Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ajuda com PCB


JC Digital

Posts recomendados

Olá pessoal gente boa!

Seguinte: moro numa cidade muito fim de mundo, e é muito complicado achar peças e tal.

Mas dessa vez, estou precisando de uma plaquinha (PCB) para fazer um circuito pequenino, só que não acho nada pra comprar aqui. Também não é viável para mim comprar pela net, pois não vai chegar a tempo(sedex é caro).

Já tentei sem sucesso fazer uma com folha de alumínio colada em um papelão, mas a solda não pega no alumínio (_(

Aí, eu estou precisando da ajuda de vocês que têm mais experiência que eu, que me ajudem a resolver esse dilema. :lol:

Detalhe do circuito: Micro amplificador de som -> Imagem aqui. São só dois resistores, dois transistores e um capacitor.

Detalhe: o que eu quero é fazer uma PCB, não comprar os componentes, pois eu me viro com esses.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá,

No seu caso, pode ser usada uma ponte de terminais conforme imagem. Outra opção é retirar de aparelhos sucateados as placas, tirar os componentes, com uma lixa tirar as trilhas, com a placa "limpa" dos dois lados, voce coloca os componentes do seu circuito de um lado e os interliga do outro com fio. Em ultimo caso voce pode usar uma "barra de conectores sindal" facilmente encontrada em casas de materiais eletricos.

Att,

Fernando Voltani

post-254226-13884956669423_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok, obrigado pela ajuda, foi muito útil.

Mais uma dúvida: Nunca soube o que a expressão "Capacitor de 10uF" quer realmente dizer. Eu sei o que é um capacitor, e que ele tem 10uF, mas qual a tensão? Tipo, um de cerâmica que gosto de usar é o de 2.2uF por 220v, ou seja, ele tem 220v de isolação entre seus terminais. O circuito que estou montando usa duas pilhas (2,4vcc).

Já estou com tudo pronto para fazer aqui, tive a ideia de colar os componentes com cola quente no papelão, e como o Ivan disse, usar fios para fazer os contatos.

então, trocando em miúdos, é um capacitor eletrolítico, mas qual a tensão dele, sendo que o circuito trabalha com 3volts? (tem um resistor de 1m entre o cap. e a bateria.)

Circuito já montado: Aqui

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
Eu sei o que é um capacitor, e que ele tem 10uF, mas qual a tensão? Tipo, um de cerâmica que gosto de usar é o de 2.2uF por 220v, ou seja, ele tem 220v de isolação entre seus terminais. O circuito que estou montando usa duas pilhas (2,4vcc).
O capacitor mais fácil de encontrar para esta sua aplicação, seria os de 16V.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá não acho uma boa ideia usar cola quente, pois ela é isolante e pode fazer seu circuito não funcionar correntamente. Em uns circuitos acabou atrapalhando o funcionamento.

Sobre a placa não se funciona mas não custa tentar se você tiver dificuldade em arrumar uma ponte de terminais tente fazer uma usando uma madeira com pregos e solde o componentes nos pregos.

Espero que ajude.:lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado a todos vocês, já me ajudaram bastante.

Olá não acho uma boa ideia usar cola quente, pois ela é isolante e pode fazer seu circuito não funcionar correntamente. Em uns circuitos acabou atrapalhando o funcionamento.

Sobre a placa não se funciona mas não custa tentar se você tiver dificuldade em arrumar uma ponte de terminais tente fazer uma usando uma madeira com pregos e solde o componentes nos pregos.

Espero que ajude.:lol:

O capacitor mais fácil de encontrar para esta sua aplicação, seria os de 16V.

Legal a ideia dá tábua de pregos, até tenho uma pronta aqui de um trabalho que fiz, mas os pregos estão enferrujados. (_(

Então, esse amplificador de som funciona mesmo? Pelo meu pouco conhecimento, o BC548 é um amplificador, certo? E se eu substituísse o falante por um motorzinho, será que não poderia ativá-lo, a partir de uma fonte fraca de energia, usando a força das pilhas?

Acabei de fazer o esquema no ExpressSCH, me digam o que vocês acham.

post-456217-13884956674471_thumb.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha n tenho muito conhecimento pra dizer se o circuito funciona.

Mas a parte do motor vi em um site que você pode usar ele como um alto falante.

Dá uma olhada ai e ve se ajuda: http://www.feiradeciencias.com.br/sala15/15_45.asp

Só pra dizer eu não testei o projeto do site então não garanto o funcionamento

Qualquer coisa posta a duvida ai

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

... Mas a parte do motor vi em um site que você pode usar ele como um alto falante.

Dá uma olhada ai e ve se ajuda: http://www.feiradeciencias.com.br/sala15/15_45.asp

Só pra dizer eu não testei o projeto do site então não garanto o funcionamento

Qualquer coisa posta a duvida ai

Muito legal esse site http://www.feiradeciencias.com.br/sala15/15_45.asp :aplausos:!

Ok, a parte do falante e o motorzinho vai funcionar que é uma beleza. Vou fazer um projeto de um ativador remoto de computadores com um celular, e vou postar aqui no fórum, com base nesse circuito aí.

Fica aí para as próximas pessoas que precisarem dessa ajuda! Vou usar a tábua de pregos, com tachinhas em uma ripa fina. A solda gruda e é resistente. Vai ficar parecendo uma PCB de ilhas.

Obrigado a todos por sanarem minhas dúvidas. :bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...