Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ajuda para conexao de cabos - p5qpl-am

Daniel Artony

Posts recomendados

Olá amigos do Fórum CDH.

Estou pretendento montar meu micro, tenho boa segurança com a maioria das conexões, apenas duas ainda não me certifiquei.

1 - Onde conectar o leitor de cartão de memória, na P5QPL-AM?:wacko:

O fabricante do leitor diz que a alimentação é uma USB interna, ok, então seria uma dessas, na imagem abaixo?

p5qplam.jpg

Mas, o plug do leitor se aproxima mais desses conectores da minha fonte, (marcados em vermelho) eu poderia ligá-lo diretamente na fonte?:wacko:

vx450wconectores.jpg

2 - Onde conectar o FAN 80mm (ventoinha) do gabinete, eu li, que pode ser ligado diretamente na fonte, mas, também na placa-mãe, na placa-mãe a velocidade de rotação pode ser controlada pela mesma, então, essa me parece a opção mais adequada pra mim, já que na minha região, (nordeste) o clima varia muito. Então qual o local que devo conectar o FAN (ventoinha) do gabinete, (3RSYSTEM R430) na P5QPL-AM?

OBS. Por gentileza, se puderem até mesmo usar a imagem acima para me mostrar, seria melhor ainda.

Agradeço diante mão, pois sei que os amigos do FCH são muito prestativos e vão me ajudar.

Abraços a todos.

Daniel Artony

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

fabricante do leitor diz que a alimentação é uma USB interna, ok, então seria uma dessas, na imagem abaixo?

correto, comece pelo lado que tem 4 pinos, se tiver mais de um desses conecte-o ao lado deste paralelamente, deixando o último pino só.

eu poderia ligá-lo diretamente na fonte?

nunca faça isso.

Onde conectar o FAN 80mm. eu li, que pode ser ligado diretamente na fonte,

se vier com o plug da fonte ligue-o nela, caso contrário.

também na placa-mãe

tem os conectores especificos para essa conexão estão indentificados como fan e geralmentes tem de 3 a 4 pinos dependendo do modelo.

Link para o comentário

correto, comece pelo lado que tem 4 pinos, se tiver mais de um desses conecteo ao lado deste paralelamente, deixando o último pino só.

nunca faça isso.

se vier com o plug da fonte ligue-o nela, caso contrário.

tem os conectores especificos para essa conexão estão indentificados com fan e geralmentes tem de 3 a 4 pinos dependendo do modelo.

MacLover, muito obrigado, me ajudou muito.

Muitas felicidades pra você e parabéns pelo seu desejo de ajudar aos outros.

Link para o comentário

Não deixe de postar de a dúvida foi esclarecida...

Pois não, Dj Rayke. Amanhã, pretendo montar o PC e postarei caso tudo corra normalmente.

Abraço.

tem os conectores especificos para essa conexão estão indentificados como fan e geralmentes tem de 3 a 4 pinos dependendo do modelo.

Esses pinos que o amigo MacLover citou, seria esses aqui? Caso não seja, alguém faria o favor, de tentar localizá-los pra mim, nessa imagem?

catsny.jpg

Pois pretendo ligá-lo na placa-mãe mesmo, para melhor monitoramento do FAN (ventoinha). Nesse modelo, não consegui localizr a descrição "FAN", onde se deve conectar o cabo do FAN (ventoinha).

Grato pela atenção de todos que puderem me ajudar.

Link para o comentário

amigo, acompanhando seu tópico, vejo que você tomando decisões por si próprio, vai acabar queimando a placa e inutilizando-a

Nunca faça nada sem perguntar,

você ligando esse cabo da fonte na placa, nada mais nada menos que torraria sua placa-mãe e até queimaria tua fonte

vx450wconectores.jpg

olha, isso aqui, são Jumpers, e não ligue, por favor, nada aqui

easycapture1f.png

tente re-colocar os jumpers azuis do jeito que estavam, você já fez foi descalibrar a placa com a retirada dos jumpers pra colocar os coolers...

eu não sei como você ainda não perdeu essa placa-mãe, ou se ela ainda vai funcionar.

A P5QPL-AM só tem 1 Entrada para fan, e essa entrada, é do fan do processador, você precisa comprar fans com entrada para fonte.

Link para o comentário

amigo, acompanhando seu tópico, vejo que você tomando decisões por si próprio, vai acabar queimando a placa e inutilizando-a

Nunca faça nada sem perguntar,

você ligando esse cabo da fonte na placa, nada mais nada menos que torraria sua placa-mãe e até queimaria tua fonte

vx450wconectores.jpg

olha, isso aqui, são Jumpers, e não ligue, por favor, nada aqui

easycapture1f.png

tente re-colocar os jumpers azuis do jeito que estavam, você já fez foi descalibrar a placa com a retirada dos jumpers pra colocar os coolers...

eu não sei como você ainda não perdeu essa placa-mãe, ou se ela ainda vai funcionar.

