Ir ao conteúdo

Problemas no cooler da fonte !!!

Cartola43

Posts recomendados

Postado

Boa noite, seguinte: a algum tempo eu tava vasculhando umas coisas do pc e percebi que o cooler da fonte não expulsava mais o ar quente da fonte. 2 perguntas: o que pode acontecer? e o que eu devo fazer? Já faz um tempo que isso está acontecendo e não aconteceu nada de estranho no pc ainda.

OBS: O pc é novo.

Agradeço desde Já!!!

Postado

Usa uma lanterna para ver se o exaustor da fonte está funcionando pois pode ser do tipo que expulsa pouco ar caso a temperatura esteja baixa.

A minha fonte aqui é uma Thermaltake e o exaustor funciona dessa maneira (parece que nem está funcionando).

Postado

Complementando a resposta do nosso amigo Henrique...

Realmente, dê uma olhada para ver o exaustor da sua fonte. Porque é possível que haja um sensor sensível à temperatura para fazer uma ventilação maior ou menor dependendo do calor. Mas, senão, pode ser que o funcionamento da ventoinha esteja obstruído por algum objeto ou excesso de pó.

Com uma luz auxiliando-o, procure por defeitos em sua fonte (de modo externo, não a abra). Quando nós procuramos "pelo em ovo", geralmente encontramos. Abraços! :rolleyes:

Postado

Eu consegui ver o exaustor e ai me veio duas perguntas: 1º - Ele está virado para a base do gabinete, o pouco espaço não pode prejudicar a refrigeração dele?

2º - Então não preciso me preocupar se o cooler da fonte quase não estiver rodando né? porque aqui está assim...

Postado

Sim, o pouco espaço prejudica a refrigeração, tendo em vista que tem uma quantidade de ar menor para fazer a ventilação. Não que seja algo fatal, mas quanto maior a quantidade de ar a favor da ventilação, melhor... Quanto a não se preocupar com a ventoinha da fonte estar parada, é um engano. Se ela existe, ele deveria estar exercendo a função dela: ventilar. Será que a sua fonte não está obsoleta? Qual fonte é?

Postado

A fonte é uma tx 650w corsair, bom em relação ao fluxo de ar há alguma maneira de eu aumentar a distancia da base do gabinete com a base da mesa, algum tipo de mesa para pc's talvez ou qualquer outra coisa? E em relação ao exaustor aqui eu fiz o teste de estabilidade do everest e eu percebi uma diferença no calor dissipado não sei se proporcional ao aumento de temperatura... mas sim... Pode ser uma coisa da corsair de sensor de temperatura... pelo menos eu não sei...

Postado

Dá uma olhadinha no manual dessa fonte que deve ter algo relacionado ao sensor que regula a rotação conforme a variação da temperatura só para tirar essa sua dúvida.

Eu acredito que a posição da sua fonte no gabinete não tenha tanta importância principalmente se ela nunca chega a temperaturas mais altas fazendo o exaustor girar mais rápido expelindo mais ar quente.

Se há pouco fluxo de ar quente sendo expelido pelo exaustor da sua fonte o espaço entre ela e a mesa não vai interferir tanto.

Postado

Sim, o nosso amigo Henrique falou tudo.

Só que se há um alto fluxo de ar quente no seu gabinete e houver pouco espaço entre o gabinete e a fonte prejudica sim a ventilação. Afinal, é um espaço menor que ela tem acesso para ventilar. Mas, como ele disse, procure no manual da Fonte, talvez haja sim algum modo de regular a rotação da ventoinha conforme o aumento ou redução do calor.

Abraço! :)

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...