Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Filmadora Digital

Posts recomendados

Enquanto fazia minhas pesquisas para comprar uma filmadora deparei-me com as filmadoras digitais. Pensei: talvez ser melhor gastar um pouco mais e comprar uma digital. Imaginei algumas vantagens e desvantegens desta aventura, e gostaria de tirar algumas duvidas e confirmar com vocês algumas ideias que me vieram se elas estão certas.

1) Uma filmadora digital parece que grava em cartao, certo? Existem modelos que grava diretamente em DVD ? Parece que sim, pelo que entendi do modelo DCR-DVD100 DVD da Sony.

2) Imagino que tal cartao deva ter uma certa duracao. Vi um de 22 minutos. Depois do qual, ele precisa ser descarregado e reutilizado. é isso? Eles podem ser reutilizados? Estes cartoes sao caros? Pergunto isso, pois talvez precise usar em viagens, onde não possa descarrega-los. Neste caso, precisaria comprar mais de 1 cartao.

3) A qualidade digital gravada deve ser inferior as fitas VHS, pois a imagem é compactada, embora a midia conserve melhor. A diferenca de qualidade é muito grande?

4) Ha meio pratico de transferir o video em cartao para DVD ou mesmo fita VHS? Pergunto isso porque O meu interesse pela filmadora digital, não é tanto usar o video no computador ou na internet, mas sim a facilidade de edicao que imagino haver. Imagino algo mais ou menos assim:

a) Gravo 1 cartao de 20 minutos e descarrego para o computador via porta USB, gravando no HD. Este processo é lento num PC III rodando Win 2000 ?

B) Regravo o mesmo cartao ou outros cartoes com a filmadora, e vou descarregando para o HD, ate completar o assunto que desejo editar.

c) Tendo todas as cenas gravadas, imagino que haja um software de edicao (deve vir junto com a maquina, não?), onde eu possa determinar os pontos exatos de interpolacao de imagens e ate acrescentar efeitos especiais (que, creio, devem ser disponiveis no proprio softaware) entre as cenas, gerando, ao final, uma sequencia de video de 2h, por exemplo, no meu HD (espero que caiba...).

d) O proximo passo seria transferir este arquivo de 2h de video para um DVD, atraves de um gravador de DVD, que terei de comprar e acrescentar no meu computador.

e) Pronto. Agora, posso usar o meu DVD para reproduzir o arquivo que gerei. Se preferir ter uma copia em VHS, creio que seja simples copiar do DVD para o videocassete, ou então comprar uma placa de video e acrescentar ao meu PC para ter uma saida de video, gravando direto do PC para o videocassete. é isso mesmo? A qualidade destas copias na fita de VHS fica boa ?

f) O gravador de DVD sao confiaveis? Sugerem alguma marca? Pode haver problemas de incompatibilidade entre o DVD que gerei e algumas marcas de reprodutores de DVD ?

5) As filmadoras digitais sao confiaveis ou ainda não vale a pena adquirir uma?

6) Se existir realmente uma filmadora que grava direto em DVD, me parece que esta seria uma melhor opcao do que gravar em cartao. Sao confiaveis? Dao muitos problemas? Alguma recomendacao de marca ou caracteristica? DVD virgem sao caros?

7) Sugerem alguma marca de filmadora digital? Alguns detalhes importantes que devo observar ao comprar a filmadora? Sugerem algum link em portugues onde eu possa tirar muitas destas duvidas?

Obrigado pelas informações

Claudio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1- a forma de gravacao depende do modelo e fabricante, podendo sim ser de cartao de memoria ou dvd , pelo que vi ela já finaliza preparando para ser visto em aparelhos dvd , contudo os dvds que vi com ela sao de 1.4 gb que eram 30 min de gravacao , todo dvd e caro mais o caro e coerente, depende do seu uso.

2- sim cartao de memoria depende da capacidade que você vai comprar ele tem de 16mb ,32mb , 64mb , 128mb e por ai vai ..quanto maior a capacidade de armazenar mais caro e. sim eles sao uma memoria apos passar para o micro você pode limpar essa memoria e continuar a usar novamente. você pode er varios cartoes para ir trocando conforme sua nessecidade ate descarregar no micro.

3- não fala isso ...a qualidade digital e a melhor qualidade pois possue melhor resolucao não se compara a vhs que e fraca ou e a pior na esca-la de video de o VCD (equivale ao vhs) SVCD e DVD que e a melhor , DVD e video digital , bom a diferencao e grande contudo por muitos passa despercebidos e melhor qualidade DIGITAL

4-bom virou mais um montao de perguntas......rsssssss

um detalhe o tempo de gravacao de uma filmadora digital vai depeder do formato usado por ela ok isso pode variar de modelo ou mesmo fabricante. o melhor seria sempre cartoes de memoria com alta capacidade caso opte por esse tipo, para onde vai transferir depender do modelo e recursos de saida que ela possue exemplo se ela tem saida pra tv pode ser que você possa jogar na entrada do video e assim fazer sua reproducao em vhs, logo essas informações tera que ver as especificacoes da camera que ira escolher.

so que se você usa um pc III e cru pra falar em edicao pois não sei o que tem nesse pc ? memoria?hd? etc....

agora uma coisa e certa a conversao na sua maquina não sera das mais rapidas.

pode sentar e esperar....rsssss

qualquer coisa estou ai , se esqueci de algo so perguntar, abraços

:bandeira:

Link para o comentário

Valeu as dicas, meu irmão.

