Ir ao conteúdo

Fiz uma grande besteira no Netbook.

jeanmaia

Posts recomendados

Postado

Fui inventar de fazer a besteira de atualziar a BIOS do netbook Aspie One d250.

Não sei pra que. Tenho até vergonha de dizer o que eu fiz.

Quando cliquei pra atualizar... vi a a bios era mais anmtiga que a atual. Quando chegou no final do processo, travou o Net e começou a sair um barulho de ar de dentro do Net, ae fui fazer o que pediram pra jamais fazer, que era desligar.... só que ele não desligava! ai qual foi a maior cagada q eu fiz? TIREI A BATERIA COM ELE LIGADO, ae desligou de vez.

Aperto o botão pra ligar e ele nao liga, enfio o cabo do carregador e nem acende o led, morreu.

Tem solução??

• Membro VIP
Postado

Dá uma pesquisada ai no fórum que acho que tem um topico falando como recuperar BIOS de netbook Acer.

Se não funcionar, o jeito é acionar a garantia, se já não tiver mais garantia, o jeito é mandar numa pficina que regrave BIOS>

Postado

jeanmaia, será preciso regravar o BIOS.

Você tem duas opções (ao meu ver):

a) Se o netbook ainda está dentro da garantia, acho melhor enviar para a CPSY (SP-SP), a única autorizada da Acer no Brasil. Provavelmente você terá que pagar o envio de ida e volta, além do serviço de regravação, pois se trata de um problema causado pelo usuário.

B) Caso a garantia já tenha expirado, é mais viável procurar uma boa assitência técnica na sua região. O serviço deve ficar em R$50, acho que até menos.

Edit: tente o método a seguir Acer Aspire One BIOS Recovery. Boa sorte.

Postado

hmmm beleza.... achei q era irrecuperavel, mas na verdade ainda acho.

como vou recuperar a bios se o netbook nao liga?

quando esta ligado na corrente eletrica nao acende o led e tão pouco liga.

Postado

jeanmaia, o processo pode ser realizado mesmo que o netbook não mostre nada na tela. Se você tiver algum problema com o inglês, posso explicar os passos de uma forma mais simples.

Postado

jeanmaia, lendo os comentários daquele post, parece esse método não funciona no d250. Inclusie o BIOS é diferente, o do d250 é x.xx enquanto aquele é xxxx.

Mas acho que encontrei um outro jeito, darei uma boa lida e volto a postar. Aguarde mais um pouco.

Postado

nossa.... muito obrigado mesmo. valeu a atenção.

eu moro no exterior e resolvi formatar o netbook aqui porque tava cheio de informação.. dae resolvi fazer a cagada de renovar a BIOS, algo que eu nunc atinha feito e me lasquei.

valeu pela atenção.

Postado

OK, vamos lá:

A) Materiais necessários:

1. O seu Acer Aspire d250 com problema no BIOS

2. Um outro computador funcionando

3. Um pendrive (quanto menor a capacidade, melhor)

4. BIOS mais recente para o d250

B) Para baixar o BIOS mais recente:

1. Acesse: http://us.acer.com

2. Clique em Service & Support

3. Clique em Driver Download

4. Selecione Netbook > Aspire One > AOD250

5. Na parte debaixo existirão algumas abas, escolha a aba BIOS

6. Baixe a versão mais recente; no momento é a versão 1.27 (15/Março/2010)

C) Preparando o pendrive com o novo BIOS

1. Formate o pendrive em FAT (não FAT32 nem NFTS)

2. Abra o arquivo Zip que você baixou do site da Acer

3. Abra a pasta BIOS_ACER_1.27_Windows_AOD250 > DOS

4. Extraia os arquivos FLASHIT.EXE e KAV60.fd para a raiz do pendrive, eles não devem estar dentro de uma pasta

D) Procedimento de gravação do BIOS

1. Remova a bateria do d250, deixe apenas na tomada

2. Com o netbook desligado, plugue o pendrive nele

3. Com o netbook ainda desligado, mantenha as teclas Fn + Esc pressionadas

4. Pressione o botão Power para ligá-lo e depois de alguns segundos solte as teclas Fn + ESC

5. O processo de gravação deverá começar, pode levar entre 3-7 minutos

6. Cruze os dedos (opcional)

7. Quando terminado, o netbook reiniciará automaticamente e tudo deverá estar funcionando

IMPORTANTE: em todo o procedimento D, fique atento aos leds, por exemplo, em que momento eles acendem/apagam, se piscam ou não. Isso é para o caso de não der certo e precisarmos rever alguns passos.

Postado

otimo... muito obrigado, entendi perfeitamente

mas ainda há uma coisa grave nele.. porque quando eu ligo ele na tomada, antes de ligar o power, ele nao acende nenhum led indicando que esta na tomada entende. ta inoperante. =[

resumindo... simplesmente quando eu aperto o power ele nao liga. não acontece nada. hehe =[[

ah... já formatei o pendrive em fat.... já botei os arkivos e tentei ligado com o pendrive conectado e presionando fn + esc.

como um ser humano pode fazer uma besteira dessas? ueaheaieah

vou dar uma saida agora.... de noite ou amanha cedo vejo isso outra vez.

muito obrigado!

Postado

Ueh cara, liga pra assistencia e diz que você foi atualizar a BIOS e "do nada" o netbook desligou sozinho. Pergunte o que fazer.

• Membro VIP
Postado

Ehhhhh... se não liga, nem dá sinal de vida pra poder fazer o procdimento que o amigo passou ai, provavelmente a única solução é encaminhar pra oficina.

Atualização de BIOS/firmware sempre tem riscos, requer cuidados, se der errado é meio caminho pra inutilizar uma placa-mãe; infelizmente foi seu caso.

Postado

Esse note ai ta com cara de que ta com hardware danificado, se ele não da sinal de vida nem nada, pode ser que nele remover a bateria, a fonte de alimentação que fica dentro do note, tenha danificado, assim ela não envia energia para os demais hardware.

Peça para um tecnico bom dar uma verificada no hardware primeiro. Depois tente o procedimento de reescrever a bios.

Abraço.

Postado

Se o aparelho não liga nada, fazer o procedimento explicado pelos outros membros é impossível pois você danificou a bios do aparelho permanentemente. Só na assistência você vai conseguir algo, mas não adianta mandar para a Cpsy, como informou o outro colega que disse que ela é a única autorizada acer no Brasil. A Cpsy é autorizada mas ela apenas faz a administração da garantia, quem faz o serviço mesmo são outras empresas indicadas por eles. Provavelmente vai que trocar o chip da bios ou remover ele da placa para regravar.

Postado

jeanmaia, é uma pena que não tenha dado certo. De qualquer forma, boa sorte.

Obrigado ablacon64 por esclarecer a garantia da Acer.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...