Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Umidade! Me ajudem, por favor!


phoenix89

Posts recomendados

Seguinte, pessoal: sou novo aqui, acabei de me inscrever porque não faço ideia de como resolver o problema que tenho (terei de contar uma historinha relevante).

Eu estava morando com a minha mãe em um apartamento seco, sem umidade nenhuma e meu computador estava funcionando perfeitamente. Então, saí do apartamento dela para morar em uma casa, cujo quarto onde estou com o computador instalado já sofreu inúmeros problemas de umidade (já foram feitas diversas reformas nele, como colocação de micro-estaca para nivelá-lo), devido à infiltração da água do arroio que passa ao lado da casa. O problema de infiltração já foi resolvido há um ano, mas acredito que o quarto ainda permaneça úmido (apesar de difícil de acreditar).

No primeiro dia em que me mudei (ou seja, em que já estava no quarto úmido), meu computador estava funcionando perfeitamente, (até joguei o clássico Unreal), com todos os periféricos e peças perfeitamente funcionais (já houve outros problemas em que tive de testar todas as peças, e estão funcionando). Está sem pó, e a parte de software também está perfeitamente operacional (com exceção de um vírus de um aparelho de mp3 que não sei como remover). Estou sem Internet nele. É um Pentium 4 2.[alguma coisa]GHz (não lembro), placa-mãe ASRock P4VM890, placa de vídeo NVidia GeForce 7200, HD Sata 80Gb, 2 pentes de memória RAM DDR2 (1Gb e 256Mb), drive de disquete, fonte ATX, drive gravador de dvd da LG, Windows XP SP3 ativado e com WMP11 (eu mesmo instalei) e periféricos.

Agora, vamos ao problema.

O computador sequer liga. Às vezes ele dá uma louca e liga (ligo o estabilizador, aperto o botão power e ele liga normalmente), mas não permanece 30 segundos ligado e desliga sozinho. Como não tenho nenhum periférico/peça defeituoso, deduzi que pode ser a placa-mãe. Estou sem speaker, então não saberia definir por beeps (mas acredito que ele daria um beep normal). Fiz até uma burrada de desespero: tentei passar o secador de cabelo nas peças (macho e fêmea dos pinos da fonte e na própria fonte também), mas sem desmontar nada (exceto os pinos da fonte), deixando um tempo parado para que esfriasse e tentando ligar novamente. Aconteceu a mesma coisa, ele ligou por alguns segundos (porque a umidade provavelmente teria secado) e desligou-se sozinho.

Como já disse, deduzi que seria algo na placa-mãe, pois creio que qualquer outro computador que permanecesse lá ligaria e funcionaria perfeitamente, sem desligar por "frescura" própria de "não suportar a umidade".

Que diabos eu faço, pessoal?

Estou quase desesperado, preciso do computador pra trabalhar (trabalho com gravações) e não sei o que fazer!

De qualquer forma, muito obrigado!

Até logo e abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

esse problema relatado por você pode ter inúmeras causas:

1- A Fonte pode estar com problemas

2- A placa mãe pode estar com problemas no seu regulador de tensão

3- O processador pode estar superaquecendo, em virtude de pasta termica velha, insuficiente, por estar mal encaixado, etc

4- A umidade pode ser uma causa também, ligue um ventilador direto dentro do gabinete, sem a tampa lateral, para tirar toda a umidade e também refirigerar melhor o sistema, para saber se é superaquecimento do sistema.

5- De um reset no BIOS, por via das dúvidas.

6- Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bom, além de seguir as dicasd como o amigo acima falou, para constatar defeito interno da fonte, tente fazer a ligação direta da mesma, porém sem nenhuma conexão por mais de 1 minuto

PartidafonteATX.jpg

encaixe um clip nos fios preto e verde da fonte, ela ligará...

a maioria das chances de defeito está na placa-mãe , mas veja se é a fonte primeiramente...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

esse problema relatado por você pode ter inúmeras causas:

1- A Fonte pode estar com problemas

2- A placa mãe pode estar com problemas no seu regulador de tensão

3- O processador pode estar superaquecendo, em virtude de pasta termica velha, insuficiente, por estar mal encaixado, etc

4- A umidade pode ser uma causa também, ligue um ventilador direto dentro do gabinete, sem a tampa lateral, para tirar toda a umidade e também refirigerar melhor o sistema, para saber se é superaquecimento do sistema.

