Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ligar dois fans no mesmo controlador


Porks

Posts recomendados

E ai galera!

Tenho dois fans de 120 mm e um de 80 mm. Um de 120 mm fica na parte traseira retirando o ar, e está ligado na placa mãe. O outro de 120mm fica na frente, jogando ar nos HDs. O de 80mm fica na lateral jogando ar na placa de vídeo. Mas esses ultimos estão ligado direto na fonte, e estão fazendo muito barulho, ai pensei em comprar um controlador para diminuir essa velocidade, e achei o abaixo:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-146478643-controlador-de-rotaco-velocidade-de-coolers-do-computador-_JM

Minha dúvida é se haverá problema em ligar esses dois fans em paralelo, nesse controlador, ou se for o caso, ter que comprar dois controladores.

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, acho que não será possível. Conforme informado pelo anunciante, a corrente máxima suportada é 0,12 Ampéres (achei este valor muito baixo, se bobear você não liga nem 1 fan nele).

Verifique nas etiquetas dos seus fans, qual o consumo deles e compare.

Obs: O risco de ligar um fan de maior consumo que o especificado pelo controlador (potenciômetro) é que poderá ocorrer sobreaquecimento e danificar o mesmo.

Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

opa!

creio que o controlador citado nao vai guentar, ja que a corrente dele é baixa, e se ligar os dois juntos vai quieimar o potenciometro, alem de que até queimar vai esquentar um monte, (eu ja fiz isso), voce poderia ligar mais coolers nesse potenciometro se adaptase um transistor tip 31 ou 41, ai sim poderia ligar varios coolers junto.

valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...