Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Pastilha peltier

vidalokaone

Posts recomendados

Ai galera beleza?

assim oh , eu quero bota essas pastilha peltier no pc

( http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-150125679-pastilha-de-peltier-160-watts-alta-performance-selada-_JM )

e queria saber quais são os riscos pro meu pc, pois nao posso pegar como exemplo outros topicos do mesmo assunto, pois não enteeeendo nada e procuro entender ^_^.

gostaria de quem respondesse as coisas tipo, condensação , explicasse o que seria, pois tambem havera outras pessoas que nao entendem ( tipo eu ).

meu pc é assim ( nunca mexi, tomara q seja :D)

vou BOTA TUDO XD

Placa mãe ECS gf 8200A - black series

Proc AMD phenom x4 9650

gabinete simples pretinho sem fonte, com um coolerzinho atras

(o cooler se n me engano tem 8x8 e nao tem leed, é de aluminio)

fonte 600w reais c3tech 2.2 pfc ativo

2x memoria ddr2 pc800 2gb transcend

gravador de dvd sata Samsung

hd 500gb sata II Samsung

placa de video 1gb ddr3 ecs gf9800 gt dvi (infelizmente)

Gostaria de colocar na placa de video e no processador ou aonde desse xD

valeu ai bjs :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ai galera beleza?

assim oh , eu quero bota essas pastilha peltier no pc

( http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-150125679-pastilha-de-peltier-160-watts-alta-performance-selada-_JM )

e queria saber quais são os riscos pro meu pc, pois nao posso pegar como exemplo outros topicos do mesmo assunto, pois não enteeeendo nada e procuro entender ^_^.

gostaria de quem respondesse as coisas tipo, condensação , explicasse o que seria, pois também havera outras pessoas que nao entendem ( tipo eu ).

meu pc é assim ( nunca mexi, tomara q seja :D)

vou BOTA TUDO XD

Placa mãe ECS gf 8200A - black series

Proc AMD phenom x4 9650

gabinete simples pretinho sem fonte, com um coolerzinho atras

(o cooler se n me engano tem 8x8 e nao tem leed, é de aluminio)

fonte 600w reais c3tech 2.2 pfc ativo

2x memoria ddr2 pc800 2gb transcend

gravador de dvd sata Samsung

hd 500gb sata II Samsung

placa de video 1gb ddr3 ecs gf9800 gt dvi (infelizmente)

Bom, na minha opinião pessoal, colocar esse tipo de acessório sem ter alguma experiência com O.C. ou dissipação térmica não é nem um pouco recomendado. Esse tipo de pastilha requer um bom estudo antes da sua utilização, não só o fato da condensação, mas também do extremo uso da corrente elétrica da fonte. Uma fonte de mal dimensionada e/ou suma escolha de fonte em nenhum estudo pode comprometer o conjunto inteiro.

Vamos lá: vou supor que você queira reduzir a temperatura interna do PC, contruindo um "mini ar-condicionado" usando a pastilha peltier. Se for este o caso, vai precisar prendê-la com dois coolers completos, um de cada lado da plastilha. Assim vai evitar a condensação. Porém, vamos ver alguns pontos:

Existe significante redução de temperatura no lado frio da pastilha peltier quando um "mini ar-condicionado" é montado?

R: Depende do cooler que estiver montado do lado quente. Se a performance do mesmo for boa, sim. Quanto mais ele conseguir dissipar o calor, mais o lado frio vai resfriar. Porém, além de ficar horível (parece mesmo uma gambiarra das bravas quando é montado em casa), você estará automaticamente aquecendo o ambiente. Então você e seu próprio computador vão estar sofrendo com este aquecimento.

Não sei te dizer se esta fonte suportaria o peso da pastilha peltier junto com os demais componentes do conjunto. Isso é um caso a ser estudado, preferencialmente por você ou com um auxílio aqui do fórum, na área apropriada para fontes de alimentação.

Um erro grave que notei nessa sua nova configuração: o gabinete. Não compre gabinetes simples e mais baratos que encontrar. Procure sempre aqueles que oferecem um bom espaço interno, com várias opções de ventilação, preferencialmente com instalação de ventilação no teto para retirar o ar quente. Para este seu processador, dependendo do tipo de operação, um cooler como o Hyper 212+ da Cooler Master se sairia muito bem, mas é preciso um gabinete com pelo menos uns 22 cm de largura se não me engano. Para gabinetes com 19 cm de largura, um Hyper TX-3 já entraria numa boa. Se fosse o caso de um O.C., o ideal seria um sistema com arrefecimento por água como o Corsair H50 ou algum a ar de maior eficiência (se bem que eu acho que o 9650 não tem tanto O.C. assim...).