Na verdade, quando postei este topico ainda estava comecando uma busca de informações para comprar uma nova filmadora. Nesta busca, me deparei com as filmadoras digitais em DVD e com as facilidades de edicao que ela proporciona. Realmente me entusiasmei com elas. Eu fiquei entre 2 opções:

1) Comprar o Studio Deluxe, um gravador de DVD e uma filmadora (neste caso, Digital ou VHS)

2) Ou comprar apenas uma filmadora digital que grave em DVD.

Confesso que pela facilidade, me entusiasmei mais pela segunda opcao. Principalmente ao conhecer a Panasonic VDR-M30:

http://www.panasonic.com/consumer_electron...dcamcorders.asp

Baixei o manual e já o devorei. Realmente me fascinou o que li: Alem de gravar em DVD (acho que ela não grava em cartao, apenas "fotografa" em cartao), tira fotos digitais, permite converter VHS em DVD, permite editar o DVD na propria filmadora (usando DVD-RAM) e dialoga com o PC via USB para gerar um DVD-R na propria filmadora (dispensando a compra do gravador de DVD).

porém, observei alguns problemas e gostaria de ter sua opiniao sobre eles e sobre esta filmadora de um modo geral.

1) A resolucao VGA (de 640 x 480) me parece baixa, pois vi um Sony DVD-M300 que tem resolucao de 1152 x 864. voce acha suficiente e boa esta resolucao de 640 x 480 ? Existe uma opcao (na VDR-M30) de gravar em XTRA que não sei se aumenta esta resolucao, mas sei que melhora a qualidade do video.

2) não possui sistema de infra-vermelho para gravar com 0 lux. Alguem escreveu um comentario sobre esta maquina dizendo ser muito ruim as imagens gravadas sem iluminacao adequada. Talvez ele não tenha usado backlight, ou feito os ajustes necessarios, mas foram 2 pessoas distintas que fizeram este mesmo comentario. Um deles sugeriu usar a opcao XTRA (que aumenta a qualidade, mas reduz bastante a duracao do DVD). O Sony DVD300 possui o sistema de infra-vermelho, mas o preco sai mil reais caro e parece que não tem (ou é bem limitado) o recurso de edicao, alem de que possui um zoom menor (240x na Panasonic e 120x na Sony). Alem do mais, me parece que, em termos de filmadoras, a marca Panasonic é mais confiavel do que a Sony.

3) No manual não diz nada a respeito do recurso "a-dub", ou seja, sobrepor uma trilha sonora ao som original sem afetar a imagem. Isto é muito util. Acredito que o soft que a acompanha (DVD-MovieAlbumSE) permita usar este recurso, mas não consegui o manual deste software. você conhece este soft? Sera que ele disponibilizaria tal recurso?

4) A filmadora possui apenas 3 tipos de efeitos especiais. Espero que o software que a acompanha possua outros efeitos para o momento da edicao e, de preferência, permita acrescentar plug-in com novos efeitos (se é que existem tais pacotes), para que o PC posa funcionar como uma mesa de efeitos especiais. Idem em relação a impressao de textos (fixos ou rolantes) na imagem. O manual da filmadora não diz nada, espero que seja possivel via soft.

5) Li num site que a VDR-M30 foi descontinuada, embora varios sites na Internet o esteja vendendo. Inclusive, no site da Panasonic ele continua presente.

6) Na sua resposta, o amigo disse que a gravacao num cartao é mais rapida do que num DVD. Creio que esta diferenca deva ser transparente ao usuario, pois não imagino terminar de filmar uma cena, e ficar aguardando a filmadora terminar de gravar na midia, como ocorre num processo de gravacao em CD ou DVD num micro. Nem quero imaginar uma coisa dessas... 8)) De qualquer forma, gostaria que o amigo explicasse melhor esta diferenca.

7) Sobre a configuração do meu computador:

Win 2000

Pentium III descrito como x86 Family 6 Model 11 Stepping 1 GenuineIntel ~1138 Mhz

256 Mb de Memoria RAM

Placa de Video: NVIDIA GeForce2 MX 100/200

HD MAXTOR 4D040h2 de 38Gb com 32Gb livres

CD-ROM: LG CRD-8521B

Placa de Som: CMI8738/C3DX PCI

Ta carroca para trabalhar via USB com a filmadora ?

Aproveito minha configuração para perguntar o seguinte: O manual da filmadora diz que dentre os pre-requisitos do PC deve haver:

Adaptador de video: suporta DirectX 8.1, e mem de video de 4M ou mais

Placa de Som: suporta DirectSound

você saberia dizer se esta minha configuração satisfaz estes pre-requisitos? Caso contrario, como eu poderia averiguar?

Ainda: Se eu acrescentar mais 256M de memoria, consigo um aumento de velocidade consideravel na utilizacao do soft ou existe algum gargalo, tornando pequeno a melhoria de performace para trabalhar com video?

Mais uma vez lhe agradeco. Estou tentando sanar estas duvidas para não me arrepender depois de comprar. Afinal, este bichinho custa caro...

Valeu.

Claudio

Link para o comentário

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!