Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

E5200 @ Asus P5KPL-AM


Sideman

Posts recomendados

Depois de muito pesquisar sobre overclock, resolvi criar vergonha e pedir ajuda pra quem entende!

Infelizmente não tenho como tirar fotos da bios no momento, então tive que roubar as fotos da bios de outro usuário do forum que tem a placa-mãe idêntica a minha. >.<

Estou plenamente ciente dos riscos de se dar O.C, se queimar meu PC tudo bem, assumo os riscos!

Lá vai então...

Placa-mãe: Asus P5KPL-AM

Processador: Intel E5200 @ 2.5 Ghz (Original) @ 3.5 Ghz (O.C)

Memória: Kingston 2 GB DDR 2 / PC 6400, 1.8v, 6-5-5-15

Temperaturas:

Processador: 24 ºC (Idle) e 42 ºC (Full load)

Core #0: 32 ºC (Idle) e 68 ºC (Full load)

Core #1: 31 ºC (Idle) e 67 ºC (Full load)

Cooler (2080 RPM) e dissipador originais (é "stock" que se fala né?)

Temperatura ambiente: 9~20 ºC

Placa-mãe: 23 ºC (Idle) e 28 ºC (Full load)

Fonte: Zalman 360B-APS

2z7ip9j.gif

Consegui um overclock estável de 2.5 Ghz para 3.5 Ghz aumentando o FSB para 280, descendo RAM para 667, adicionando +100mw ao Vcore e desligando C1E e SpeedStep.

O resto deixei no Auto.

O problema é que quando subo pra 290 FSB, ele boota, entra no Windows mas falha no IntelBurnTest...já tentei adicionar +50mw ao VCore e nada.

Se eu coloco 300 FSB nem dá bot.

O multiplicador está no máximo 12.5

Eu ACHO que o problema é a memória que fica em 934 Mhz (DDR 2 800 Mhz) com 280 FSB e acho que não aguenta quando sobe pra 290+ FSB.

Outro problema é que a minha placa mãe Asus P5KPL-AM não tem como ajustar a proporção FSB:DRAM, e eu honestamente não sei como isso funciona.

A pergunta é, tem algum jeito de subir mais do que 3.5 Ghz com essa placa mãe utilizando no máximo a tensão segura anunciada pela intel? (que é de 1.398v algo assim.

Vou ver se acho umas fotos da bios no google images e deixar o tópico mais enxuto depois...

AVISO: essas screenshots não são do meu computador e sim de outro usuário do forum que tem a mesma placa mãe, logo, desconsiderem os parametros setados da screenshot.

http://img41.imageshack.us/img41/5079/advancedcpusettings.jpg

http://img33.imageshack.us/img33/7272/configuresystemevoltage.jpg

http://img188.imageshack.us/img188/1747/northbridgechipsetconfi.jpg

http://img42.imageshack.us/img42/9660/hardwaremonitor.jpg

Essa é minha mesmo. :P

14vmia0.jpg

Desde já, agradeço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Sideman seja muito bem vindo ao Fórum do Clube do Hardware.

Olha vou passar uma dica importante para conseguir o máximo de overclock estável no seu conjunto.

A primeira coisa a fazer é ligar dois pontos no seu processador, fazer um BSELMOD, para podermos conseguir extrair o máximo de sua placa mãe e processador.

Alguns meses atrás, eu fiz um over para um amigo em uma configuração igual e só foi possível atingir 333MHz de FSB estável com o mod.

Caso o amigo não saiba o que é, como funciona e como é feito o BSELMOD, temos um tópico fixo com muitas informações que vão ajudar.

Leia pacientemente os tópicos, ESSES AQUI, e veja se é possível você executar a operação nos pontos BSEL do processador.

No aguardo e boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sideman seja muito bem vindo ao Fórum do Clube do Hardware.

Olha vou passar uma dica importante para conseguir o máximo de overclock estável no seu conjunto.