A P5QPL-AM só tem 1 Entrada para fan, e essa entrada, é do fan do processador, você precisa comprar fans com entrada para fonte.

-Michel-, Eu agradeço profundamente sua categórica informação, mas, jamais eu conectaria esses cabos da fonte, diretamente na placa. Esses conectores que torraria a placa, eu estava em dúvida, se poderia ligar o leitor de cartão, mas, o amigo MacLover, ja tinha avisado: "Nunca faça isso"

No manual da placa, esse local que você informou ser Jumpers, tem esse nome:

USB device wake-up (3-pin USBPW1-4, 3-pin USBPW5-8)

se isso caracteriza Jumpers, não questiono, pois, certamente você tem propriedade no assunto.

O local que eu havia identificado como Jumpers na placa seria esse:

easycapture3l.jpg

O que me confundiu, foi no local que você disse ser Jumpers, bem próximo, está escrito CHA-FAN e ter exatamente o encaixe do FAN do gabinete.

Mas, sua informação foi crucial e definitiva, de valia imensurável pra mim, agora sei, definitivamente, que a P5QPL-AM, não tem conector (es) para FAN. Agradeço de coração sua ajuda.

Link para o comentário

USB device wake-up (3-pin USBPW1-4, 3-pin USBPW5-8)

indica alimentação externa para conectores usb como HD externo, etc.

O que me confundiu, foi no local que você disse ser Jumpers, bem próximo, está escrito CHA-FAN e ter exatamente o encaixe do FAN do gabinete.

como a placa é nacional, é retirada uma série de recursos, inclusive a entrada para cooler do gabinete, existem conversores de 4Pin>3Pin do Cooler, talvez, comprando, irá resolver...

Link para o comentário

indica alimentação externa para conectores usb como HD externo, etc.

como a placa é nacional, é retirada uma série de recursos, inclusive a entrada para cooler do gabinete, existem conversores de 4Pin>3Pin do Cooler, talvez, comprando, irá resolver...

Amigo -Michel-, mais uma vez, muito obrigado, por sua contribuíção, já estou providenciando esse conversor (adaptador) que você citou.

Aqui no Fórum encontrei amigos com a mesma questão, aí já encontrei esse adaptador, acho que assim, provavelmente irá resolver a questão, o adaptador seria esse, correto?

http://www.justshop.com.br/home/produto/codigo:19,familia_id:77/cabo-adaptador-3-to-4-pin-com-rpm-e-pass-through-15cm

E será conectado a um conector 4 pin peripheral na fonte, certo?

vx450wconectores.jpg

Cabo Adaptador 3 to 4-pin com RPM e Pass Through

Cabo adaptador 3-pin to 4-pin

Controle RPM

Pass Through

15cm

Descrição

Como alguns fans de alta rotação consomem muita energia da placa mãe, este adaptador 3-4 pinos permite que o fan seja alimentado diretamente pela fonte e a sua rotação continue sendo monitorada / controlada pela placa mãe.

Função: adaptar a ligação elétrica de fans com conector 3 pinos ao conector 4 pinos da fonte e ter o monitoramento da rotação pela placa mãe.

O Pass Through possibilita continuar usando o mesmo conector para ligar outras peças.

Especificações

Comprimento Cabo de energia fan - 15 cm (macho)

Cabo RPM Monitoring - 15 cm (fêmea)

Aí surge outra questão, onde ligar o cabo de monitoramento do FAN na placa-mãe, se ela não tem sequer o conector do próprio FAN, que dirá o cabo de monitoramento, :o

Questão que não chega a me incomodar muito, o que eu quero é o FAN girando, mas, logicamente, queria poder, pelo menos, acompanhar a RPM do FAN, de vez em quando.

Amigo, Deus o abençoe, e muito grato pela sua ajuda.

Att:

Daniel Artony

Link para o comentário

Amigo -Michel-, mais uma vez, muito obrigado, por sua contribuíção, já estou providenciando esse conversor (adaptador) que você citou.

Aqui no Fórum encontrei amigos com a mesma questão, aí já encontrei esse adaptador, acho que assim, provavelmente irá resolver a questão, o adaptador seria esse, correto?

http://www.justshop.com.br/home/prod...s-through-15cm

E será conectado a um conector 4 pin peripheral na fonte, certo?

Clique aqui para ver no tamanho original.

