Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como converto 110V fase-neutro em 220V fase-fase?


andremcl

Posts recomendados

Olá a todos,

Estou com um dilema aqui, quero transformar o circuito do meu chuveiro em 220v. Como é um chuveiro não há transformador para tal façanha, afinal um transformador de 6kw não deve ser barato. Outro ponto é que não adianta falar com a cia elétrica para instalar um circuito bifásico aqui em casa.

Enfim, eu sei que para conseguir meu feito eu preciso de um circuito com a segunda fase defasada em 180o a dúvida é, como fazê-lo? Alguma sugestão?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Dependendo de onde você mora, da distribuição da energia de baixa tensão dai, o correto é 127 Volts / 220 Volts e a defasagem não é de 180º e sim de 120º. Fazer essa ultima defasagem não se consegue com transformador..

Não entendo o porque você diz que a empresa de energia não coloca bifásico ai para você..

Para colocar bifásico só dois probleminhas podem atrapalhar um pouco:

1) Você tem que ter um relógio medidor adequado para tal;

2) Sua tarifa mínima sobe um pouco (não o valor, mas sim a quantidade de KWh que lhe cobrarão mesmo que você não use...)

O resto é alegria, pois você pode melhor dividir as cargas, pode atender não só a chuveiros em 220 Volts, mas também a condicionador de ar, que dificilmente se encontram para a tensão de 127 Volts...

A companhia de distribuição é a sua saída...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o problema do 127v para chuveiro e o dimensionamento do condutor,veja q para um chuveiro de 5400 watts em 220 você tem uma corrente de 25a vamos dizer ,ja em 127v 42a, o que te obriga a usar condutor de pelo menos 10mm,mais na minha sogra o condutor nao tem nem 6mm,e nao entendo como aquilo nao pega fogo,visto q nao ha um circuito unico para o chuveiro,aliais nao ha circuitos ,e tudo num so ,ligados a um unico disjuntor ,q era de 30a ,e o pedreiro trocou por um de 60a. kkkkkkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o problema do 127v para chuveiro e o dimensionamento do condutor,veja q para um chuveiro de 5400 watts em 220 você tem uma corrente de 25a vamos dizer ,ja em 127v 42a, o que te obriga a usar condutor de pelo menos 10mm,mais na minha sogra o condutor nao tem nem 6mm,e nao entendo como aquilo nao pega fogo,visto q nao ha um circuito unico para o chuveiro,aliais nao ha circuitos ,e tudo num so ,ligados a um unico disjuntor ,q era de 30a ,e o pedreiro trocou por um de 60a. kkkkkkkkk

Olá amigo, só pra eu entender, gostaria de saber como você fez estes cálculos, porque eu não consegui obter os mesmos resultados.

a Formula que eu usei foi a seguinte:

V=RI

V= Tensão, R= Resistencia e I= Intencidade (corrente)

esta formula pede variar em: I=V/R e R=V/I

portanto, se aumentar a tensão (de 127 para 220) a corrente (corrente) tende a aumentar proporcionalmente e se diminuir tb deve diminuir. os resultaos que você obteve foram opostos.

Eu só gostaria de saber pois não entendo muito bem de eletricidade de casas, mas tenho um pequeno conhecimento em eletrônica, mesmo assim é básico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
se aumentar a tensão (de 127 para 220) a corrente (corrente) tende a aumentar proporcionalmente e se diminuir tb deve diminuir. os resultaos que você obteve foram opostos.

Eu só gostaria de saber pois não entendo muito bem de eletricidade de casas, mas tenho um pequeno conhecimento em eletrônica, mesmo assim é básico.

A resistência (valor do elemento resistivo) que vai em um chuveiro para uso em 127 é menor do que o valor desse elemento, para mesma potência, para trabalho em 220 Volts.

No Super mercado é fácil de verificar isso. Veja que a resistência para 110 volts é feita com fio mais grosso (menor resistência) que a resistência para 220 Volts.

Por isso e somente por isso que a corrente em 220 Volts acaba ficando menor que a corrente em 127 Volts, embora a potência possa ser a mesma..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, é simples. Pense assim, a potência é a mesma, logo utilizando a fórmula P=U.I temos:

Por exemplo, um chuveiro de 4400W em 110V:

4400=110.I , então I = 40 A

Um chuveiro de 4400 W em 220V:

4400=220.I, então I = 20 A

para a mesma potência, quanto maior a tensão menor a corrente para obtê-la.