A primeira coisa a fazer é ligar dois pontos no seu processador, fazer um BSELMOD, para podermos conseguir extrair o máximo de sua placa mãe e processador.

Alguns meses atrás, eu fiz um over para um amigo em uma configuração igual e só foi possível atingir 333MHz de FSB estável com o mod.

Caso o amigo não saiba o que é, como funciona e como é feito o BSELMOD, temos um tópico fixo com muitas informações que vão ajudar.

Leia pacientemente os tópicos, ESSES AQUI, e veja se é possível você executar a operação nos pontos BSEL do processador.

No aguardo e boa sorte.

Ribeirocross! :wub:

Se eu cheguei até os humildes 3.5 Ghz foi graças a você (e ao google que me mostrou os seus posts).

Eu já tinha lido o artigo completo sobre BSELMOD e escolhi por não arriscar já que não tenho pleno dominio em eletrônica.

Enfim quem sabe futuramente eu não mude de ideia?? :unsure:

A real é que da muito trabalho colocar o cooler de novo. hehe :blush:

Estou facinado com o desempenho do pequeno gigante E5200...tá certo que é inverno mas 37 ºC full load e 21 ºC idle (nesse exato momento) e com 33% de over, ele nasceu para o overclock!:eiei:

Só para eu ter certeza...o motivo de eu não conseguir um um FSB acima de 280 estável são as minhas memórias que ficam com clock muito alto?

Detalhe que eu nem mexi nas voltagens do chipset nem as outras que não entendo, somente a do processador (ah sim, testei 1.9v nas memórias e não funcionou também).

E uma dúvida, então não compensaria comprar um E5400 com essa mesma placa-mãe pois o ambos, o E5400 e o E5200 iriam pegar no máximo 280 FSB sem BSEL?

Grato pela ajuda! :hehehe:

edit: ah sim! uma coisa importante, eu não queria fornecer mais do que a tensão segura para o VCore (1.3 alguma coisa se não me falha a memória, mas já falhando :P), tipo, colocar 1.4v eu já não queria arriscar. :unsure:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Entendi... O MOD da um pouco de trabalho mesmo.

Vamos lá!

No teste que eu fiz, nessa mesma placa mãe, também não foi passível passar muito mais desse FSB que você conseguiu. Se não me falha a memória, chegamos em 172MHz no FSB de forma estável, acima foi só com o mod.

Baseado no meu e no seu teste, é muito provável que o entrave, ai, para chegar/passar do FSB 180 está na placa mãe e não no processador.

Descartado a possibilidade do MOD (que ajuda a placa mãe) e limitado pelo VCORE, temos que achar o limite nessas configurações e isso você acabou achando nos testes que você fez.

Nessas condições, não temos muito que fazer, a não ser que sua placa seja mais tolerante a um FSB mais alto e o sistema esteja barrado pela memória, nesse caso, devemos abaixar a frequência da memória e tentar ir alem.

Entre no SETUP da placa e abaixe a frequência da memória para a menor possível e faça teste novamente.

Abaixar a frequência da memória, fixar uma menor possível, é isolar a possibilidade de a memória estar atrapalhando.

Se a mudança não surtir efeito, você vai ter que se contentar com o ótimo over e as belas temperaturas que já conseguiu. Faça a mudança e teste.