É melhor um bom gabinete, não necessariamente um absurdamente grande, mas um que seja espaçoso para uma boa circulação de ar, junto com a instalação de alguns fan's sileciosos com bom CFM já daria um ótimo arrefecimento ao sistema, e não seria necessário correr nenhum risco usando uma pastilha que consome um monte de energia elétrica.

E para finalizar, e não querendo me intrometer, não sei se realmente o sistema que está montando será tudo novo, pois este processador já não é mais fabricado (mesmo modelo que eu uso). Se possível, seria melhor optar por modelos mais recentes fabricados em 45 nm, consomem menos energia e tem uma performance superior, além de um controlador de memória melhor, com suporte a DDR3.

Link para o comentário

:) Agradeço Shura, gostaria de mais dicas pro pc, pois há varios problemas, como barulho na ventoinha do processador, gostaria de dicas de estabilizador que devo utilizar, e obrigado, poderia me mandar um link de um gabinete apropriado.

att agradeço

Boa tarde amigo.

Vamos por partes:

1 - barulho na ventoinha do processador. Existem "n" fatores que podem estar causando tal excesso de barulho:

a. Temperatura ambiente evelada. Se a temperatura ambiente estiver muito elevada, vai prejudicar o arrefecimento do sistema, e causar um excesso de barulho. Na tentativa de manter a temperatura mais baixa o possível, o sistema aumenta as RPM do fan do cooler do processador. Talvez o ambiente esteja com uma temperatura agradável, mas o gabinete é muito pequeno, mal ventilado ou está em um lugar muito fechado, causando sobreaquecimento. No caso de ser muito pequeno e/ou mal ventilado, o ideal é tentar organizá-lo o melhor possível internamente, para ter a melhor circulação de ar que seja possível. Caso esteja instalado em um lugar com pouca ventilação, procure instalar o gabinete em um local mais arejado. Existe algumas controvérsias em instalar ou não o gabinete próximo ao chão. O ar é mais frio no piso, porém aspira muito mais sujeiras.

b. Instalação do cooler feita de maneira incorreta. A temperatura do processador vai ficar mais elevada se a instalação do cooler não estiver correta. Muitas vezes, pode ser causado pela má aplicação da pasta térmica ou a colocação incorreta da mesma. Colocar pouca pasta atrapalha, mas colocar demais também vai prejudicar. Deve-se levar em consideração também o tipo de pasta que vai se utilizar. Algumas pastas são inadequadas para os processadores mais modernos que exijem uma grande dissipação térmica.

c. Cooler mau dimensionado. Isso ocorre em alguns casos, que mesmo com um bom gabinete, temperatura ambiente favorável e aplicação correta da pasta não são o suficientes. Algumas vezes, não é nem questão de mau dimensionamento, e sim temperatura ambiente de operação. Claro, que as temperatura ambiente de teste é bem inferior as que normalmente nossos computadores estão operando. O resultado é um barulho infernal produzido pelo fan do cooler box para reduzir o calor gerado pelo processador. Isso é resolvido com a substituição do cooler box por outro que seja mais silencioso e eficaz que o modelo box.

O estabilizador: já li em um post aqui no fórum, que o uso de estabilizador poderia ser um veneno para o micro, em alguns casos. Vai ter quem diga que o uso é necessário e outros que digam que não é, que vai prejudicar. Acho que isso seria necessário uma pesquisa própria, para saber se você precisa ou não de um.

Gabinete: esse é outro ponto a ser pesquisado. Depende muito do sistema que vai estar montando, temperatura ambiente de operação e o que pretende instalar no decorrer do seu uso. Por exemplo, eu uso um gabinete Empire Smart modelo 5970. Para mim ele é adequado, acomodou bem todo meu hardware interno, incluindo meu cooler Hyper TX-3, pois ele tem 19 cm de largura. Porém, não acomodaria um cooler Hyper 212+, que é maior e mais barato que o TX-3, além da instalação da fonte ser ao norte e não ao sul como em alguns gabinetes. Não possui tampa de acrílico e nenhum enfeite para fazer casemod, mas achei espaçoso o suficiente, pelo preço oferecido.

Sempre vão te oferecer gabinetes TT, CM entre outros. Não adianta sair pegando um gabinete que custa mais de 200 reais sem ter uma aplicação prática para ele. Assim como não adianta querer econimizar no gabinete, isso só vai prejudicar o conjunto inteiro. Procure um que seja adequado para suas necessidades, acredito que o pessoal possa te dar algumas dicas quanto a isso. Uma loja interessante de ser ver é a JustShop (www.justshop.com.br).