Agora voltando ao meu projeto, que batizei: "Projeto Banho Pelando"

O meu grande problema é justamente minha limitação em uma rede 110V dimensionada para 40A, eu estou limitado à uma porcaria de um chuveiro de 4400 W... mas eu quero mais... eu posso aumentar o número de resistências em paralelo, mas assim eu reduzo a resistência e acabo aumentando a potência, assim superdimensionando o sistema.

A única saída que eu encontrei seria obter uma tensão maior...

Estava eu pensando poderia defasar a fase utilizando o tempo, o problema é que como a desgraçada da eletrecidade viaja na velocidade da luz, para eu conseguir defasar a fase em 1/180 s para conseguir ao equivalente trifásico produzido pela cia. de energia eu precisaria de um cabo de 1666 m de comprimento...

Estou procurando soluções...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Colega andremcl, não tem como você colocar duas resistências de 4400W dendro do mesmo chuveiro! (não há espaço físico para a instalação), eu já ouvi falar que os modelos de chuveiros vendidos para o nordeste e centro oeste do Brasil, são diferentes dos vendidos para a região sul do pais!, sei que existem chuveiros com até 7500W em 220V e os mesmos, em 110V, são comercializados com potência de 5500W, acredito que, a dimensão do fios elétricos para suprir estes chuveiros, são tão grandes (grossos e caros), que inviabilizam uma comercialização, em 110V, com potências superiores a estas!...

http://www.comprafacil.com.br/comprafacil/pages/viewProduct.jsf?VP=2ha7b2HGD6EXi9FBZMQlt%2BbI84vOmFxW&cod_keyword=22201991&cop=37

Uma dica seria usar um pré aquecimento usando energia solar!...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
eu posso aumentar o número de resistências em paralelo, mas assim eu reduzo a resistência e acabo aumentando a potência, assim superdimensionando o sistema.

Colocar duas resistências é muito difícil, mas reduzir um pedaço o tamanho da resistência é muito fácil e até utilizado aqui por essas paragens do nosso sul brasileiro, aonde se tem que enfrentar muitas vezes um banho com um ou dois graus de temperatura ambiente na rua.. Se fizeres isso, não exagera e tira somente uns 10% do tamanho, senão a corrente sobe muito e temo pela fiação, disjuntor, chave do próprio chuveiro..

Soluções alternativas passam por pré-aquecimento da água, quer por energia solar quer por aquecedor de passagem, e, se for atacar o problema com chuveiro elétrico, a solução é a adoção dos 220 Volts, com chuveiros de 7500 Watts...

Qualquer outra solução conseguida pelo aumento de tensão via transformador redundará num aumento de demanda no primário desse transformador que pedirá muito mais do que os 35 a 40 Amperes em 127 Volts.

Me explico..

Imagine que queiras colocar no teu chuveiro de 4.500 Watts, não 127 Volts, e sim 150 Volts, sobre a mesma resistência original...

Em 127 Volts ele tomaria 4.500/127 = 35 Amperes.. em sua resistência equivalente de R = V²/P = R = 127 x 127/4500 = 3,5842 ohms

Com 150 Volts a nova potência ficaria P = V²/R => P = 150 x 150/3,5842 = 6.278 Watts

O reflexo desse aumento de potência iria se manifestar no primário do transformador como um aumento de corrente em 127 Volts acrescido da (in) eficiência do transformador de digamos 5%

Potência em 127 Volts seria de 6.278 Watts + 5% = cerca de 6.600 Watts, que em corrente na tensão de 127 Volts daria cerca de 52 Amperes, voltando o problema de alta corrente nos 127 Volts... (não penses que ganharias tensão assim de graça, sem nenhum reflexo na linha de 127 Volts da qual essa potência é extraída)

Além de teres de adotar um transformador 127 => 150 Volts, completamente fora do padrão (teria de mandar fazer) com capacidade de potência de uns 7.000 Watts. De peso teria uns 40 Kg talvez e de custo não sei se não passaria de uns R$ 5.000,00

Ou seja, completamente fria essa sua tentativa de aumentar a tensão..

Ou você já a recebe em 220 Volts ou corta a resistência do chuveiro, ou adota alternativas de pré-aquecimento. Fora disso é banho morno...

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...