Ir ao conteúdo

Hd hitachi s-ata 3.0

Navegadora

Posts recomendados

Postado

Olá

Ganhei um HD HITACHI S-ATA 3.0 de 1TB e, claro, notei que minha motherboard não está lendo esse serial 3.0.

Configuração do PC:

Tipo de processador AMD Athlon 64, 2200 MHz (11 x 200) 3400+

Alias da CPU Venice S939

Identificador da plataforma D3h (Socket 939)

1,5 gb de RAM

Nome da Placa Mãe MSI RS480M2/RS482M2/RX480M2/RX482M2 (MS-7093) / MS-7184

Tipo de Bus AMD Hammer

Tipo de Bus DDR SDRAM

Tipo de BIOS Award

Versão da BIOS Copyright 2005 by Hewlett-Packard Company Rev. 3.34 08/31/2005

Tipo de BIOS Award Phoenix - Award BIOS v6.00PG

Nome do Sistema Operacional Microsoft Windows XP Professional

Propriedades do dispositivo ATA

ID do modelo SAMSUNG SP0842N

Tipo de dispositivo ATA-100

Capacidade depois de formatado 80 GB

Gostaria de colocar esse HITACHI como SLAVE (para fazer backup dos arquivos) e depois coloca-lo como MASTER. Ou, coloca-lo como MASTER e o outro como SLAVE para fazer o backup, porém não estou conseguindo.

Sou totalmente leiga nesse assunto, mas completamente interessada em aprender.

Notei que o HD SAMSUNG assumiu o ATA no BIOS e não sei como proceder.

Alguém poderia me mandar um tutorial bem mastigado para eu poder configurar esse HD? Também quero particioná-lo.

Se faltar algum dado de importância, postarei assim que for pedido.

Desde já agradeço

Navegadora

• Membro VIP
Postado

Bem vinda...

Vamos por partes...

O hd que você ganho é um S-ATA... Controladoras sata podem adotar apenas 1 device por canal, ou seja, não tem como você colocar o hd novo como slave... ele será sempre master...

Mas isso não significa que você não poderá utiliza-lo como backup...

O problema reside na sua placa mãe... ela tem entrada SATA, mas é da primeira geração, (SATA1) o que pode impedir seu hd de ser reconhecido... procure no hd um 'jumper' (chavinha) e se existe alguma indicação para você seta-lo como SATA1/SATA2...

Existem ainda o agravante da bios não suportar HDs de 1TB.. não creio que seja o problema, mas pode acontecer....

De qualquer forma, se você liga-lo corretamente (sem inverter cados e coisas do genero) não estará correndo risco algum... só o risco dele não ser reconhecido corretamente...

Sendo reconhecido você precisa entrar na bios (DEL no inicio do post, depois que o pc mostrar a quantidade de memória) e procurar pela ordem de boot.. seu hd antigo deverá estar no primeiro lugar...

Depois, se tudo der certo, seu sistema deve reconhecer adequadamente e instalar o driver...

Instalar o sistema (winXP) pode ser um pouco mais dificultoso, mas, tudo reside no fato da placa mãe reconhecer adequadamente o disco....

Postado

Navegadora

Apenas complementando as informações do Rafasordi.

Como já foi dito, sua placa mãe é Sata I e é necessário que o HD seja jumpeado nesse padrão para ser reconhecido primeiramente pela sua placa.

http://www.msi.com/index.php?func=downloaddetail&type=driver&maincat_no=1&prod_no=167

Mas, acredito que o Windows Xp instalado em seu HD IDE não irá reconhecer o seu HD SATA, por não possuir integrado ao Sistema o Driver Controlador Sata necessário.

Em placas mãe antigas como essas, tem que se preparar um disquete com o drive controlador sata para ser usado durante a instalação do Windows XP (Teclando F6), ou em minha opinião o metodo que uso e recomendo, que consiste em integrar o driver controlador sata ao Windows Xp usando o programa NLite e gerando um novo Cd Boot de instalação do SO.

Boa Sorte

Abraços

Postado

Olá, Rafasordi e bacalhau cruzmaltino. Obrigada pelas respostas. Entendi perfeitamente. Só esqueci de dizer q eu já coloquei o HD na cpu e ele funciona (tá quentinho... rss). Porém, como vocês disseram, não foi reconhecido. Mas vou fazer exatamente como vocês falaram (imagem da placamãe correta, bacalhau, obrigada) e depois posto aqui novamente.

Valeu:)

Olá, eu novamente...

Não há jumper no HD :(

Mas, olhando a placa mãe (não sei se pode ser alguma coisa), notei que os slots do SATA, tem cores diferentes. Na ordem, de baixo para cima, as cores são amarela, azul, branca e preta. Não tem nada escrito ou que faça outras referências.

Acho que ganhei um HD inútil prá minha placa :cry:

Mas valeu, gente. Espero que nas outras 2 cpus que tenho aqui, uma das placas sirva. Daí é só remontar um pc... rsss

Postado

Olá, pessoal

Estou devolta para uma pergunta.

Me falaram q eu posso usar um adaptador ou uma case para poder ligar esse meu HD como externo mesmo nessa minha placa-mãe.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-152555675-cabo-adaptador-usb-ide-sata-1-e-sata-2-com-led-indicativo-_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-149372199-case-gaveta-externa-p-hd-35-satasata-2-usb-20-1-ano-_JM

Qual a veracidade dessa "sugestão"?

Obrigada :)

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...