Ir ao conteúdo

Overclock Core I7 920 Dúvidas...

Master-Rodrigus

Posts recomendados

Postado

Opa beleza galera?

Tava querendo fazer um OC pra 3.500 mHz no meu I7 920 Se possivel sem precisar mudar o Vcore, mas como o Ribeiros já disse abaixo isso vai depender de cada processador. Segue abaixo os dados necessarios para a ajuda de vocês:

Latência

http://a.imageshack.us/img208/1357/img2762f.jpg

Clocks

http://a.imageshack.us/img825/9589/img2756e.jpg

Voltagens

http://a.imageshack.us/img827/1605/img2757j.jpg

ADVANCED VOLTAGE SCREEN (nao sao as configs atuais do meu pc mas essa é a tela avaançada das voltagens da minha MB)

Temperaturas

Idle: SpeedFan Everest

Full Load: Prime95

Configuração da minha maquina:

MB S1366 Gigabyte GA-EX58-UD4P - Rev 1.0

Processador Core I7 920 2.66mhz (Corsair Hydro H50 - 1 fan que veio de fábrica estou esperando disponibilidade de fans akasa apache pra fazer o Push/Pull)

Memória OCZ 3x2gb 2000MHZ 10-10-10-30 1.65v

Video Gtx285 1gb Gainward Goldensample

Fonte Corsair HX620

1hd Seagate 1gb

Gabinete Cosmos-S 1100

TOP: 3x Artic Cooling 12cm - OUT

REAR: 1x fan 12cm (Corsair H50) - IN

SIDE: 1x fan 20cm (Padrão do gabinete) - IN

BOTTON: 1x fan 12cm (Padrão do gabinete) - IN

FRONT: 1x fan 12cm (Padrão do gabinete) - IN

Postado

voce pode tentar um up no bclk, mas sempre leve em conta o multiplicador a 21, verifique tambem a freq das memos e caso necessario de um up nas volts, sempre teste as temps apos o over e va devagsr, vsleu

Postado

Alguem poderia me passar uma config basica para poder saber melhor como nao fazer besteira? tensão da cpu eu desconheço e nao sei se vou querer aumentar ela. tem algum valor aproximado da BCLK que provavelmente nao precise de uma tensão maior?

• Membro VIP
Postado

Oi pessoal,

Você pode tentar um valor maior para BCLK com tensão padrão, mas tem que fixar a tensão padrão no bios manualmente caso contrário, a tensão vai subir se deixar em auto.

AQUI (é só clicar) tem um material para você ler atentamente e saber que necessitamos de algumas informações para poder ajudar com segurança.

No material, também tem informação sobre os riscos de fazer overclock, é bom ler atentamente.

Boa sorte

Postado

Chegando em casa eu vou editar o inicio do topico e postar as imagens. Andei lendo uns guias de OC do i7 pra ver o que a galera faz as nao pretendo fazer o OC sem ter certeza do que estou fazendo.

Mais tarde eu ajeito o primeiro post do topico com as indormações.

Mas até lá gostaria de saber qual cooler seria interessante para colocar no i7? eu tinha pensado em usar o Hydro da Corsair mas dizem que é caro pelo benefício que dá.

Abraços

• Membro VIP
Postado

Oi,

Eu considero o Hydro da Corsair mais como um sistema silencioso de resfriamento do que um water de desempenho para overclock. Claro que pouco over o sistema segura tranquilamente e se é isso que você quer (pouco over) e não pretende futuramente partir para algo mais agressivo, o H50 é uma boa pedida.

Boa sorte.

Postado

Bom meu objetivo pra essa maquina é o seguinte:

12gb de ram 2000mhz rodando no máximo possível(pelo q li sobre 6 pentes são mais complicados de configurar em aproveitamento máximo em alguns casos ate não conseguiram), overclock no processador (o máximo possível sem mudar as voltagens da cpu, li um pouco de OCs feitos em i7 920, e pelo que o pessoal fala da pra colocar ele por volta de 3.400mHz ate 3.500mHz sem precisar aumentar a alimentaçao do vcore) posso estar falando besteira mas pelo que entendi ate agora os maiores riscos do OC sao a temperatura e as voltagens certo?

então baseado nessa meta de 12gb + OC sem aumento de tensão, qual cooler seria mais aconselhável para cpu? antes de organizar o inicio do tópico será melhor eu já estar com o cooler final que vou usar...

Abraços.

• Membro VIP
Postado

3400/3500MHz não é difícil atingir com o i7 920, mas não são todos os 920 que tem estabilidade total em 3.5GHz com vcore padrão, essa é uma questão que tem que ser testada na prática. Já vi 920 fazendo 166x21 com undervolt e com estabilidade.

De todo modo, o Hydro da Corsair serve para você e vai segurar seu CPU em 3.5GHz tranquilo.

Boa sorte.

Postado

Ok, vou trocar o cooler e atualizo aqui ái começo a configurar com a ajuda de vocês, mas até o H50 chegar...