Cabo Adaptador 3 to 4-pin com RPM e Pass Through

Cabo adaptador 3-pin to 4-pin

Controle RPM

Pass Through

15cm

Descrição

Como alguns fans de alta rotação consomem muita energia da placa mãe, este adaptador 3-4 pinos permite que o fan seja alimentado diretamente pela fonte e a sua rotação continue sendo monitorada / controlada pela placa mãe.

Função: adaptar a ligação elétrica de fans com conector 3 pinos ao conector 4 pinos da fonte e ter o monitoramento da rotação pela placa mãe.

O Pass Through possibilita continuar usando o mesmo conector para ligar outras peças.

Especificações

Comprimento Cabo de energia fan - 15 cm (macho)

Cabo RPM Monitoring - 15 cm (fêmea)

oi, o cabo é justamente , para fazer a ligação de fans com mais potência, e que não saõ girados em velocidade total apenas com a placa-mãe, pra funcionar o contador RPM, é necessário que você tenha pelo menos uma entrada Fan na placa disponível, como não tem, fica impossível, mas o fan funcionará normalmente

a ASUS está vacilando poupando componentes nessas placas novas, comprei a ASUS P5KPL-AM, por 220R$ na época, veio com 4 entradas pra fan fora o fan do processador.

veja:http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-148491378-cabo-adaptador-de-coolerfonte-l018-_JM

Link para o comentário

oi, o cabo é justamente , para fazer a ligação de fans com mais potência, e que não saõ girados em velocidade total apenas com a placa-mãe, pra funcionar o contador RPM, é necessário que você tenha pelo menos uma entrada Fan na placa disponível, como não tem, fica impossível, mas o fan funcionará normalmente

a ASUS está vacilando poupando componentes nessas placas novas, comprei a ASUS P5KPL-AM, por 220R$ na época, veio com 4 entradas pra fan fora o fan do processador.

Realmente, fiquei muito decepcionado com o fato da ASUS retirar esses recursos, mas, hoje resolvi ligar o PC, com a tampa aberta e uma ventilação externa mesmo, até mesmo pra verificar a condição dos jumpers que você citou, acabei instalando o Sistema Operacional e o resultado foi muito satisfatório. Tudo funcionando perfeitamente, LEDs, áudio frontal, USB frontal, etc.

Como o FAN não é um componente da placa, achei que não havia diferença em refrigerá-la com o FAN ou o ventilador que usei, kkkkk

Quando o FAN com o adaptador chegar, lá pro final da semana, eu faço essa última ligação que falta e se Deus quiser, tudo ficará certo, aí farei mais uma postagem aqui no Tópico, informando o resultado final. (estou escrevendo do PC montado e refrigerado com ventilador caseiro kkkkkk)

OBS. Só por enquanto, questão duas horas + ou -.

Mas, observem a temperaura dos componentes no Everest, é de dar inveja a muitos gabinetes com refrigeração sofisticada, é ou não é? kkkkkkk

easycapture1y.jpg

Abraços.

Link para o comentário

Quem acompanhou esse tópico, viu que pelo menos um ponto negativo da ASUS P5QPL-AM é a falta de um conector para o FAN do gabinete, pois, se você não for muito atencioso nas especificações da placa, antes de comprá-la e pensar que terminará a montagem do seu PC, se decepcionará como eu, a não ser que você more perto de lojas de informática onde possa comprar rapidamente um adaptador ou um FAN com conector para a fonte, sem essa opção, tive que esperar ansiosamente para finalizar a montagem do meu novo PC.

Sou do interior e tive que comprar um FAN com conector para a fonte, pela internet. Demorou uma semana, mas, hoje chegou, embora errado, sim, comprei de 8cmx8cmx2.5cm e veio de 12cmx12cmx2.5cm, como já tinha o FAN que veio no gabinete, com o tamanho certo, usei só o adaptador, FAN instalado e fegrigerando bem o gabinete, a placa-mãe e os demais componetes, como mostra a imagem do EVEREST.

snap3z.jpg

Não quero levantar outra questão, nem fora do tópico, mas, só notei a temperatura do processador meio alta, pois, a vi em certos momentos entre 50 e 65 ºC, entre inativo e carga e um dos núcleos, embora rapidamente, em incríveis 81 ºC, não sei, mas, na minha leiguice acho que pode ser o período de aderência da pasta térmica, já que a velocidade do cooler não está alta e os outros componentes estão com temperatura bem abaixo da média, agora está mais estável nos 50 ºC, (mas, ainda, em repouso) vou monitorá-lo bem. No geral, a questão inicial sobre conexão dos cabos na P5QPL-AM, está resolvida a meu contento, agradeço aos amigos que me ajudaram e aos moderadores que acompanharam o tópico.

Valeu amigos do Cluble do Hardware e o Fórum do Clube do Hardware.

Link para o comentário

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!