Ir ao conteúdo

HD Sata2 não é reconhecido pela bios!

toxrock2

Posts recomendados

Postado

Boa tarde galera gente boa, então, comprei um HD de 500gb, e é a primeira vez que utilizo sata, sempre usei IDE, enfim, o modelo do HD é: HD502HI da Samsung, e minha placa mãe é uma ASUS P4V800D-X;

comprei os cabos sata, de dados e energia, instalei direitinho. coloquei o cd do win xp sp3 pra dar boot, e de repente me diz que não tem nenhum disco rigido instalado, estranhei fui la no setup, e realmente não tinha nada no master, só no slave tava reconhecendo o cd-rom mais nada.

ai fui na parte de boot do setup e o engraçado é que o HD tava la... mas tava estranho, ao invés de HDD:samsung etc...

tava: RAID:SAMSUNG HD502HI

coloquei ele como primeiro no boot mas mesmo assim o cd do windows continua dizendo que não tem nenhum disco rigído, alguém sabe o que ta acontecendo?

agradeceria muito alguma ajuda pois não aguento mais ficar com esse hd de 40gb com espaço de 500mb sobrando :(

grato desde já.

Postado

Olá Tox...

O que aconteceu é que sua controladora SATA está configurada para RAID.

Vá na sessão "Integrated Peripheral" (ou semelhante) do setup, e ajuste a controladora SATA.

Quanto ao suporte aos drivers, experimente integrar drivers ao seu cd/dvd de instalação do windows. Visite o site: www.driverpacks.net.

Boa sorte.

Postado

Seguindo a dica do Ronilson.Souza e do Vinyborges consegui formatar e instalar o windows xp sp3, foi uma batalha aqui mas consegui.

Vou dizer como fiz para caso mais alguém tenha uma dúvida igual ja vai saber como:

com as informações de ativar sata na bios e procurar por Integrated Peripheral(ou semelhante)

para ajustar a controladora SATA.

fui direto na bios, fiquei procurando tudo la... até que descobri uma coisa,

fui na aba "Advanced", em seguida cliquei na opção "Chipset", ai tinham duas opções la:

"NorthBridge Via Pt880Ultra Config"

e "SouthBridge Via VT8237r Config"

cliquei na segunda opção e dei de cara com uma coisa bem curiosa, estava la:

ONBOARD SATA-IDE [RAID]

tinha como mudar, dei enter e troquei para:

ONBOARD SATA-IDE [sATA]

reiniciei e finalmente a bios reconheceu o HD, botei o winxp e tudo mais, coloquei pra formatar, demorou muito coisa de 1 hora, e no final, disse que o dispositivo não aceitava o windows (algo assim) fiquei chateado da vida, mas pensei numa coisa que tinha lido em alguns outros tópicos, sobre algumas placa-mãe não aceitarem sata2 e eu ja tinha visto como colocar pra sata1, peguei o jumper do outro HD, coloquei no meio ali, e tentei formatar de novo, dessa vez demorou um século quase 2 horas, finalmente formatou, e instalou o windows normalmente, e agora to aqui, feliz da vida com meu novo HD.

PS: formatei NTFS.

Muito obrigado pela ajuda, e que fique a dica ai para quem tem um problema parecido.

PS2: não precisei instalar os drivers raid.

valeu e até a próxima.

abraço.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...