Ir ao conteúdo

GF310m: pasta especial?

Ricardo M C

Posts recomendados

Postado

Galera, tenho um notebook Lenovo G460 i5-430m com placa Geforce 310m (512mb ded.) e resolvi instalar um joguinho (coisa simples q qq notebook mais barato rodaria: GEM BALL ANCIENT LEGENDS). Mesmo assim, a temperatura da GPU chegou a 83ºC (Everest). Usei uma base refrigerada NOTEPAL Infinite da Cooler Master, mas só faz efeito se tirar a tampa inferior do notebook, então resolvi conferir a pasta térmica (cinza e seca, parecendo uma borracha). Como não é reaproveitável, utilizei aquela pasta térmica branquinha, comum q compramos na eletrônica. Acontece q depois da troca dessa pasta ele está super melindroso. A temperatura sobe muito rápido. Abri o joguinho e em menos de 10 segundos a GPU atingiu 102ºC e o notebook desligou. Conferi tudo novamente: troquei a pasta, observei se o cooler estava girando e se o dissipador estava bem preso, mas não melhorou. A GPU está atingindo 80ºC abrindo um simples filme ou algumas abas do internet explorer (antes de trocar a pasta ele ficava em 65ºC... e 51ºC sem fazer nada). O q possa ser isso? Será q preciso usar pasta térmica especial ou algo assim? Não acredito q isso rachou o núcleo tão rápido!!!

Nota: Não alterei mais nada além dessa pasta. Nem mesmo configurações. O cooler acelera, reduz de pára como sempre fez, normalmente. O Windows está bom e tem comportamento normal se não estiver usando algum aplicativo... Desde já agradeço a paciência!

• Membro VIP
Postado

Na parte do dissipador que encosta na placa de vdeo tem parafusos ou não?

Se não tiver, o melhor seria usar adesivo termico, aquele que parece uma borrachinha; pasta térmica só se usa se tiver parafusos pra podermos apertar e ficar um contato maior entre o dissipador e a placa de video.

Se tiver parafusos, limpe tudo, refaça o serviço com pasta térmica em quantidade adequada e aperte bem os parafusos.

E use uma pasta boa, tipo a Arctic Ceramique; a pasta branca genérica tem desempenh ruim comparado a uma boa pasta.

Postado

fccanhao: Cada parafuso do dissipador possui uma mola para pressioná-lo nos chips, portanto não tem regulagem e fica super encostado, a ponto d espremer a pasta quase toda pras bordas dos chips. Qto à pasta d má qualidade, tb tenho esperanças q seja isso.

icefly: É a 1º vez q posto uma foto aqui, então não sei se estou fazendo certo, mas se aparecer, dará pra ver como é o sistema. São 4 parafusos no i5 e 2 parafusos no nVidia, todos bem firmes, que não permitem a possibilidade de montar errado ou deixar o dissipador frouxo. Bom, agora vou procurar uma pasta melhor e ver no q dá. Aqui em Brasília é horrível pra achar essas coisas. Acho q terei q pedir no mercadolivre. Me indicaram além da Ceramique, a Silver 5 e a Cooling MX2, Já li por aí q a Silver 5 é a melhor, mas pode causar danos por ter condução elétrica. E então, qual a melhor no meu caso? Valeu pela ajuda galera... Postarei os resultados aqui.

• Membro VIP
Postado

Ok, as fotos ajudaram.

você tem que aplicar pasta no die do processador e na gpu onboard que tá ao lado dele, a quantidade deve ser de acordo com o manual do fabricante da pasta, mas num die pequeno como esses, do tamanho de um grão de arroz já basta e de modo que a pasta de um, não encoste na da outro.

Aqui no CDH tem artigos explicando como aplicar pasta.

De quantidade, essas foto ai embaixo com uma ervilha e um pingo de pasta dá noção do tamanho, mas confirma no manual da pasta.

29019411.th.jpg 39474171.th.jpg

Na gpu dedicada você tem que analisar se com aqueles 2 pontos de parafusos vai dar pressão suficiente pra que o contato fique bom entre gpu - pasta - disspipador, porque se ficar uma brecha por menor que seja não vai ter contato e dai vai esquentar mesmo e o melhor seria usar o adesivo térmico, infelizmente.

Confira se apertou todos os parafusos direito ou se montou o dissipador meio "torto"; cheque se o dissipador ficou bem assentado e depois aperte os parafusos.

Quanto à pasta conduzir eletricidade, isso só vai acontecer se o cara passar muito e der uma zebra muita grande. Eu usaria a AS5.

Se tu tiver receio, vai de Céramique ou a MX2 que ela é feita a base de um material que não tem prata na composição... uso um tubinho dela a 2 anos e perto do material que vem instalado em cima da cpu de notebooks, ela é bem melhor.

Se puder, tira umas fotos ao aplicar a pasta e manda ai no tópico.