Me tira uma dúvida. Minha maquina no padrão funciona a 133x20. Estou utilizando o Turbo Boost no win que quando eu abro um jogo ou um render ele sobe pra 133x21 (limite de multiplicador do processador).

Vale a pena eu colocar por exemplo o processador em 166x16 (dando os 2.66mHz padroes do processador) e deixar o Turbo Boost aumentar o multiplicador quando precisar, já que ele teria de 17 ate 21 para aumentar?

(pensei nisso pra desgastar menos o processador, mas nao sei se vai ter o desgaste menor já q o bclk vai estar bem elevado)

Outra duvida, eu li um pouco a respeito das ddr3 e muita gente ta com problema em usar 12gb e configurá-las com a potencia máxima no caso 2000mHz... Isso vem sendo um problema mesmo né? se eu colocar 12gb teria de utilizar uma frequencia menor né?

Abraços.

• Membro VIP
Postado

Oi!

Não funciona assim...

Se você fixar o multiplicador em 16 os multiplicadores vão funcionar de 16 para baixo quando ocioso e máximo de 16 para carga máxima. Não vai passar de 16 se fixado esse valor.

Fixado um valor para o multiplicador você limitou a multiplicação e fica barrado.

Faça teste e veja que não funciona. Para funcionar tem que ser em auto.

Alem do mais, mesmo estando em auto, com o sistema em idlle, o multiplicador vai cair então, não vejo sentido em fixar um valor baixo para depois querer que ele suba, fica do mesmo tamanho.

Quanto a memória só testando para saber.

Boa sorte

Postado

Hum entendi. Vou previdenciar o H50 e depois de instalado eu posto as telas da bios, temperaturas e todos os dados necessarios para me ajudarem. valeu pela ajuda. Abraços.

----------------------------------------------------------------------

Tava pesquisando preços...

H50 R$ 370,00

Dissipador p/ Processador True Black 120 THERMALRIGHT R$ 284,00

Vale mais a pena o True né? pelo q eu li o True é mais competente ou igual ao H50... ou nao?

Postado

Povo da area de refrigeração nao ajuda ueahuehaue vou acabar escolhendo por conta própria...

http://forum.clubedohardware.com.br/true-h50-algum/836022?p=4477851#post4477851

link do meu tópico caso queira dar alguma opiniao (coloquei uma foto do meu gabinete aberto mostrando como esta a organização e o espaço disponível no gabinete...) Assim que eu decidir eu atualizo o topico para realizar o OC, Abraços Ribeiro...

Postado

Bom galera, atualizei os dados no inicio do tópico agora preciso da ajuda de vocês para saber como começar o trabalho de OC. Abraços.

O ideal para as memorias seria um Bclk de 166 e Multiplicadores de memória setados em 12x e ter 2000mhz nas memórias.

Link do forum da OCZ com a config mandada por um moderador do forum do fabricante da memória. (Eu que abri o tópico no forum deles, mandaram fazer uma config q nao deu certo, o pc nem ligava, tive que dar reset na bios.)

Abraços.

• Membro VIP
Postado

Olá,

Se você fixar o BCLK em 166, fixar a tensão da CPU em 1.25v, fixar a tensão padrão da memória para 2000MHz, fixar a diferença de 0,3v menos para o QPI e selecionar 2000 de frequência para memória não funciona?

Já testou?

Postado

Ribeiros, provavel q funciona sim, acho q o problema era o Vcore q tava baixo. Fiz uma config aqui , ta com as memorias em 1400 e o processador em 3500 (o turbo boost ta colocando ele em 3700 quando precisa mas nao tem multiplicador pra setar a memória certinho nao. Testei com o prime deu certinho olha a imagem abaixo.

Temperaturs em Idle estão ficando entre 40 e 50. devem baixar ainda já q coloquei a pasta termica ontem e ainda vou trocar o fan da corsair por 2 fazendo push/pull ainda nao sei quais fans vou comprar queria akasa apache ou Akasa Viper mas nao acho pra comprar em lugar nenhum aqui no brasil.

3.6gHz

Teste Prime

Dúvidas

1 - Segundo o Everest e o Cpuz o Vcore ta 1.22, no setup eu configurei ele em 1.25 (posso abaixar ele de acordo com o que fala nos programas?)

2 - As memórias estão rodando a 1.400 (minhas memorias são de 2000) se eu tentar colocar elas a 2000 terei de mudar o Bclk porque com

8x175 fica 1400

10x175 fica 1750

12x175 fica 2100

Como qe funcionam as voltagens? Se eu tiver por exemplo um Bclk de 200 com multiplicadores:

processador 200x16 = 3600mHz

Memorias 200x10 = 2000mHz

Uncore 200x20 = 4000mHz

Posso manter as mesmas voltagens, ou as voltagens nao são da frequencia final e sim do Bclk?