Boa sorte e mais uma vez bem vindo à comunidade de overclock do Fórum do Clube do Hardware.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo com Ribeirocross o overclock obtido foi muito bom e as temperaturas surpreendem pelo tipo de cooler usado (se não fosse por esses dados eu recomendaria um cooler mais forte). Acredito que esses 3,5ghz já são muito bons e se o objetivo for aumentar a velocidade do computador como um todo você poderia aumentar a memória RAM. Mas se não puder aumentar a memória e o seu objetivo for aumentar a capacidade de processamento do processsador é possível usar essa mesma P5KPL-AM e o mesmo processador, tendo em vista que com outro modelo de Asus (que não deve ser muito diferente do seu foi possível chegar a 4.2ghz http://valid.canardpc.com/show_oc.php?id=472478 mas com 1,52v. Mas deixo bem claro que não recomendo isso de maneira alguma, pois o processador seria exigido em demasia e caso a refrigeração não fosse alterada a confiabilidade cairia muito e a possibilidade de queimar seria alta demais . Os 3,5 ghz são muito melhores que esses 4,2 ghz, pois a possibilidade de queimar é menor e a estabilidade é maior. Fica a dica de aumentar a memória e trocar o cooler por um mais potente mesmo que esses números sejam bons nunca é exagero tentar uma melhor refrigeração pois em se tratando de overclock, a previsibilidade cai muito quando se exige demais do processador. Também com relação ao cooler, caso você tente aumentar a velocidade do processador é ainda mais recomendavel trocá-lo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rapaz tava numa função instalando e fuçando no Win7 parecia uma criança com brinquedo novo. :D

Mas vamo lá...tirei uma SS que mostra a temperatura dos cores e também outras informações da ventoinha e das voltagens:

dpk83l.jpg

Ah sim e aqui a temperatura ambiente! :P

noioih.jpg

Eu já abaixei a memória pra 667 Mhz, mesmo sem entender direito essa parte eu vi que todo mundo abaixava pra 667 então eu fiz igual. :unsure:

Tentei deixar a 800 Mhz e nem deu POST. :(

Também aumentei e baixei a latência das memórias e não deu muito certo. :mad:

Rapaz eu quero um over permanente no PC, não faz sentido pra mim dar um over de trocentos Ghz se não ficar estável e tiver uma certa margem de segurança (principalmente em relação aos volts).

Quanto ao cooler, sim! eu também quero comprar um novo mas esse mês vou comprar uma placa de video melhorzinha e empurrar com a barriga o cooler stock (eu sempre achei que os stock eram os melhores!) já que a temperatura tá boa (pelo menos nessa estação do ano hehe), depois vou transformar esse pc em um frigobar com o novo cooler. ;)

Ah e não esquentem, eu deixo o programinha da Asus com alerta no volume máximo, se a temperatura chegar aos 65 ºC meu quarto vira uma usina nuclear em procedimento de evacuação! (sério aquele som é muito tenso) :o

E mais uma vez agradeço as boas vindas e ao interesse de todos em me ajudar com meu velho pc de guerra. :joia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

esta ótima temperatura,essas fotos esta em idle ou full,você travou pci-ex e deixa as latencias da memoria em 5-5-5-15.

Tava em idle mesmo. :)

Como a memória já está a 934 Mhz (original 800 Mhz) achei que era melhor manter as latências altas...

Quando eu puder resetar a máquina aqui tento 5-5-5-15.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ou,num pode se baixar a velocidade da memoria para 533Mhz não?

Eu faço isso,consegui 4,19Ghz com memorias ddr2 800 em dual channel"

baixei pra 533Mhz e subi,e as memorias ficaram em 889Mhz.....

Quem me dera se pudesse... :(

As únicas opções que tem são 667 Mhz, 800 Mhz e Auto.

Agoora eu entendi por que essa placa mãe é barata. (_(

Tenho uma dúvida em relação as memórias, eu li um monte mas é aquela matéria difícil que não me entra na cabeça, não consigo juntar tudo que li nos forums, sites gringo, etc, e tirar uma conclusão.

Por que colocar as memórias em 5-5-5-15?

Elas estavam a 6-5-5-15, segui o conselho do amigo e coloquei a 5-5-5-15 mas o que muda? fica um pouco mais rápida a memória e só?

Hora de botar o Prime pra funcionar e testar a nova latência da memória! :devil:

Depois de uns 10 minutos de Prime ficou assim:

nwf18i.jpg

Ainda tá rodando mas pelo visto não passa dessa temperatura, será que devo testar mais?