Link para o comentário

Fala ai shura

agradeço de novo amigão

tipo deixa eu explicar o problema com o cooler.

depois de meses, percebi que meu pc dava mais barulho que o caminhão do vizinho (sem exagero), botei neles para garantia, ai o cara falou da placa mãe, recebi o pc no primeiro dia tudo OK, Mas, no dia seguinte adivinha quem pareceu, o barulho, liguei para eles, falaram que o local poderia estar meio abafado, botei então num lugar que da até para mim dormir, mas o problema voltou, então botei neles de novo, eles ajeitaram a ventoinha que estava meio desnivelada(tipo soltinha) e ajustaram mas isso era inverno, claro que quando está frio ajuda o cooler a nao forçar, ai nao faz tanto barulho, falaram que podia ser o estabilizador que era de 300 va, que um de 500 ou 600 poderia ser melhor, 3 meses após (o que seria hoje), volta o destemido barulho, que da vontade de nem ligar mais o pc, por exemplo , vou escutar musica no pc, puuts não dá a ventoinha é mais alta, estou irritado para baralho, pois bem que eles podiam me avisar que o gabinete era pequeno, ai toda hora manda na assistencia técnica, ainda moro longe tem que pagar o frete :S, ai complica shura.

obs: pc em temperatura hd 30º u resto ta 50º e o cooler do processador ta 5000 rpm o.o, gostaria q tu me endicasse um gabinete bom pra esse caso, valeu shurao

e shura eu moro no rs tambem xD

Link para o comentário

Fala ai shura

agradeço de novo amigão

tipo deixa eu explicar o problema com o cooler.

depois de meses, percebi que meu pc dava mais barulho que o caminhão do vizinho (sem exagero), botei neles para garantia, ai o cara falou da placa mãe, recebi o pc no primeiro dia tudo OK, Mas, no dia seguinte adivinha quem pareceu, o barulho, liguei para eles, falaram que o local poderia estar meio abafado, botei então num lugar que da até para mim dormir, mas o problema voltou, então botei neles de novo, eles ajeitaram a ventoinha que estava meio desnivelada(tipo soltinha) e ajustaram mas isso era inverno, claro que quando está frio ajuda o cooler a nao forçar, ai nao faz tanto barulho, falaram que podia ser o estabilizador que era de 300 va, que um de 500 ou 600 poderia ser melhor, 3 meses após (o que seria hoje), volta o destemido barulho, que da vontade de nem ligar mais o pc, por exemplo , vou escutar musica no pc, puuts não dá a ventoinha é mais alta, estou irritado para baralho, pois bem que eles podiam me avisar que o gabinete era pequeno, ai toda hora manda na assistencia técnica, ainda moro longe tem que pagar o frete :S, ai complica shura.

obs: pc em temperatura hd 30º u resto ta 50º e o cooler do processador ta 5000 rpm o.o, gostaria q tu me endicasse um gabinete bom pra esse caso, valeu shurao

e shura eu moro no rs também xD

Placa-mãe? Ventoinha desnivelada?? Estabilizador??? Realmente, eles abusam da ingenuidade do cliente.

Bom, ao que tudo indica, teu PC é do tipo comprado pronto, e não montado em casa...ou estou errado (comprado pronto também pode ser que alguma empresa o tenha montado pra você)? Nesse caso, pode haver um problema de mau dimensionamento do cooler e problema na pasta térmica. Se o processador não resfriar, automaticamente o sistema vai alimentar o fan ao máximo, para ter o máximo de RPM o possível e assim resfriar o processador.

Teria como postar exatamente o valor de cada temperatura separadamente? E que tamanho tem teu gabinete? Teria fotos externas e internas dele? Nesse ritmo, no verão teu PC vai torrar por completo.

Link para o comentário

fala ai shurao, nao, eles me mostram o que posso mexer no pc, eu vou la e falo quero tal tal e tal , ai eles instalam no pc e o trazem pronto,.

http://img826.imageshack.us/img826/876/imagemno.jpg

0s caras estão me enrolando ate não poder mais velho, comprei o pc na Compujob , da uma mão ai shura valeu ai por tudo ^^

gabinete é preto, não tenho fotos dele mas creio que não seja maior que 19, ou seja menor e botei um cooler atras, mas não está adiantando nada, botei o site no direct link porque não atino como botar imagem aqui

att agradeço shurão

Link para o comentário

Pelo que vi, para um cooler box as temperaturas estão dentro do padrão aceitável. Infelizmente, a empresa que você citou, assim como várias outras, simplesmente não prestam. Pra te vender são campeões, já o pós venda...

