Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Entre para seguir isso  
Danilo Almeida

Fonte sem transformador Duvida

Recommended Posts

Pessoal , estou com umas duvidas .

suponhamos que temos 2 fontes. uma sem transformador e uma com transformador , todas as duas sem cargas , qual consome mais ?

pergunto estando sem carga mesmo , sei que o consumo e minimo , mais qual tem o maior consumo sem carga ?

outra coisa, preciso que vocês me ajudem com um circuito também , preciso de um circuito de fonte sem tranformador , mais é o seguinte.

aplicando 127V na entrada ela tem que me da algo abaixo de 10V e aplicando 220v ela tem que me da uma tensão acima de 12 volts , é para ser ligado em um comparador de tensão !

na net tem muito esquema , dezenas, centenas. mais quase todos que achei usa regulador ou diodo zener , ou seja , não varia a tensão na saida como eu preciso , alguma ideia ? :unsure:

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amigo, depende do projeto de cada uma das fontes... Sabemos que a com ransformador consome de qualqer modo pois a bobina esta fechando o circuito, o consumo é muito baixo mas... Agora a sem transformador depende do projeto, se for só um resistor por exemplo o consumo é nulo! Falei só um resistor como exagero, sei que devem ter mais componentes, mas é possível usar um resistr apenas... jamais é aconselhado claro.

Quanto a sua fonte... é complicado definirparametros sem usar uma fonte padrão, com transformador e tal... E dimensionar componentes tanto para 127 como para 220 sem trafo é meio complicado, então espere alguem dar uma solução =(.

(OBS: Cuidado, esse tipo de fonte é perigoso, pois não é isolada da rede! Então cuidado!)

Compartilhar este post

Link para o post

phckopper

essa fonte ae funciona , mais para o meu caso ela não serve, essa ae como comentei acima tem um zener o qual fixa a tensão de saida da fonte. o que eu preciso , é de uma fonte sem transformador , mais que a tensão de saida vareie de acordo com a tensão de entrada.

em um determinado projeto que estou montando , vou precisar de uma fonte que fique ligada direto, tipo em stand-by .

qual fonte seria mais viavel para essa aplicação ? com ou sem transformador ?

Compartilhar este post

Link para o post

O que você pode fazer é um divisor resistivo com o capacitor:

art0045_03.jpg

Substituindo R1 por um capacitor.

Veja ai fala bastante coisa sobre esse tipo de fonte:

http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/artigos/54-dicas/376-projetando-e-montando-fontes-sem-transformador-art009.html

Tem uma lista no topo da página do link, veja todos eles.

Acho que isso pode ajudar também:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Divisor_de_tens%C3%A3o

Não tenho certeza se isso realmente pode ser feito, aguarde a opinião de alguém mais experiente.

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

se tirarmos exemplo uma fonte chaveada,tipo o circuito primario,onde quando 110 e usado o dobrador e quando 220 nao,e fizermos isso para quando 110 temos tantos volts e quando 220 tantos volts

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Entre para seguir isso  

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais