Ir ao conteúdo

Como recuperar arquivos de HD externo que não inicializa?

skartjador

Posts recomendados

Postado

Olá, não sei se estou no local certo para fazer a pergunta, caso não peço que seja movido para o local adequado, mas devido as circunstâncias estou tentando de tudo. É o seguinte, descobri que existia a possibilidade de formatar um computar de forma mais completa, através de programas como Darik's boot and nuke que zeram todos os setores do HD, deixando ele como se fosse novo, aqui é que entra a lambança, fiz essa formatação no meu notebook e deu tudo certo, ai fui fazer no PC também, assim “TODOS OS ARQUIVOS QUE EU TINHA” eu coloquei em um HD externo, mas quando eu fui formatar o PC, esqueci o HD externo ligado e conectado ao PC, ou seja, dei o comando pelo cd do Darisk’s para ele limpar tudo, ai ele reconheceu o HD do meu PC e Tb o HD externo e estava formatando tudo mesmo, nesse tempo eu sai de casa e quando voltei ele já estava em 13% de formatação do meu HD externo. A pergunta é: esse programa vai zerando os setores de forma aleatória ou ele segue uma ordem? Enfim, tem como eu ainda recuperar “partes” do meu HD externo, assim o que eu quero saber é se existe algum programa que recupere alguns dados que possam ter ficado no meu HD externo, já que o bichinho nem sequer abre mais, eu simplesmente conecto o USB no computador e não aparece nada, não reconhece provavelmente porque a parte do sistema de arquivo dele deve ter sido formatada. Eu sei que ele está funcionando (falando da parte física/hardware) porque ele faz o barulho que eu já estou acostumado.

Já tentei vários programas como: Smart NTFS Recovery, GetDataBack for NTFS, HDD Regenerator, SeaTools for Windows, mas eles nem sequer identificaram o HD externo.

O único que reconheu o HD externo foi o: Ontrack EasyRecovery Professional, mas eu não consigo recuperar nenhum dado com ele, até porque não sei se fiz o procedimento certo.

Pensei em usar algum programa boot, como por exemplo Hiren's BootCD, ou seja, eu tentaria entrar nele pela BIOS, sem usar o sistema operacional do Windows. Alguém sabe me dizer se dando o boot pelo CD (Hirens’s) eu consigo entrar no HD externo e copiar o arquivos para o HD do meu PC? Como fazer isso? Ou até mesmo se existe um outro jeito de fazer isso, pelo qual eu possa recuperar alguns arquivos? Já que no HD externo estavam fotos da família de anos, que estavam compactadas no formato *.zipx.

O meu HD externo é da marca: SHARK, modelo SK-BSATA35 (acho que é isso).

Desde já agradeço pelos comentários. Espero que alguém sinceramente possa me salvar dessa vez. Um abraço!

Postado

Veja no Gerenciador de disco para ver se o Pc encontra o hd.

Acredito que será necessário a criação de uma nova partição, fazendo uma formatação rápida.

Ai sim você tenta a utilização dos programas de recuperação. Pra mim o GetDataBack sempre resolveu. Lembrando que tudo que for recuperado deve ser salvo em outra unidade.

Postado

Se você zerou o hd amigo nada mais tem de fazer. Apensar tentar lembrar o que você tinha e começar a correr atrás.

Postado

a primeira dica é, deixa esse hd queto, não coloque mais arquivos nele até você resolver seu problema, pra não correr risco de perde algum arquivo de vez!

ele não é encontrado só pelos programas de recuperação de arquivo ou também pelo sistema?

se não reconhece pelo sistema também ele deve ter perdido partição, pra recuperar partição tem um programinha livre que chama testdisk, com recupera a partição com os arquivos q estão la de forma rapida

um programa que acha de tudo é um que acompanha o testdisk, que é o Photorec, só que ele tem um grande incoveniente, ele não recupera com nomes, e não te da opção de ver e escolher quais arquivos recuperar, só pode escolher a extensão dos arquivos.

Agora ja que você conseguiu ter acesso ao easy recovery, as opções indicadas pra você usar é o FormatRecovery, que você pode ver os arquivos e escolher quais baixar e baixam com os nomes. Também tem a RawRecovery(é pra quando o hd ja foi formatado e sobre escrito), esse reconhece até hd sem partição, mas como o Photorec não recupera com o nome, mas acho q você pode visualizar os arquivos.

Ainda sim tem um problema, porque se você não coseguir recuperar de seu hd externo, mas você pode conseguir recuperar de seu hd do pc, então é interessante você não devolver os arquivos q ainda estão no seu hd externo (caso você consiga visualiza - los) pro seu HD do pc, pra não correr o risco de sobre escrever no pc também! É interessante conseguir outro HD pra ajuda - lo

De qualquer forma, coloque seu arquivos q você ainda tem em segurança, se de nenhuma forma você não conseguir recuperar seus arquivos, formate o HD externo e recupere os arquivos usando qualquer porgrama de sua preferência.

Não se esqueça, você nunca deve salvar os arquivos que você esta recuperando na mesma unidade que você esta recuperando (ex: não pode recuperar do C: salvando no C:).

• mês depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...