5- De um reset no BIOS, por via das dúvidas.

6- Abraços

Obrigado, cara!

Quanto às causas que tu mencionou, algumas já estão resolvidas:

1 - A Fonte está operacional (testei com outra fonte nova e deu o mesmo problema)

2 - Quanto à placa mãe eu não saberia dizer...

3 - O processador está perfeito, com pasta térmica nova

4 - Vou tentar essa do ventilador, mas vou ter de pedir um emprestado, pois não tenho, haha (caso eu não consiga, como poderei fazer?)

5 - Como faço para resetar a BIOS? Não tem perigo de excluir ela com isso?

Muitíssimo obrigado, novamente! =)

bom, além de seguir as dicasd como o amigo acima falou, para constatar defeito interno da fonte, tente fazer a ligação direta da mesma, porém sem nenhuma conexão por mais de 1 minuto

encaixe um clip nos fios preto e verde da fonte, ela ligará...

a maioria das chances de defeito está na placa-mãe , mas veja se é a fonte primeiramente...

Bah valeu, cara!

Genial essa!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 - A Fonte está operacional (testei com outra fonte nova e deu o mesmo problema)

2 - Quanto à placa mãe eu não saberia dizer...

3 - O processador está perfeito, com pasta térmica nova

4 - Vou tentar essa do ventilador, mas vou ter de pedir um emprestado, pois não tenho, haha (caso eu não consiga, como poderei fazer?)

5 - Como faço para resetar a BIOS? Não tem perigo de excluir ela com isso?

então, a maioria das chances de problema, é com a placa-mãe, quando ela atinge seu nível máximo de umidade, ela simplesmente não liga, por falta de comunicação com os componentes internos, já sofri muito com esse tipo de defeito...

Mas simplesmente, resolvo com a lavagem da placa-mãe, tem um tópico fixo nesse setor abordando o tema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aconselho antes de fazer qualquer tentativa de reparo a eliminar todas as possibilidades. Ligue seu processador e memória em outra máquina, e se tiver vídeo offboard faça o mesmo.

Se tudo funcionar quer dizer que é mesmo sua placa mãe. Daí eu faria como no tópico citado pelo michel. Parece mentira, mas lavar e secar a placa resolve muitos problemas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

esse problema relatado por você pode ter inúmeras causas:

1- A Fonte pode estar com problemas

2- A placa mãe pode estar com problemas no seu regulador de tensão

3- O processador pode estar superaquecendo, em virtude de pasta termica velha, insuficiente, por estar mal encaixado, etc

4- A umidade pode ser uma causa também, ligue um ventilador direto dentro do gabinete, sem a tampa lateral, para tirar toda a umidade e também refirigerar melhor o sistema, para saber se é superaquecimento do sistema.

5- De um reset no BIOS, por via das dúvidas.

6- Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aconselho antes de fazer qualquer tentativa de reparo a eliminar todas as possibilidades. Ligue seu processador e memória em outra máquina, e se tiver vídeo offboard faça o mesmo.

Se tudo funcionar quer dizer que é mesmo sua placa mãe. Daí eu faria como no tópico citado pelo michel. Parece mentira, mas lavar e secar a placa resolve muitos problemas.

Beleza, cara.

É, meu processador, memórias e a minha placa de vídeo estão bons, não apresentam nenhum sinal de desgaste ou de mal funcionamento.

Deixei hoje o meu pc no ventilador o dia inteiro e ele não ligou por mais de 10 segundos... Nem mesmo a BIOS apareceu, não deu tempo...

O lance vai ter que ser lavar a placa, mesmo.

Já olhei como faz nos outros posts, mas fiquei com algumas dúvidas:

- Qual a melhor maneira de secá-la? Vi posts que diziam pra deixar ao sol por um dia inteiro... me assustei quando li isso, pois acredito que possa queimar os circuitos.

- Qual o produto ideal pra lavar? Água e sabão, apenas? Se sim, qual tipo de sabão (barra, pó, detergente, etc)? Li sobre álcool etílico também, mas parece que deixa resíduos... Enfim, qual é a melhor substância?

