, como deixar a tabela desbloqueada podendo ser alterado o lay-out a qualquer momento e ao mesmo tempo poder digitar a fórmula na primeira linha e poder arrastá-la até onde for necessário mantendo a referência fixa da Tabela de Tarifas.

Um dos dois tem de estar fixos.

Como era muito melhor você digitar a fórmula uma vez apenas na linha de Preço do Anúncio e poder arrastá-la quantas vezes fosse necessária para baixo, foi fixado a Tabela de Tarifas.

A ideia quando criei para você a resposta anterior, é que você tivesse agora uma metodologia para fazer o cálculo. Então, quando você montasse o seu modelo definitivo na sua empresa, bastaria você rearranjar algumas referências de células para que tudo funcionasse como no modelo que você passou nas sua mensagem de dúvida.

Sugestão:

A)

Você poderia finalizar o seu lay-out primeiro, não ligando para os resultados #N/D que aparecem.

Mantendo sempre apenas uma linha preenchida na Tabela de Preços dos Anúncios.

Após finalizar o lay-out, basta verificar quais as novas referências de colunas e mudar as letras na fórmula.

Seriam poucas alterações, algumas letras apenas, sem precisar refazer a lógica da fórmula.

Assim que a primeira linha estiver oferecendo o resultado correto, basta você arrastá-la nas linhas de baixo até onde necessitar.

B)

Porque você não coloca a Tabela de Tarifas na PLAN2 ?

Deste jeito você teria mais liberdade para ficar mudando o lay-out sempre que fosse necessário na primeira planilha.

Qualquer coisa me fale.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...