Ir ao conteúdo

Transformar 220V em 110V

victormantuaneli

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal. Possuo um ferro de solda 110V, porém minha rede elétrica é 220V. Uso ele ligado a um estabilizador, pois sua potência é baixa (60W). Gostaria de saber se posso fazer essa caída de tensão com resistores. Eu sei que é meio pobre e inútil isso e que um ferro de solda é barato, mas esse meu é especial:D

Gosto muito dele e acho que não deve ser difícil fazer isso.

• Membro VIP
Postado

Se colocares um resistor ele aquecerá os mesmos 60 Watts do soldador e isso vai lhe trazer um problema de dissipação do calor além do resistor de 80 a 100 Watts não ser uma peça tão fácil de encontrar além de ter um custo elevado:

Uma solução possível que não é exatamente a mesma coisa que rebaixar num transformador mas veja ai se funciona a contento, é colocar um diodo em série com seu soldador. ( a energia passa antes por dentro do diodo para depois passar em seu soldador)...

Desse modo ele somente receberia metade da forma de onda dos 220 Volts. Somente 1 semiciclo da energia da rede elétrica passaria para a resistência do soldador, o semiciclo oposto seria bloqueado pelo diodo..

Tente com um diodo como o 1N4007...

Reporte o resultado para nós...

• Coordenador
Postado
Se puder usá-lo, qual a posição deles?
Não se preocupe com a posição dele e nem em que lado do plug de seu ferro de solda, você colocará ele em série..., o ferro de solda estará recebendo sempre metade da onda de tensão da tomada...

Já usei um ligado desta forma por muito tempo e funciona direitinho...

Postado

Cuidado com essa parada de diodos para rebaixar a tensão, uma vez fui fazer isso em umas lâmpadas usadas em sistema de iluminação de piscina - fibra ótica e levei um baita prejuízo, queimaram todas 3 e custavam uma grana legal, mas eu sei que funciona em lâmpadas incandescentes comuns que são fabricadas para a tensão de 220V, usando o diodo elas funcionam com metade da tensão usando somente metade da onda, mas da maneira que quer fazer pode dar zebra.

Acho que no caso do ferro de solda ele vai aguentar pois deve ter uma boa tolerância na resistência diferente de lâmpadas mais delicadas.

Postado

Fiz isso e o multímetro me indicou 220V. O que pode estar acontecendo?

Pesquisando, achei isso:

Elementos resistivos, como lâmpadas de filamento, resistências como ferros de soldar a teoria é TOTALMENTE VÁLIDA. Ou seja, posso sem nenhum problema, ligar uma lampada de 100Wx127V em uma tomada de 220V em série com um diodo. Agora a explicação: com 127V e onda completa, a potência RMS em cima da lâmpada é de 100W. Porém em 220V, a lâmpada sofreria uma potência de 173W (e não duzentos, como alguns pensaram). Mas, se removermos meia-onda desses 220V, a potência RMS cai à 86W e também NÃO seria uma tensão contínua, Hélio, mas uma VP(tensão pulsante): Alguns pensariam "Há, mas tem o pico de 220v" ( o que também não é certo o pico seria de 220VX1.4141 (RAIZ² de 2)=311V. ) Mas há também o período de 1 semi-ciclo em que a lâmpada é desligada pelo diodo dando tempo que o filamento se resfrie um pouco mais até o início do próximo semi-ciclo, o que impede que se atinja a temp. de fusão do filamento.

Em suma: contrariamente ao que todos disseram, a lâmpada não só funcionaria bem, como iria durar mais.

Porém, existem outros dispositivos como motores, por exemplo, que uns tipos funcionariam e outros não. Por exemplo o motor de uma furadeira ou liquidificador (motores de armadura magnética transversal) funcionam com alguma vibração, devido à ausência de um semi-ciclo. Já motores de ventiladores (de gaiola de indução magnética) nem dão a partida, pois precisam do ciclo completo da CA.

Fonte:http://www.pcforum.com.br/cgi/yabb/YaBB.cgi?num=1208435366

Está correto?

• Membro VIP
Postado

Elementos aquecedores com alta inércia térmica, como tipicamente a resistência de um soldador, toleram bem essa aplicação do diodo para rebaixar a tensão. Pode fazer sem medo...

O que não dá para fazer é com elementos ativos, fontes, lâmpadas eletrônicas e coisas desse tipo..

