Ir ao conteúdo

HD dando estalos significa problema lógico ou físico?

Counterparts

Posts recomendados

Postado

Pessoal, tenho um HD Seagate SATA2 de 500GB.

Liguei o computador e o HD deu uns estalos, porém funcionou normalmente; deu boot e entrou no Windows. Usei assim por uns 30 minutos mais ou menos, depois ele foi ficando lento até então travar o sistema por completo.

Quando ligo o PC ele é reconhecido normalmente pela placa-mãe, e inclusive aparece a opção do dual boot (está instalado Ubuntu e Windows 7), porém ele não entra no sistema, quando escolho pra entrar no Windows, aparece aquele símbolo, mas a luz de acesso do HD fica acesa permanentemente e não sai dali.

O que eu posso fazer pra tentar salvar os meus dados? Obrigado.

• Membro VIP
Postado

Sugiro que tente ligar seu HD como secundario (slave) em outra máquina e com um programa de recuperação de dados, como o Recuva ou o Getdataback, tente assim recuperar seus arquivos.

Abraço!

Postado

Tentei fazer isso. Estou usando um HD IDE de 40GB que estava encostado aqui, aí eu pego e conecto o Seagate, reconhece conforme já relatei e o estranho é que ele acaba interferindo no outro HD e o sistema não entra.

Se fosse filmes, músicas e afins eu deixaria de lado e já levaria pra trocar; o lance é que tem coisas lá que são de extrema importância.

Alguma outra alternativa para eu tentar?

• Membro VIP
Postado

Como assim interferindo?? Põe o outro HD como primário e esse HD problemático como secundário e tenta dar boot. Não tem como interferir...

Abraço!

• Membro VIP
Postado

interferir deve ser o fato dele estar com a bios setada para carregar o sistema pelo outro hd, secundário... de um clear na bios...

isso me cheira a problema físico do hd em questão...

• Membro VIP
Postado

Ou dá reseta a bios (Clear CMOS) ou reorganiza a lista de boot, coloca o HD bom como 1º boot e tira o HD problemático da lista. Aí é só você por o HD bom como master (ou primário que na prática e setar o jumper do HD como master e conectar o HD na ponta do cabo IDE) e o HD ruim como slave (ou secundário que na prática é setar o jumper do HD como slave e conectar o HD no meio do cabo IDE).

Abraço!

Postado

Então, estou fazendo exatamente assim. Coloco o WD 40GB como primeira opção, abaixo o drive de DVD e por último o Seagate. Aquela luz de acesso do gabinete fica permanentemente acesa, e não passa daquilo.

Quando tiro o HD ruim o sistema entra normalmente. Um lance estranho é que isso só acontece com Windows, no Ubuntu entra direto e logo de início já avisa que há um HD danificado no computador. Consigo acessar os dados por lá, mas é muiiito lento! Pra navegar pelas pastas do HD ruim é um parto, e copiar um filme de 700MB a taxa de transferência acusa 14 horas pra terminar. :(

Aí resolvi formatar o HD velho antes de colocar ele em ação aqui, só tem Windows nele por enquanto.

Se houver alguma forma de recuperar os dados também pelo Linux, posso instalar novamente.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...