Ir ao conteúdo

Limpeza da fonte de alimentação

AndersonX

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal, estou um problema com minha fonte de alimentação, é que toda vez que ligo o PC a fonte faz um barulho estranho e depois de uns 10 min para. Estou achando que deve ser a ventoinha da mesma, aí estive pessando em abrir a fonte para limpar a ventoinha e lubrifica-la. Podem me dizer se esse procedimento é seguro, quais cuidados devo tomar e etc, pois na fonte diz que há risco de choque elétrico. Agradeço desde já. :confused:

Postado
Olá pessoal, estou um problema com minha fonte de alimentação, é que toda vez que ligo o PC a fonte faz um barulho estranho e depois de uns 10 min para. Estou achando que deve ser a ventoinha dela

Esse procedimento é quase sempre inútil, mas a ventoinha pode ser trocada. Aí resolve. Não há risco de choque se os capacitores não forem tocados.

Postado
Esse procedimento é quase sempre inútil, mas a ventoinha pode ser trocada. Aí resolve. Não há risco de choque se os capacitores não forem tocados.

Aproveitando para tirar um dúvida:

Com a fonte fora da tomada, ligar o fio verde com o preto, forçando a fonte à ligar, não descarregaria os capacitores? isso diminuiria o risco ou o eliminaria mesmo que eles sejam tocados?

Postado

Disse uma vez o Faller em algum lugar aqui do fórum que bastam alguns segundos fora da tomada para os capacitores descarregarem. Se assim for, não precisa curto. Como eu nunca testei isso, sugiro deixar uns 15 minutos ou então simplesmente não tocar nos capacitores. O alerta que as fontes trazem é para evitar que algum noiado meta a mão lá dentro com a fonte na tomada. Aí a coisa é feia.

• Membro VIP
Postado

Ligar o fio verde e forçar uma partida não afetará a descarga dos capacitores, pois os chaveadores não oscilarão nessa situação.....

Já mexi com reparação de fontes e posso dizer que a descarga demora um pouco, mas nada que impeça seu manuseio....desde que se saiba o que se está fazendo!

Sobre trocar a ventoinha, esse é o melhor remédio!

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...