Recapitulando o over:

FSB 280 x 12.5 +100mw

667 Mhz 5-5-5-15

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Deixe-me explicar sobre as memórias para esclarecer.

A frequência da memória é diretamente ligada ao FSB do processador e quando você sobe o FSB sobe a frequência da memória também, por esse motivo devemos abaixar a frequência para dar margem à tolerância da memória.

Um exemplo: Se você deixar a memória em 800MHz com o FSB do processador em 200 (padrão) depois subir o FSB, a frequência que fora fixa em 800 vai subir... Nesse seu ultimo over a memória não está em 667MHz, está acima se sua placa só oferecer 667MHz para fixar a partir do FSB padrão..Se você fixou em 667MHz no bios e subiu o FSB do processador, a memória subiu junto. Verifica pela ABA MEMORY do CPU-Z para você ver.

Essas latências quanto mais baixas melhor e se a memória tolerar timings mais agressivos (agressivos é mais baixo) é bom para o rendimento, mas para uso normal não faz tanta diferença.

Ainda em dúvida? Pergunte.

Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Olha eu de novo ae. :D

Rapaz eu quero ajudar no forum, abro um monte de tópicos, umas 10 abas aqui no Mozilla ai vejo a primeira..."hm..não sei.." a segunda "hm...não tenho nada construtivo pra falar..." a terceira "essa sim! ..ah...já falaram..!". :seila:

Um dia serei de alguma utilidade por aqui. :hehehe:

Voltando ao tópico, muito obrigado pela explicação Ribeiro pela explicação, finalmente caiu a ficha. ;)

O PC tá firme e forte aqui, fui atualizar a BIOS e tive uma surpresa, eu tava zuando o meu amigo que tinha uma P5KPL-AM/BR (a minha não tem o /BR) que é fabricada aqui no Brasil mas descobri que a minha P5KPL-AM na verdade também é uma /BR.

Quando começaram a fabricar aqui no Brazil as primeiras unidades não vinham rotuladas como /BR mas eram de fato /BR.

Falando sobre o overclock, tem algum programa que mede a frequência do barramento PCI-E?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cuidado com as temperaturas estão passando de 60º,fique de olho se chegar + q 65 diminua o over ou troque cooler da cpu.

Pois é, quando tirei as SS's tava friozão aqui, ontem o tempo virou e agora parece que entramos no verão aqui em Porto Alegre.

A temperatura dos cores chegou aos 70 ºC, mas o Asus Probe (medidor de temperatura da Asus) apontava como temperatura do processador 51 ºC e tem o alarme setado para 65 ºC +.

Qual a temperatura que importa MESMO??

Aux

Processador

Core #1

Core #2

A dos cores é sempre a mais alta.

O PC estava estável como sempre, ele já havia chegado nessa temperatura sem overclock antes, por enquanto tudo OK, estou de olho nas temperaturas mas parece estar estável, nada que não tenha atingido antes do over.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

qnt estar estavel ou ja ter chegado essas temperaturas antes do over não vem ao caso agora,você feiz over então esta forçando a cpu o certo e você deixar ele com temperatura menor do q o normal pr não correr nenhum risco,você deveria trocar pasta termica ou até mesmo o cooler por um q seja melhor q o box,veja no link o cooler,o meu esta com over de 20% e eu uso esse cooler em idle fica core1-35 e core 2-29 e full sobe + ou - 10 a 15 graus cada com temperatura ambiente de 29 a 32 graus.

https://www.kabum.com.br/cgi-local/kabum3/produtos/descricao.cgi?id=01:01:16:23:138

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

qnt estar estavel ou ja ter chegado essas temperaturas antes do over não vem ao caso agora,você feiz over então esta forçando a cpu o certo e você deixar ele com temperatura menor do q o normal pr não correr nenhum risco,você deveria trocar pasta termica ou até mesmo o cooler por um q seja melhor q o box,veja no link o cooler,o meu esta com over de 20% e eu uso esse cooler em idle fica core1-35 e core 2-29 e full sobe + ou - 10 a 15 graus cada com temperatura ambiente de 29 a 32 graus.

https://www.kabum.com.br/cgi-local/kabum3/produtos/descricao.cgi?id=01:01:16:23:138

A pasta térmica foi a primeira que troquei, isso e limpar o cooler, antes ficava 50 ºC em idle (isso no friozão). :eek:

Quando troquei a pasta e limpei o cooler ficou a 28~29 Cº idle quando tava frio.

