Ir ao conteúdo

Levantador automático - Vidro Elétrico

victormantuaneli

Posts recomendados

Postado

Olá povo.

Meu carro não sobe os vidros juntamente com o acionamento do alarme. Apenas as portas travam. Mesmo que os módulos de acionamento prontos sejam baratos, eu quero fazer um^_^

Então, vou pegar o sinal do travamento das portas. Ele é apenas um pulso. Gostaria de usar um 555 trabalhando como um transistor temporizado em cima de um relé. Ficaria feliz em ter sugestões de esquemas, pois não sou muito bom nisso.

Obs: Já conheço os reles de tempo, porém eles não estão na margem de minha verba. Quero usar componentes que já possuo. Claro que provavelmenete seja necessário o uso de capacitores, resistores, etc.

Postado

Usar circuito temporizado só tem um problema: nem sempre os vidros vão demorar o mesmo tempo para atingir o seu ponto máximo (totalmente fechados). Imagine duas situações: 1) o vidro está totalmente aberto; 2) o vidro está aberto até a metade. Fica fácil notar que no segundo caso o vidro vai demorar menos tempo para fechar que no primeiro...

A questão é que se o vidro chega até o máximo e você continua alimentando o motor do elevador do vidro a corrente sobre ele sobe muito, o motor aquece e vai acabar queimando...

O "ideal" seria você aproveitar o tal pulso, mas colocar também um sensor para detectar o fim de curso do vidro e assim poupar o motor. Se você for utilizar algum sensor, utilize um do tipo NF (normalmente fechado). Assim, bastaria apenas um sensor e um único relé (nada de 555 e de transistor) para conseguir o que desejas...

Basta colocar o sensor em série com a bobina do relé. Enquanto o vidro não estiver totalmente fechado, o relé poderá ser alimentado por meio do contato do sensor. Quando você aplicar o tal pulso e o relé comutar, utilize o próprio contato do relé para alimentar a sua bobina. Assim, enquanto o vidro não subir totalmente, o motor será alimentado pelo relé. Quando o vidro fechar, o sensor corta a alimentação do relé (e o relé corta a alimentação do motor).

Postado

Mas ele já tem um fim de curso, amigo.

Está tudo certinho. Só falta o módulo mesmo. Eu estou meio boiando e não estou conseguindo pensar kkkkkk

Deu um nó em minha cabeça. Por favor, desenhe num esquema o que você tentou dizer. Lembrando que o pulso é de uns 2 segundos.

Postado

vejamos,o sensor de fim de curso poderia ser uma chave com contatos nf e na, assim enqto estiver em nf a bobina em seria com esta chave sera alimentada ,ate a chave ir para na q e na hora em q o vidro chega ao fim.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...