Ir ao conteúdo

Asus P7P55D PRO: problemas no reconhecimento de dispositivo de áudio no XP

AbedeNego

Posts recomendados

Postado

Olá minha gente. Estou a escrever para saber se algum proprietário da mobo Asus P7P55D PRO já experienciou o problema do não reconhecimento, no windowsXP, do "dispositivo de Áudio no Barramento do high Definition Audio":

udionobarramentodohighd.png

Ou seja, o WindowsXP SP3 não está reconhecendo este dispositivo de modo algum.

No entanto, o som - ao menos aparentemente - está funcionando normalmente, sendo inclusive reconhecido o drive do "VIA High Definition Audio", com se vê na figura abaixo:

viahighdefinitionaudio.png

Também o software "Via HD Audio Deck" foi instalado e funciona.

Estou utilizando o Windows XP SP3 com as últimas atualizações e os últimos drivers para a placa mãe disponibilizados no site da Asus (instalados ato contínuo de um "clean install" do OS). A BIOS, no entanto, é a mesma de fábrica (não a atualizei).

Além desta mobo, meu Desktop inclui um Core i5 + (GPU) Ati Radeon HD 5770.

Assim pergunto:

a) Alguém tem ao menos alguma ideia do que seja e para que serve esse "dispositivo de Áudio no Barramento do high Definition Audio"?

B) Qual possível solução a ser tomada?

PS. Também percebi que, no WinXP, quando utilizo fones de ouvido (e com as caixas de som desplugadas) não permanece ativada - nas propriedades de áudio (em "configurações de alto-falante">"avançadas") - a opção "fones de ouvido estereofônicos", sempre retornando imediatamente e de forma automática para a opção anterior: "Alto-falantes de Desktop estereofônicos".

Não permanece esta opção ativada, sempre retornando para a das caixas de som:

fonedeouvido.png

A propósito, o fone que utilizo é SENNHEISER HD 202, digo isso pelo fato de não saber se esse não reconhecimento do fone é inerente a esse modelo ou mero problema de software mesmo.

Muito obrigado pela atenção e colaboração.

Até.

Postado

A propósito, esqueci de mencionar que esse problema existe mesmo com os drivers Catalyst 10.7 já instalados.

Então, será que alguém saberia do que se trata e como resolver?

Postado
Primeiramente, é necessário instalar o driver do barramento de áudio de alta definição:

http://drivers.softpedia.com/progDownload/Microsoft-UAA-Bus-Driver-for-High-Definition-Audio-Download-42031.html

Olá, meu chipset de som é da VIA, enquanto o indicado - aparentemente - serveria mais para dispositivos da realtek, in verbis:

"Microsoft UAA Function Driver for High Definition Audio - Adi 1983

Microsoft UAA Function Driver for High Definition Audio - Adi 1986

Microsoft UAA Function Driver for High Definition Audio - CMedia 9880

Microsoft UAA Function Driver for High Definition Audio - Conexant Waikiki

Microsoft UAA Function Driver for High Definition Audio - Realtek 260

Microsoft UAA Function Driver for High Definition Audio - Realtek 261

Microsoft UAA Function Driver for High Definition Audio - Realtek 280

Microsoft UAA Function Driver for High Definition Audio - Realtek 880/860

Microsoft UAA Function Driver for High Definition Audio - Sigmatel 9770

Microsoft UAA Function Driver for High Definition Audio - Sigmatel 9772

Realtek Content Creation Bay

Realtek High Definition Audio"

Diante disso, será que tal driver seria o indicado para o audio da minha mobo?

Ademais, não estou conseguindo baixá-lo pelo link indicado, dá um tal de dns error. Haveria algum outro link funcionando?

Obrigado.

PS. Parece que o WinXP SP3 já vem com tal driver. e como tenho o SP3, parece que não vai funcionar, a exemplo dos comentários na site de download:

"This driver is included in SP3.. that`s why you can`t install it.

Anyway, i have SP3 and had no problem with it; audio quality is awsome"

Postado
Certifique-se de que o HDA está habilitado no setup.

Se ainda assim não funcionar, pode ser necessário atualizar a bios.

Oi, o HDA está sim habilitado no setup da BIOS. Também, antes de instalar os drivers de áudio da mobo (logo após a instalação do XP) haviam dois "dispositivo de Áudio no Barramento do high Definition Audio" não reconhecidos: enquanto após a instalação do driver de áudio, restou apenas um desconhecido.

O som funciona normalmente. No entanto, não sei se está a perder em qualidade (ao menos parece bem melhor que o de uma creative live off-board).

Meu grilo mesmo é com o não reconhecimento do fone de ouvido, pois o mesmo só pode ser utilizado no modo "Alto-falantes de Desktop estereofônicos".

• 2 semanas depois...
Postado
Quanto aos fones, experimente desinstalar o software da VIA.

Quer dizer que o problema é o do software "Via HD audio deck"? Mas com a sua desinstalação, também é removido os drivers de áudio.

No mais, notei mesmo que não há opção de seleção para "headphones" nesse software, só "Speaker".

Confesso que fiquei um pouco decepcionado com a qualidade do áudio. Não é muito diferente (ou impactante) do que a minha velha sound blaster live! de outrora. Esperava que fosse melhor.

Me questiono se o codec de áudio dessa mobo é mesmo equivalente em qualidade ao de uma Sound Blaster X-FI offfboard.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...