Postado

usando o topico, eu pensei em usar um triac para abaixar a tensão de 220 para 110 ou ate mesmo de 110 a valores mais baixos para poder ligar uma furadeira de 500w e ligando no 110 para poder usar como parafusadeira, seria isso viavel ou terei que fazer o deste?

• Coordenador
Postado

Colega cpexpert, já usei um dimmer com triac, para este intuito, (abaixar a velocidade da furadeira), funcionou certinho!, mas a furadeira perde um pouco sua força...

Postado

beleza foi o que pensei perdendo um pouco da força tambem é bom que ai tambem a furaderia para quando o parafuso chegar no final e nao estraga a ponta filips

• 4 semanas depois...
  • Membro VIP
Postado
preciso saber como eu posso ligar uma geladeira e uma tv de 110v numa rede de 220v

Veja bem se a TV não tem seletor de tensão ou se a mesma por acaso não é full range, quando vem escrito em sua etiqueta INPUT 100~240 Volts AC

Quanto ao refrigerador, use um autotransformador de 500 ou 750 Watts, como esses dai:

http://www.eletronicasantana.com.br/Produtos.asp?ProdutoID=243

Isso dai compra em casas que trabalham com materiais elétricos, em ferragens, em madeireiras, no super mercado e quem sabe até na Pet Shop..

• 2 anos depois...
Postado

Prezados pegando carona na ideia do diodo em serie no ferro de solda, pensei em fazer o mesmo para uma sanduicheira de 110. Montaria uma especie de extensão e quando precisasse ligar a sanduicheira na rede de 220 colocaria a extensão antes e quando fosse usar em casa, na rede de 110, deixaria a extensão guardada. O que acham da ideia?

• Membro VIP
Postado
Prezados pegando carona na ideia do diodo em serie no ferro de solda, pensei em fazer o mesmo para uma sanduicheira de 110. Montaria uma especie de extensão e quando precisasse ligar a sanduicheira na rede de 220 colocaria a extensão antes e quando fosse usar em casa, na rede de 110, deixaria a extensão guardada. O que acham da ideia?

Esse tipo de solução vale para cargas resistivas, aquecedores etc. Não valeria para motores, refrigeradores, pois o diodo converte em contínua e algumas cargas como essas dai só operam bem em Corrente Alternada..

Postado

O termo certo nao e "o diodo abaixa a tensão" e sim entrega metade da potencia! Sem o diodo ira 300vp pro se ferro, com o diodo ira os mesmo 300vp mas com um semiciclo...

Como ja disseram so serve para cargas resistivas...

Isso ai que você viu no site poderia explicar?

o que acontece e que a resistencia de uma lampada nao e fixa, e variavel conforme a temperatura..

se ponhar 110v em uma lampada de 110v 100W tera os 100w... Se ponhar essa mesmo lampada em 220v nao tera os 200W porque a resistencia dela ira aumentar... Logo o brilho nao iria dobrar...

O certo e isso: alimentando esse ferro em 110v você tera 60w com 110Vrms indo direto para ele...

Alimentando ele em 220V com o diodo você tera os mesmo 110Vrms indo para ele! Logo a potencia sera os mesmos 60W...

Nao sei como e a resistencia do ferro mas, fazer isso em lampadas e um risco grave!

porque uma lampada de 100w 110v por exemplo possui resistencia em torno de 10ohms em temperatura ambiente.... Quando liga isso nos 110v provoca uma corrente enorme ate ela se esquentar..

Por isso que as lampadas queimam exatamente quando você liga! Pois o filamento ja esta gasto e ai nessa hr a alta corrente acaba de arrebentar tudo...

agr imagina ligando isso em 300vp? (o diodo nao abaixa a tensão so vai entregar metade do cilco, metade da potencia eficaz)

Postado

Como a potencia é baixa pega uma fonte de primario que entre 110 e 220 e o secundario NÃO IMPORTA você liga o 220 no lugar de 220 e liga o ferro no lugar que entra 110 sim funciona perfeitamente meu nobrake queimado eu tinha uma fonte de 700va eu fiz au contrario botei no lugar de 110 a minha tensão da parede 110 e no lugar de 220 liquei uma fonte velha de pc que só funcionava em 220 (fiz isso porque a minha de verdade queimou e eu estava presisando usar o pc) funcionou totalmente a fonte era de 200W

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...