Desde já agradeço a todas as ajudas, são de estimadíssimo valor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

- Qual a melhor maneira de secá-la? Vi posts que diziam pra deixar ao sol por um dia inteiro... me assustei quando li isso, pois acredito que possa queimar os circuitos.

não há probabilidade de queimar e nem de defasar circuitos, pois a luz solar, tem pouca ação nas peças, se você for passar o secador apenas, a placa não funcionará, pois as peças estão frias, além disso, não é um "dia todo" e sim no mínimo 3 Horas de sol.

- Qual o produto ideal pra lavar? Água e sabão, apenas? Se sim, qual tipo de sabão (barra, pó, detergente, etc)? Li sobre álcool etílico também, mas parece que deixa resíduos... Enfim, qual é a melhor substância?

Detergente líquido e um pincel já basta para o procedimento....

como visto no tópico, NÃO deixe por menos de 3 horas, ou ao contrário, ela não ligará, pois ela ainda está fria...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu faço assim:

Antes de lavar deixo-a envolvida por papel aluminio por uma hora. depois lavo a placa com agua e detergente neutro. Seco o excesso com um pano seco. Depois uso um soprador termico com uma certa distancia, pois sua temperatura é muito alta, mas seca muito mais rápido.

Eu faço esse procedimento uma vez até a placa secar. Espero ela esfriar e repito a operação do soprador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

não há probabilidade de queimar e nem de defasar circuitos, pois a luz solar, tem pouca ação nas peças, se você for passar o secador apenas, a placa não funcionará, pois as peças estão frias, além disso, não é um "dia todo" e sim no mínimo 3 Horas de sol.

Detergente líquido e um pincel já basta para o procedimento....

como visto no tópico, NÃO deixe por menos de 3 horas, ou ao contrário, ela não ligará, pois ela ainda está fria...

Eu faço assim:

Antes de lavar deixo-a envolvida por papel aluminio por uma hora. depois lavo a placa com agua e detergente neutro. Seco o excesso com um pano seco. Depois uso um soprador termico com uma certa distancia, pois sua temperatura é muito alta, mas seca muito mais rápido.

Eu faço esse procedimento uma vez até a placa secar. Espero ela esfriar e repito a operação do soprador.

Muito obrigado, rapazes!

Farei isso nessa semana ou na outra (está chovendo na minha cidade), e então posto aqui os resultados.

Mas já me deram uma grande luz, hehe.

Novamente, agradeço.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, galera, pois então:

Não cheguei a fazer a lavagem, pois não achei necessário. Quando tirei a placa mãe do gabinete, limpei-a com um pincel e a deixei no sol (fiquei limpando também enquanto a deixava no sol), fiz isso por mais ou menos uma hora. Como ela me passava aspecto de bom estado, achei melhor não lavá-la, para não precisar molhá-la e secá-la ao sol, depois. Mas tirei com o pincel todo o pó que vi. Como eu estava secando ela no sol enquanto limpava, tomei a liberdade de dar umas assopradas com a boca (cuidando para não voar cuspe), para que saísse também o pó que estava alojado em locais onde o pincel não alcançava propriamente. E, de qualquer forma, o cuspe iria secar até que eu ligasse na tomada (o que levou ao menos uma hora). Tirei o pó de todas as demais peças também, com exceção da fonte. Removi a pasta térmica do estabilizador, limpei-o e, antes de por o cooler de volta, passei uma pasta térmica que tinha guardada. Tomei cuidado para não ficar com eletricidade estática, permanecendo descalço no chão de madeira, com as mãos na parede por alguns segundos e depois colocando chinelo de dedo e trabalhando na placa. Colocava as mãos na parede esporadicamente, descalço, para evitar qualquer eletricidade. Pois bem, montei a ela e todas as peças devidamente, mas quando já tinha conectado tudo corretamente (até anotei algumas coisas para não haver erro algum), liguei o estabilizador e queimou o fusível. Liguei-o numa tomada que acabei descobrindo, no momento em que liguei, que devia ter algum problema na corrente elétrica, pois possuia apenas uma fase e mesmo assim o fusível queimou. Devia ter uma tensão de aproximadamente 140V, não 127V, como indica em meu estabilizador. Comprei outro fusível igual, troquei-o e, ligando o estabilizador em outra tomada, o fusível não queimou, mas ocorreu o mesmo problema de antes: o computador ligou, sem permanecer 5 segundos ligado e desligou sozinho. Então, sem saber mais o que fazer, passei o secador de cabelo e esperei algumas horas até esfriar tudo. Tentei ligar mas nem ligou. Ontem, tentei ligar o PC 2 vezes. Uma ele não ligou, na outra ligou por menos de 5 segundos, novamente. Hoje, tentei ligá-lo pela manhã e ele não ligou também. Agora, à noite, tentei ligar e novamente permaneceu ligado por menos de 5 segundos.

