Ir ao conteúdo

Uso da Função Excel

Motapoa

Posts recomendados

Postado

Senhroes, Bom dia

Sou novo aqui, e na medida do possível quero poder ajudar o que estiver dentro dos meus conhecimentos.

Mas, minha dúvida é a seguinte; preciso usar mais de 8(oito) "SE" em uma função porém, o excel aceita apenas 8 já tentei usar a opção de "&" também não deu certo alguém teria o caminho das pedras... ou seria melhor usar a função "procv"

Um abraço

Mota

Postado

Caro Motapoa, Bom Dia.

Seja Bem-vindo ao Fórum do Excel do Clube do Hardware!

Conceitualmente é muito difícil dizer se ao invés de uma sequência de SE você deveria usar PROCV.

Compreenda que o Excel tem inúmeras possibilidades de pesquisa e o mais ponderado é basear a indicação frente a um caso concreto.

Apresente o seu problema e coloque uma planilha de exemplo para que seja possível receber ajuda de maneira efetiva e bem rápida.

Você terá a sua dúvida resolvida.

Tem muita gente aqui participando.

Aguardo resposta.

Postado

Prezado Mazaropi,

Segue, fnção que estou tentando colocar mais de 8(oito) "SE".

=SE(G17:G1000=1;"Maria"; SE(G17:G1000=2;"Ana"; SE(G17:G1000=3;"Pedro";SE(G17:G1000=4;”José”; SE(G17:G1000=5;”Carlos”; SE(G17:G1000=6;”Tania”; SE(G17:G1000=7;”Mrina”; SE(G17:G1000=8;”Fábio”; SE(G17:G1000=9;”Marlene”; SE(G17:G1000=10;”Bete”; SE(G17:G1000=11;”Sérgio”; "Código Inválido")))))))))))

até o 7º funciona perfeito mas, se colocar o 8 dá erro...

Um abraço

das bandas do Rio Grande

Postado

Caro Motapoa, Boa Tarde.

Como tinha lhe dito, tem muita gente aqui participando.

O nosso colega Márcio Rodrigues já lhe deu a solução, aliás muito boa.

Tem até tratamento de erros. Cara caprichoso com o trabalho.

A utilização do PROCV além de ser a função correta para este tipo de pesquisa, ela melhora a performance da sua planilha.

É muitas vezes melhor do que usar esta fórmula matricial que você está usando por, consumir menos recursos, ser mais direta na pesquisa e ser extremamente mais fácil de dar manutenção em caso de necessidade.

Eu já tinha feito uma planilha de exemplo simples, para lhe enviar, sem saber que a solução já tinha sido dada pelo nosso colega Márcio.

Então aproveitei e usei a fórmula sugerida por ele na planilha.

Bem, como já tinha feito mesmo, a mesma encontra-se aquí:

07-08-2010-Exemplo_PROCV_ao_inves_de_SE.xls

Temos que pensar também nos diversos níveis de conhecimento que os nossos colegas do fórum e visitantes teem.

Sempre tem espaço para mais um exemplo.

Pode ser que sirva para alguém mais.

Espero ter ajudado.

Postado

Aproveitando o ensejo, estou fazendo uma formula onde: quero que desconte R$ 12,74 do valor maximo de R$ 18,60 e que quando digite uma valor acima de R$ 18,60 de uma mensagem (Ultrapassou o valor) e quando o valor for abaixo de R$ 12,74 msg (Valor Baixo) para finalizar, quando não houver dados na celula quero que fique vazia. Só não consegui deixar a celula vazia, alguem pode me ajudar.

B6 - qualquer valor

k2 - valor de R$ 12,74

M3 - valor máximo R$ 18,60

ex. =se(b6>$Microsoft3;"ultrapassou valor";se(b6<=$k$2;"valor menor";se(b6<>$k$2;b6-$k$2;se(b6= ?)

Postado

Caro edikraus, Boa Tarde.

Problema simples de lógica.

Você esgotou todas as possibilidades de conteúdo dentro das cláusulas do SE.

Portanto, mesmo que a célula B6 fica vazia ou com 0 sairá mensagem.

Ou você revê a fórmula ou muda a necessidade de conteúdo da célula pesquisada B6.

SUGIRO colocar a fórmula: =SE(B6>$Microsoft3;"ultrapassou valor";SE(E(B6<=$K$2;B6<>0);"valor menor";SE(E(B6<>$K$2;B6<>0);B6-$K$2;"")))

OBS.:

A fórmula do PATROPI é mais elegante.

Basta colocar o parametro zero nela.

=SE(OU(B6=" ";B6=0);" ";SE(B6>$Microsoft3;"ultrapassou valor";SE(B6<=$K$2;"valor menor";SE(B6<>$K$2;B6-$K$2))))

Acho melhor usar a dele.

Valeu colega Patropi.

Espero ter ajudado.

• Membro VIP
Postado

Boa tarde edikraus

Para você deixar a célula vazia basta usar " "

=Se(B6=" ";" ";se(b6>$Microsoft3;"ultrapassou valor";se(b6<=$k$2;"valor menor";se(b6<>$k$2;b6-$k$2)

Eu não testei a tua fórmula para ver se funciona, apenas te mostrei como fazer para o caso de B6 estiver vazio, ficar vazio.

Abraços

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...