• Membro VIP
Postado

Se você quiser um bom over no processador para usar dia-dia e fixar a frequência da memória em 2000MHz, faça a dica que eu passei acima.

BCLK-166

Multiplicador do processador-21

Frequência da memória 2000MHz

tensão da memória para 2000MHz- 1.65v se este for o VDIMM que o fabricante indica...

tensão para QPI- 1.35v

tensão para o processador- 1.25v ou menos.

O restante das configurações experimente deixar na tensão menor possível, NB, SB e afins.

Não se esqueça que existe VDROP na tensão que é algo natural. Exemplo: Fixar 1.25v bios e no sistema mostrar menor, esse VDROP varia de placa para placa.

No seu caso de 1.25 para 1.22 existem 0,03v de VDROP e se você configurar no bios 1.22v a placa vai alimentar com 1.19v o que pode ser pouco, mas não custa tentar.

166x21 vai dar 3486MHz para o processador e isso é uma boa frequência para dia-dia e vai trabalhar com vcore totalmente aceitável com undervolt.

Outro detalhe.

Não há necessidade de a memória trabalhar em 2000MHz. 1600MHz já oferece desempenho ótimo para seu conjunto e 400MHz a mais para a memória em uso diário não faz diferença, mas é você quem escolhe, eu somente estou passando uma dica.

Postado

Config Estavel

Bclk 175mHz

Cpu Mult 21x (3.670mHz)

Memórias 8x (1400mHz)

Uncore 16x (2800mHz)

Vcore: 1.25v

Qpi Voltage: 1.30v

Vram: 1.64v

Tentei aumentar a memoria mas nanhuma config da certo. Sempre q aumento o multiplicador de memoria eu aumento o Uncore também mantendo ele sempre o dobro da Memoria.

Acho que já q estou aumentando o Uncore, creio que esteja faltando tensão em algum lugar tentei com qpi em 1.34v mas também nao deu. Nao sei mais onde tentar ajustar isso XD. e nao pretendo passar do 1.25v de Vcore.

Alguem tem alguma sugestao?

• Membro VIP
Postado

Interessante. Minhas memórias vão em 1800MHz (memórias são de 1333MHz) sem mexer nas voltagens dos chips da placa mãe e as sua deveriam ir também. Para 1800MHz, aqui, eu só aumento o necessário, a tensão do QPI e DRAM tensão.

Eu disse para você usar BCLK de 166 porque ele permite valores padrão e redondo para a memória, você nem chegou a testar né?

Postado

testei sim heheh estou com ele setado em 21x166 e a memoria em 10x166

Na net falam que se você mudar o multiplicador de ram você tem q colocar o dobro em uncore pra funcionar direito. Mas quando coloco uncore de 4000 e memoria 2000 nao da uehhuehue ou nao liga ou da tela azul. eu gostaria de rodar elas a 2000 já q uso o pc mais pra 3d do q jogos hehe. ta rodando o prime aqui. ta beleza mas tenho certeza q se eu colocar a memoria em 2000 e o uncore dobro nao vai dar vou tentar aqui e volto.

----------------------------------------------------------------------

Sem sucesso uheuheue

Ele ta estavel em:

Vcore: 1.25

Qpi voltage: 1.34 (tentei 1.30 mas deu tela azul no prime95 em alguns minutos)

Dram: 1.64

Bclk: 166mHz

Cpu: 3.500mHz (21x)

Memorias: 1660mHz (10x)

Uncore 3333mHz (20x)

Temperaturas 30mim de prime rodando

tentei ate uma modificação bem leve pra ver se aceitava:

coloquei o Bclk em 170

mas dava tela azul antes de entrar no win

Pra aumentar memoria agora só dando over nas voltagens né?

• Membro VIP
Postado

Faça uma tentativa assim:

1.4v QUI

1.7v DRAM Voltage.

Essa é uma configuração automática que a placa mãe fixa quando ultrapassamos o JEDEC máximo do(s) módulo(s).

Tenta e nos diga o que acontece.

Boa sorte.

Postado

tipo Vou colocar o Dram Voltage em 1.66 (ate mesmo porque nao estou forçando as memorias já q elas sao 2000mhz mesmo a 1.65v).

Vou tentar o 1.4v na qpi e ver se roda se rodar eu vou reduzir aos poucos pra ver ate onde ela segura. Que programa é mais indicado pra testar as memorias?

Abraços.

• Membro VIP
Postado

Oi,

Pode botar 1.7v na memória que "não tem" problema. Se suas memórias queimarem com 1.7v (coisa muito difícil, mas nunca impossível) é porque elas estão com problemas. É mais arriscado subir a tensão do QPI do que da memória.

Considere sempre que com tensão ou sem tensão acima do padrão, overclock é um risco e deve ser sempre calculado.

Você pode usar o MemTest para testar as memórias. Grava o programa em um CD/DVD, configura o 1º boot para CD-ROM/DVD-ROM e deixa rodar o programa.

Boa sorte.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...