Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dicas sobre programação I


Léli za

Posts recomendados

Programação I .. você esta aprendendo C++ em programação I?

eu comecei com Pascal auahahu

bom só tenho uma coisa a dizer, se é o que você quer aprender programação leia

muito, compre bons livros.

se sabe inglês compre livros de que são bem melhores(na minha opinião)

Livros em inglês

- Beginning Visual C++ 2008( Ivor Horton ) Bem iniciante e cobre bastante coisa sobre C++/CLI

- The C++ Programe Language (Bjarne Stroustrup) (O criador do C++) é um pouco complicado é um dos livros mas bem falado sobre C++...

Caso queira programar para Windows vai ter que aprender sobre a API Win32

- Programming Windows (Charlez Petzold) esse cobre bastente coisa sobre Win32

mas caso queira ir mais a fundo com a Win32 aprender mais sobre a GDI do windows

- Advanced Windows

AGORA caso nao saiba inglês... temos muitos livros sobre programação de C/C++

no site da novatec tem muitos livros bons sobre C++ e C++ orientado a objeto..

se tambem quiser aprender programação de jogos.

eu recomendo.

Programação de Jogos com C++ e DirectX ( Andre Santee ) ( minha paixao )

espero ter ajudado

- Daniel Marcos -

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na minha humilde opinião,saber no minimo inglês hoje em dia é extremamente importante,ainda mais nessa área.Você poderá ler livros,documentações e etc em duas linguas..muito mais versátil.

Os bons materiais de diversos assuntos que eu conheço são em inglês (na verdade quase todos..).

Inicialmente você poderia se ater a conhecer seu compilador e um debugger,conhecer e aplicar o principio DRY,tentar deixar sua aplicação polimórfica e com muitos módulos,sendo esses desacoplados,sempre que possivel buscar portabilidade e procurar fazer códigos seguros (preocupar-se com buffer overflows,memory-leaks e coisas do tipo).

Várias dicas (inclusive essas citadas) podem ser encontradas no livro The Pragmatic Programmer,que é uma excelente leitura.

A..conhecer as bibliotecas que usa,assim como as padrões,é sempre interessante.

Quanto a C não tenho nenhuma leitura a te indicar,já que nunca li materiais totalmente direcionados ao mesmo.

Quanto a C++..

Nunca li o livro do Bjarne indicado pelo Daniel,mas suponho que seja bom.O do Deitel também dizem ser legal (e ter uma linguagem bem simples),mas também não o li.Ler materiais de qualidade para iniciar vai ajudar bastante.

Outra leitura essencial nesse caso é o livro Effective STL que te dá umas dicas legais sobre a STL.

Além disso,futuramente,estudar pesado a OO e dentro dela design patterns é interessante.Saber UML e ferramentas de source control também é muito bom.

A maioria dos livros da série C++ In Depth são também um must-read,sendo os livros selecionados pelo Bjarne.

Livros fora dessa série que eu recomendaria são o Effective C++ e o More Effective C++.

O livro da Head First de Design Patterns também é bem interessante (e de linguagem extremamente simples),apesar do código ser apresentado em Java.

Eu ficaria longe do livro do Ivor.

Quanto aos livros para a programação no windows,eu só indicaria que lesse livros do tipo caso fosse fazer coisas pesadas que deixassem a portabilidade um pouco de lado (memory scanner,device driver,etc).

Eu sou um verdadeiro fanzoca da Qt,já que é uma biblioteca extremamente portavel (um código para desktop (linux,windows,mac,etc) pode vir a funcionar em um celular com Symbian com poucas alterações (quem sabe até nenhuma)) que faz muita coisa (leia sobre aqui).

Ela eu aprendi apenas lendo a documentação,códigos de exemplo e tutoriais e usando-a.

Quanto a programação de jogos,sugiro que aprenda a OpenGL ao invés do Direct3D,já que essa é portavel.O redbook (que é grátis) e o site http://nehe.gamedev.net/ são bem interessantes.A Ogre é bem porreta,o livro Pro Ogre 3D Programming e os tutoriais do site devem te servir bem.A,para visualização 3D,a vtk também é porretinha (sendo desaconselhada para jogos),essa eu tendo apenas um contato básico e não conhecendo materiais de estudo de qualidade.

A..e novamente,leia muito.

Att. regreth

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom cara amiga creio que o primordial para você entrar no mundo da programação é saber o minimo de inglês, assim como disse o nosso amigo regreth, pelo seguinte motivo: as linguagens de programação estão com seus códigos em inglês, a maioria dos bons programas de desenvolvimento contam apenas com versões em inglês( salvo alguns mais comuns).

Bom na parte de programação em si eu dou a dica de você estudar antes logica de programação com a linguagem de portugues estruturado, é só você fazer alguns exercicios que você ja pega o jeito.

Em seguida passe para uma linguagem de programação simples, como por exemplo o C que tem em sua base o paradigma de programação estuturada, que na minha opinião é o melhor paradigma para quem esta começando.

Depois que você ja estiver bem treinada em estruturado procure uma linguagem de programação com o paradigma orientado a objetos, como o C++, C#, Java dentre outros. Eu aconselho o C++ ou o C# que será a linguagem orientado a aobjetos mais proxima do C que você tera, mais nada impede de você estudar java(como é o meu caso).

Bom é de suma importancia você estudar também junto com Orientação a Objetos é banco de dado, pois no mundo da programação de hoje é de suma importancia o programador saber orientação a objetos e banco de dados. Banco de dados temos diversas opções, como o mysql, firebird, orecle. Eu aconselho aprender sql pois hoje em dia todos os servidores web dão suporte a banco de dados SQL.

POr fim se aventure no mundo da programação WEB é muito bacana e divertidop e também muito rentavel, caso esse seja o foco de você querer aprender a programar.

Então fica ai as minhas dicas.

Espero ter ajudado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom,aprender lógica seria sim muito bom,agora começar por uma linguagem estruturada pra que?

No inicio C++ "é estruturado",e mesmo que não fosse,não vejo motivo pra começar em uma linguagem estruturada..

Quanto a aprender a usar um banco de dados,depende muito da área que ela quiser trabalhar,se for programação de jogos ou drivers por exemplo,não tem muita razão de aprender,mas é sim muito importante em determinadas áreas.

Quanto a Web,eu pelo menos acho meio monótono salvo raros casos (mexi e ainda mexo muito com PHP),mas é interessante aprender também (se quiser "brincar" um pouco na Web sem aprender uma nova linguagem,procure a biblioteca Wt para C++).

Att. regreth

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...