Postado

Concordo com o que o Icefly falou... principalmente na parte do adesivo termico para a GPU. Meu antigo M-series da Gateway, esquentava na mesmo faixa que esse seu laptop, e após conversar com o pessoal da Gateway(Carlos), ele disse que eu poderia enviar o laptop para eles limparem, ou se eu preferisse, eu mesmo poderia fazer a limpeza, e uma das coisas que ele mais bateu na tecla, foi ao uso de Adesivo termico para a GPU que eu teria que usar um igual(porque a gateway ja usava o de melhor qualidade) e o que poderia estar comprometendo a temperatura foi acumulo de poeira por baixo do cooler, e so tirando ele para limpar... e claro q para tirar ele eu teria que trocar a pasta termica.

Caso você não encontre o adesivo termico, você pode tentar entrar em contato com a Gateway e tentar comprar com eles o adesivo termico.

Postado

Se ta subindo assim a temperatura e´provavel que a Gpu nao ta encostando no dissipador,faça um teste com uma camada bem fininha de pasta termica,tipo na hora de por o dissipador não o pressione na gpu tenta encaixar ele com cuidado dae aperte os parafusos e logo em seguida solte os novamente e ve se ficou a marca da pasta termica no dissipador,no meu note a gpu nao fazia contato com o dissipador ae tive que por uma chapinha de cobre de 2 milimetros para substituir o adesivo termico.

Postado

Galera, primeiramente quero agradecer a boa vontade q estão tendo! Reparei q vocês sempre ressaltam o fato de não estar encostando o dissipador nos chips e por isso tirei umas fotos mais detalhadas pra verem q não tem como montar errado. Se estou errando, é na quantidade de pasta.

Foto do dissipador (i5): http://img198.imageshack.us/img198/9752/p1708100847.jpg

Foto do dissipador (nVidia): http://img42.imageshack.us/img42/4986/p1708100848.jpg

Icefly: Eu dei uma rodada na cidade e por aqui só acha aquela pasta térmica branquinha mesmo. A maioria nem conhece adesivo térmico ou pasta com prata. Fui a diversas lojas e só em uma delas achei uma pasta diferente, chamada SPIRE SP-700 (10% de prata), q não é nada barato: R$10,00 o tubinho de 0,5 gr. Mesmo assim comprei pra não perder a viagem... Mas na verdade perdi, pois não resolveu! Rs...

Foto da pasta branca (Após desmontar): http://img690.imageshack.us/img690/5154/p1708100851.jpg

Foto da pasta Spire (Antes de montar):

nVidia

Quantidade usada: http://img690.imageshack.us/img690/7609/p1708100917.jpg

Espalhada: http://img64.imageshack.us/img64/8665/p170810092501.jpg

i5

Quantidade usada: http://img808.imageshack.us/img808/6447/p170810091701.jpg

Espalhada: http://img97.imageshack.us/img97/6706/p1708100925.jpg

Foto da pasta Spire (Após desmontar):

Dissipador e GPU: http://img831.imageshack.us/img831/4876/p1708101155.jpg

Dissipador e CPU: http://img204.imageshack.us/img204/5329/p170810115501.jpg

Especificações da pasta SPIRE SP-700: http://www.spirecoolers.com/main/product_detail.asp?ProdID=458

Temperaturas rodando somente o Seven: http://img84.imageshack.us/img84/3469/captura012.jpg

Conclusão: Ou fiz algo errado ou essa pasta Spire é uma droga mesmo, pois não adiantou em nada.

rafael_duo: você deu uma boa ideia. Amanhã irei à autorizada q é aqui perto e já conheço o técnico... Quem sabe ele me arruma ou vende um pedaço desse adesivo térmico. Aproveito e levo o notebook pra ele ver.

Dellzinho: Boa ideia tb essa da chapinha... Se o problema não for pasta de má qualidade, talvez seja essa uma solução... Tentatei achar o adesivo térmico, se não conseguir aí parto pra esse lado e tb alguma pasta das q o icefly mencionou.

Vou postando qualquer novidade aqui até a resolução desse problema pra servir de referência. Valeu pessoal.

Postado

Exagerou na pasta, use o equivalente a meio grão de arroz em cada die (são pequenos). Eu não costumo espalhar as pastas de base metálica, o resultado (no meu caso) sempre foi temperatura menor sem espalhar, a pressão do dissipador sobre o die já é suficiente.

Ademais, 83ºC não são um exagero, e a refrigeração depende também do BIOS. Se a ventoinha só for acionada a 80ºC, por exemplo, trocar pasta térmica, colocar cobre, etc. pouco vai adiantar. No meu P7805, o upgrade do BIOS deixava a 9800 a 85ºC em idle, voltando à versão anterior retornou ao patamar de 50ºC.

• Membro VIP
Postado

Acho que você exagerou na quantidade de pasta.

É só um pouquinho que se aplica pois se exagerar na quantidade, o efeito será inverso, em vez de ajudar vai é atrapalhar.