Minha alternativa restante é testar a fonte com o clip, pois estou usando minha fonte mais antiga (pois a nova que eu usei para testar não era minha). Outro palpite é que pode ser super-aquecimento do processador, pois a pasta térmica que usei para renovar poderia estar velha ou vencida, pois é do ano passado. Bem, testarei a fonte e posto aqui o resultado assim que o obtiver.

Muito obrigado a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se for lavar a placa pode secar ela no forno elétrico ou a gás com temperatura controlada de uns 80ºC seca em 2 horas tranquilamente.

Olhou se não tem nenhum capacitor estufado? Está usando fonte genérica? Se sim a grande possibilidade se ser problema na placa mãe mesmo e que não irá resolver apenas lavando ela e sim trocando os componentes defeituosos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se for lavar a placa pode secar ela no forno elétrico ou a gás com temperatura controlada de uns 80ºC seca em 2 horas tranquilamente.

Olhou se não tem nenhum capacitor estufado? Está usando fonte genérica? Se sim a grande possibilidade se ser problema na placa mãe mesmo e que não irá resolver apenas lavando ela e sim trocando os componentes defeituosos.

Como faço isso? O que é "estufar" um capacitor? O que é fonte genérica? hehe desculpe mas não entendo tanto assim :P

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como faço isso? O que é "estufar" um capacitor? O que é fonte genérica? hehe desculpe mas não entendo tanto assim :P

Valeu!

Quando um capacitor "estufa" ele dilata, ás vezes até fura. Fonte genérica são esseas fontes vagabundas, bem mais baratas que as fontes "de marca".

Cara, já enfrentei esse problema em duas ocasiões, com o meu pc e com o do meu irmão. Em ambos os casos o problema era a placa-mãe. No pc do meu irmão tive que fazer uma alteração no circuito da placa para que ele se mantivesse ligado. No meu a solução foi mais simples, apenas uni o fio verde à um preto na fonte (igual fôra explicado anteriormente) e ele passou à funcionar bem. O problema que desse modo, é que o computador liga direto ao acionar o estabilizador e na hora de desligar, ele não desliga corretamente. Após solicitar o seu desligamento pelo sistema operácional, são feitas todas as rotinas corretamente, mas na hora de "apagar" o pc ele trava e então é necessário desligar o estabilizador. Meu pc está assim já fazem uns três anos.

Essa é uma possível solução (não é certo que irá funcionar) que você pode tentar como um último recurso.

Ha, também não me responsabilizo por possíveis danos que esse método possa causar a seu hardware.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que é "estufar" um capacitor?

componente cilindrico e metálico geralmente envolto em uma capa plástica deixando apenas aparecer uma tampa metálica na parte de cima, na sua placa os mais comuns deve ter + ou - 2 cm de altura. quando estufados essa tampa metálica fica com forma piramidal ( pirâmide ) deixando vazar um tipo de óleo na placa, ou se rompe plenamente deixando apenas o cartucho plástico e os pinos de conexão soldados a placa.

O que é fonte genérica?

são essas fontes de baixo custo vendidas pelo comércio com preço em torno de R$ 35.00 à R$50.00, que são as mesmas encontradas nos computadores já montados e vendidos pelos comércios da vida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem,

O mais aconselhavel nessa hora seria fazer uma manutenção corretiva, teria que ter um pc que funcione ao lado e ir testando peça por peça, para saber realmente se o problema está na placa-mãe ou em alguma outra peça. Seria bom você também testar ligar tudo em cima de uma bancada, fora do gabinete.

Creio não ser super-aquecimento, pois o pc mal aguenta 5 segundos ligado, geralmente quando é super-aquecimento, o pc reinicia, trava mas isso quando está em uso.