Vou comprar um cooler novo certo, não se acha uns decente por 50 contos? (já sei, não :P).

Então full load o teu PC fica ~50 ºC nos cores? se for mesmo isso tá muito bom.

Quanto a correr risco, eu acho que se não explodiu até agora não explode mais. :P

E tomara que exploda mesmo dai eu compro um quad... :lol:

Já tirei SS das temperaturas em Idle, quando desocupar o PC vou testar com o Prime e mandar as 2 SS's idle e full load.

Ah e obrigado pelas dicas. ;)

-------------------------------------------------------------

IntelBurnTest...falhou. :(

Esquentou demais!

Mas olha que engraçado, agora o tempo virou, eu abri bem a casa, deixei arejar, tava abafado...rodei o IntelBurnTest e passou no teste.

Como eu não quero um over pra usar só no inverno esse cooler vai ter que sair hoje mesmo! :P

Só que eu não entendo absolutamente nada de cooler, eu achava que os box eram os melhores hehe...

O que você acha desse aqui:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-152751256-cooler-evercool-buffalo-p-intel-processador-intel-nf-_JM

É bom?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o buffalo ja vai ajudar sim,mais eu aconselho você trocar por um melhor tipo HYPER 212 PLUS,se futuramente for trocar de soquete AM3,1156,1366 ele vai servir,veja link.

https://www.kabum.com.br/cgi-local/kabum3/produtos/descricao.cgi?id=01:01:16:23:138

E se você puder abra tampa lateral do seu pc e poste uma foto pr ver como esta a refrigeração interna do seu gabinete.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o buffalo ja vai ajudar sim,mais eu aconselho você trocar por um melhor tipo HYPER 212 PLUS,se futuramente for trocar de soquete AM3,1156,1366 ele vai servir,veja link.

https://www.kabum.com.br/cgi-local/kabum3/produtos/descricao.cgi?id=01:01:16:23:138

E se você puder abra tampa lateral do seu pc e poste uma foto pr ver como esta a refrigeração interna do seu gabinete.

Rapaz acabei de comprar o cooler que você falou, depois que olhei isso:

http://www.frostytech.com/articleview.cfm?articleid=2455&page=4

Não me restaram mais dúvidas! :)

Só que eu comprei pelo ML mesmo, paguei um pouco mais caro mas sei lá eu gosto de comprar pelo ML imprimir boleto não é comigo. :P

Achei interessante o teste do link acima, tem cooler muito mais caro que o teste diz ser pior.

Depois que vi que o buffalo é pouca coisa melhor que o box não achei que valesse a pena, agora é esperar o pacote chegar. :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Apenas atualizando o tópico já que ninguém aguenta mais ouvir falar do meu E5200. :P

Instalei o Hyper 212 Plus da Coolermaster, de inicio fazia muito ruido pois sempre rodava na velocidade máxima (2000 RPM), liguei o Q-Fan (recurso da placa-mãe) e agora ele está a 848 RPM.

Queria testar pra ver se aumentando as temperaturas ele aumenta a velocidade do cooler ou se fica "travado" nos ~800 RPM mas não consegui obter temperaturas altas nem executando os testes de burning. :(

Espera ai...isso é bom não? :D!

:P

Temperatura ambiente de 12 ºC segundo o Google!

Idle:

3339yx2.jpg

Full Load:

91j8zs.jpg

Estou muito satisfeito com o novo cooler agora é criar coragem para o BSELMOD, obrigado a todos que ajudaram!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...