Acho que o negócio é levar com a barriga como dá, e depois de terminar a garantia começar a mexer por conta própria. Com a boa vontade de alguns montadores, é capaz de tu mandar instalar o melhor dos coolers e ele não dar resultado nenhum.

Também, seria necessário aferir a temperatura diretamente no processador da melhor forma o possível, pois a ECS tem uma grande má fama de informar tudo que é temperatura de forma errada o possível (se bem me lembro, eu mesmo comentei isso em algum post da minha prórpia placa).

Link para o comentário

Amigo tem uns cooler da Cooler Master que são bem baratos, custam em média 25R$, só não sei se vão dar conta de um Phenom, mas são bem silenciosos.

Agora você pode comprar um cooler melhorzinho que com certeza fará bem menos barulho que o box e será bem mais eficiente, recomendo o Hyper TX3 ou o Hyper 212 Plus, se não couber no seu gabinete pode deixar ele aberto se não se importar, tb pode dar uma olhada no Ice Cube 2 da eXtream, é relativamente pequeno, possuo um e o meu amigo tb, e coube de boa no gabinete dele que é bem apertado.

Se for realmente pequeno creio que o Hyper 212 não vá caber, mais o TX3 é um bom cooler e é barato e relativamente pequeno, acho difícil não caber, pensaria principalmente nele.

Link para o comentário

Shurao da umas dica ai de uma loja boa em poa, q tenha uns gabinete e da umas dicas dele também, valeu aeee shura

agradeço ai sky vou da uma olhada sim parcero, valeu ai.

http://www.hardstore.com.br, fica na Goethe. Fala com o Edgar ou com o Araújo. As peças deles são de ótima qualidade. O problema fica a questão da tua garantia com a compujob.

Link para o comentário

Vaaaaaaaaleeeeeeeeu shura , muito obrigado velho, vou fala com eles sim,nao aguento mais , ou é o barulho do cooler ou é u gabinete aberto --'.

vllwwwww shura abrass Irmão

e me responde uma coisa, o gabinete blue eye resolve meu problema, ou o xblade?

e se compra u gabinete tenh q compra o cooler tx3 também?

Link para o comentário

Só vendo as medidas dele. Mas acredito que pelo valor, consiga um gabinete melhor e mais bem acabado (não sou fã de Leadership) e não tanto...chamativo. Detalhe, que nem no site do fabricante tem o tamanho...

Procura gabinetes da Cooler Master ou da ThermalTake. Um tt V3 Black Edition tu acha por uns R$ 200,00, e tem muitas opções para instalação de fan's.

Link para o comentário

dei uma olhada nesse v3 black edition ai, da pra por cooler ate no superior, mas em espaço interno o blue eye é maior, as medidas dele é 48/20/54, tem 1 cooler atras 1 na frente e 1 do lado. o frontal é bem grandinho ^^

Bom, ai o negócio vai mais por gosto mesmo...só por favor, não compara ThermalTake com Leadership, senão o povo vai cair de pau nesse post. Hehehe

Boa sorte e baixas temperaturas!

Link para o comentário

• Membro VIP
Bom, ai o negócio vai mais por gosto mesmo...só por favor, não compara ThermalTake com Leadership, senão o povo vai cair de pau nesse post. Hehehe

Boa sorte e baixas temperaturas!

Só uma pauta aqui que esse blue eye não é da le***ship, e sim da aerocol (com o nome de aeroengne), a verdadeira fabricante do gabinete (como mostrado no teste do gabinete), eu tenho ele e é bem espaçoso, na época que comprei foi a melhor escolha, hoje já tem uns melhores que ele no quesito custo benefício, com o V3 black.

________

Edit

le***ship só remarca produtos importados (ta mais para importadora ou para distribuidora), e os vende, fazendo com que o consumidor ache que é ela que fez (ela nem deve ter fábrica para fazer tudo que vende, se tiver alguma fábrica[de remarcação?]).

Link para o comentário

Só uma pauta aqui que esse blue eye não é da le***ship, e sim da aerocol (com o nome de aeroengne), a verdadeira fabricante do gabinete (como mostrado no teste do gabinete), eu tenho ele e é bem espaçoso, na época que comprei foi a melhor escolha, hoje já tem uns melhores que ele no quesito custo benefício, com o V3 black.

Isso explica a falta de informação no site da Leadership!

Link para o comentário

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!