A pasta serve pra preecher os gaps minusculos que tem na superficie do die e do dissipador, por isso não adianta rechear com uma bolota de pasta.

Mas o essencial é seguir o manual de aplicação da pasta, pois isso pode variar de uma marca pra outra.

Outra coisa, leia o manual da pasta, pois talvez ela precisa de um tempo pra apresentar o melhor resultado, por ex a Céramique fica melhor depois de 25hs de uso, já a As5 leva 200hs.

Eu removeria tudo, limpava e aplicava a quantidade certa.

Postado

Quando voce ta apertando o dissipador, esta seguindo a risca a numeração da ordem dos parafusos ?

voce não pode apertar um, depois o outro e outro.

tem que dar uma volta no parafuso numero 1, depois no numero 2 e por diante ate o ultimo, e ai iniciar de novo.

vai fazer isso ate ter pressão. não pode ficar apertado. tem que ter a pressão certa de aperto. quando voce começar a sentir o parafuso firme, é questão de testar e ver se esta Ok.

PS, 83C para uma gt310 jogando tava boa hehehehehe elas ficam por ai mesmo em stress.

Próxima vez posta perguntando antes se esta Ok as temperaturas.

[]'s

Postado

P_morac: Entendi sobre a Bios. O cooler parece acionar a partir de 60°C, aumentando a rotação em 70°C (e desligando qd cai pra 50°), Quanto a Bios, por se tratar de um modelo lançamento, é a primeira e única versão, sem downgrades ou upgrades... Mas diminuirei a quantidade de pasta e não espalharei pra ver no q dá! Obrigado.

Icefly: A pasta não veio com manual... procurei no site e no Google, mas não achei, mas farei do jeito q vocês estão falando. Li q um usuário usou essa pasta e diminuiu em 10% a temperatura da placa de vídeo dele, portanto não deve ser tão ruim assim... Valeu.

LordNikon: Pois é, eu deveria ter perguntado antes d desmontar a bomba... Já estou acostumado a trocar pasta térmica, mas não sabia q esse aqui era tão melindroso... Rapaz, até encuquei com essa numeração, mas como os parafusos não são numerados não levei isso a sério, agora q você falou q me liguei na ordem de aperto. Viajei, mas seguirei a ordem agora. No caso da temperatura estranhei pelo tipo de uso... Todo aplicativo pesado ou filme em alta definição q usei nele foi até 66°C em dias quentes e de repente um jogo tão simples atingir 83º é meio assustador... Valeu!

David Morais: Está na garantia sim.... Tem pouco mais de um mês de uso. Vou fazer do jeito q a galera está falando e postarei o resultado. Se não der certo eu tentarei levar na assistência e resolver isso sem precisar abrir o chamado na Lenovo, pois demoram demais e terei q largar o aparelho lá por muitos dias... Já passei por isso com eles... Valeu!

Postado

Uma alternativa seria undervolting da VGA, fiz na 9800 e o resultado foi excelente, mas não é um procedimento livre de riscos, envolve alterar o BIOS de vídeo. Bom, você já abriu o notebook até a GPU na garantia mesmo, medroso não é...

Editando - Tenta rodar o 3DMark monitorando a temperatura com o GPUz e HWMonitor para ver como fica.

Postado

Resolvido galera! Pelo menos a princípio. Fiz como relatado por último e continuou aquecendo... Na verdade até piorou um pouco, mas me veio a cabeça de pressionar o dissipador com o dedo na parte da GPU (tal qual uma experiência anterior com um bendito Xbox360) e vocês mataram a pau: Era realmente um contato deficiente da nVidia com o dissipador, pois aquela haste de aço é muito fina e não exerce pressão suficiente. Fiz uma de cobre mais firme e até agora a GPU não passou dos 76ºC (jogando, sem a tampa inferior, mas sem usar a base refrigerada também). Se estiver apenas o Windows aberto ela não passa de 50ºC. Realmente a pasta baixou a temperatura em 10% (em casos extremos, q é o interessante).

p_morac: Dessa vez não precisou tomar uma atitude mais radical! Rs... Mas valeu pela ideia!

Segue as fotos da gambiarra! rs... Felizmente teve espaço interno para isso...

como fiz: http://img237.imageshack.us/img237/3972/p1808101242.jpg

como ficou: http://img202.imageshack.us/img202/1963/p1808101327.jpg

• Membro VIP
Postado

Parabéns cara, você é bem "engenhoso" :)

Eu também teria testado empurrar o dissipador bem onde fica a gpu pra ver o que acontecia, mas o lance de trocar o braço que segura o dissipador, e os parafusos por uns mais compridos, ai já não teria coragem ehehe

A minha solução seria comprar uma chapinha de cobre pra fazer mais pressão e fazer um sanduíche de pasta entre a gpu, a chapinha e o dissipador.

[]´s e parabéns de novo :-BEER

• Membro VIP
Postado

Caso o autor do tópico necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com a moderação solicitando o desbloqueio.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...