Quando se testa muita coisa o problema pode ser algo pequeno que passe despercebido, por isso:

Teste o cabo de alimentação, ou teste com um novo para não ter problema.

Faça o teste da fonte com o clip, veja se está tudo ok, e além de tudo teste com um multimetro a alimentação 12v e 5v dos cabos dela...

Veja se o cabo power sw está corretamente conectado, e também veja o botão do computador, já vi um caso em que o problema estava no botão do power, as vezes pode está sujo, quebrado, ou com problema no fio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz de tudo.

Há dias atrás (no mesmo dia em que removi o pó da placa-mãe), tirei o computador do quarto úmido e coloquei-o em outra peça sem umidade.

Averiguei a situação dos capacitores, estão em perfeito estado. Não estão "estufados", piramidais, com um tipo de óleo na placa-mãe, etc. Estão perfeitos. Há alguns maiores, outros menores, outros mais baixos, outros mais altos, finos, grossos, etc. Estão todos perfeitos.

Resetei a BIOS, não adiantou.

Testei cada peça, novamente (houve outra vez em que tive de testar todas, e funcionaram, mas testei-as agora também):

-Memórias: estão em perfeito estado, uma de 1GB (DDR400); outra de 256MB (DDR 333).

-Placa de vídeo: GeForce 7200 GS (é essa mesmo, sem cooler e de metais alaranjados)

Biostar-V7202GL26-B452-7054.jpg

-Placa-mãe ASROCK P4VMV890 (drivers: http://www.asrock.com/mb/download.asp?Model=P4VM890&o=All), com todos os drivers desse site (pra WinXP SP3), mas com a BIOS original (P1.40) (não cheguei a atualizá-la, pois li que poderia dar problema com ela).

-HD SAMSUNG HD080HJ (80GB/7200rpm/8M)

img?s=MLB&f=141669875_8359.jpg&v=E

-Drive de disquete SONY MPF920-Z

10334909.jpg

-Drive gravador de CD/DVD LG GH22NP20

143568_2.jpg

-Fonte LCB450-E

Cltek_LC-B450E_etiq1.jpgFonte%20Coletek%20LC-B450E.jpg

-Cooler do Processador Intel A80856-001

Nidec6127_2.jpg

-Cooler adicional para gabinete AKASA DFS802512M SLEEVE BEARING Laranja

akasa%20-%20cooler%20DFS802512M%201%20p.jpgimg?s=MLB&f=141360429_415.jpg&v=E

-BIOS VIA VT8237R PLUS (china)

.....................

NOTA: Todos os testes que aqui dizem que "não ligou" haviam ligado anteriormente, depois que o problema havia ocorrido. Todavia, por precaução, testei todas as peças, sabendo que estavam funcionando.

Testei sem a placa de vídeo. Ligou por aprox. 5 segundos e o computador desligou sozinho, novamente. Liguei-a de volta. Não ligou.

Testei sem a memória 1GB DDR 400. Não ligou. Liguei-a de volta. Não ligou.

Testei sem a memória 256MB DDR 333. Não ligou. Liguei-a de volta. Não ligou.

Ontem, testei sem ambas memórias. Não ligou. Liguei-as de volta. Não ligou.

Testei sem o drive de disquete. Não ligou. Liguei-o de volta. Não ligou.

Testei sem o drive de CD/DVD. Não ligou. Liguei-o de volta. Não ligou.

Testei sem o cooler adicional/laranja. Não ligou. Liguei-o de volta. Não ligou.

Testei sem o HD. Ligou por aprox. 5 segundos e o computador desligou sozinho, novamente. Liguei-o de volta. Não ligou.

Testei a fonte com ligação direta. Funcionou perfeitamente. Liguei-a de volta. Exceto quando tirei/liguei de volta a placa de vídeo/o HD, ela ligou por aprox. 5 segundos e desligou-se sozinha. Liguei-a de volta. Não ligou.

.....................

Não faço ideia do que fazer, anymore.

Vou tentar dançar na frente do computador, adorá-lo e pedir que cumpra minhas súplicas... talvez funcione, hehehe.

Abraços, pessoal!

Muito obrigado!

Viva o suor! :priv:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...