Ir ao conteúdo

Filtros de poeira p/ fans.

PHSN

Posts recomendados

Postado

Galera, gostaria de tirar uma dúvida. Encomendei alguns filtros de poeira para meu CM690 não acumular poeira, porém li algumas pessoas dizendo que eles diminuem drásticamente o desempenho do fan (diminuem muito a CMF).

Queria saber se isso é realmente verdade, pois se for prefiro não utilizá-los e no lugar fazer limpezas periódicas em curtos espaços de tempo.

Fico no aguardo :D

Postado
Galera, gostaria de tirar uma dúvida. Encomendei alguns filtros de poeira para meu CM690 não acumular poeira, porém li algumas pessoas dizendo que eles diminuem drásticamente o desempenho do fan (diminuem muito a CMF).

Queria saber se isso é realmente verdade, pois se for prefiro não utilizá-los e no lugar fazer limpezas periódicas em curtos espaços de tempo.

Fico no aguardo :D

cara esse filtros diminui muito o fluxo de ar dos coolers. Compreis uns da AKASA e minhas também aumentaram significativamente e ao tirar as mesmas diminuiram. você pode fazer o teste e colocar a mão na frente do Fan com o filtro e sem o filtro e vai ver a diferença.

Abraços...

Postado
cara esse filtros diminui muito o fluxo de ar dos coolers. Compreis uns da AKASA e minhas também aumentaram significativamente e ao tirar as mesmas diminuiram. você pode fazer o teste e colocar a mão na frente do Fan com o filtro e sem o filtro e vai ver a diferença.

Abraços...

Droga =/

Vou deixar então apenas no fan de baixo e nos frontais que engolem poeira, os laterais quase não possuem vestigios de poeira.

E outra, vale a pena botar na fonte, para a fonte não ficar empoeirada por dentro?

Postado
E outra, vale a pena botar na fonte, para a fonte não ficar empoeirada por dentro?

É absolutamente desaconselhável fazer isso. O fan da fonte trabalha como exaustor. Colocando um filtro nela, você reduzirá drasticamente seu fluxo de ar, o que poderá tornar seu gabinete um "bolsão de ar quente".

Instale apenas nas entradas de ar. Nunca nas saídas.

Abraço.

Postado
É absolutamente desaconselhável fazer isso. O fan da fonte trabalha como exaustor. Colocando um filtro nela, você reduzirá drasticamente seu fluxo de ar, o que poderá tornar seu gabinete um "bolsão de ar quente".

Instale apenas nas entradas de ar. Nunca nas saídas.

Abraço.

É exatamente isso que eu pretendo fazer, minha fonte fica na parte de baixo do gabinete, o fan dela é voltado para baixo, puxa o ar frio de fora, só que ali em baixo tem muita poeira. Eu não falei que ia botar no fan exaustor não :D

Postado
É exatamente isso que eu pretendo fazer, minha fonte fica na parte de baixo do gabinete, o fan dela é voltado para baixo, puxa o ar frio de fora, só que ali em baixo tem muita poeira. Eu não falei que ia botar no fan exaustor não :D

Entendi. Imaginei que sua fonte ficasse na parte superior do gabinete, tendo em vista que esta é a disposição padrão de 90% dos gabinetes. Se ficasse na parte superior, estaria trabalhando como exaustor. :D

Como ela fica na parte inferior, acho que não há problema, até porque muitos gabinetes já vêm com este filtro de fábrica, nesta posição.

Aconselharia apenas monitorar periodicamente a temperatura da fonte com o "dedômetro", depois de instalado o filtro.

Abraço.

Postado

Sim, faço isso com todas minhas peça periódicamente, aliás, existe algum programa que meça temperatura da fonte :unsure:?

Postado
Sim, faço isso com todas minhas peça periódicamente, aliás, existe algum programa que meça temperatura da fonte :unsure:?

Da fonte não, tendo em vista a inexitência de "sensor de temperatura" nela.

• Membro VIP
Postado

Algumas fontes tem, mas elas não passam esta informação para a placa mãe ou outro componente. Apenas usam o sensor para controlar seu fan.

Quem sabe isto mude em alguma especificação ATX.

Postado
Algumas fontes tem, mas elas não passam esta informação para a placa mãe ou outro componente. Apenas usam o sensor para controlar seu fan.

Quem sabe isto mude em alguma especificação ATX.

Não sabia disso. Valeu pela informação! De qualquer forma, como estas informações não são transmitidas à placa mãe, o método viável para a medição da temperatura continua sendo o "dedômetro".

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...