Ir ao conteúdo

HD sem jumper! Como isso?

bahL2

Posts recomendados

Postado

é o seguinte,to com um pc e o hd que é ata ta em slaver primary e o gravador de dvd tava e master secondary,e o gravador nao era reconhecido os drivers ta tudo certo so que pedia pra inceri o cd na unidade sendo que ja tinha cd la dentro,dae troquei o gravador pra slaver com a intençao de muda o hd pra master primary e o gravador pra slaver prymary só que na hora de muda o hd,eu nao achei jumper algum so tem os pinos e nao a pecinha de plástico.o que será que acontece?o dono do pc falo que veio assim depois que ele volto de uma assistencia tecnica.se o hd foce SATA nem precisaria do jumper mais ele é ATA então precisa correto?e nao tem como muda ele por que nao tem a pecinha de plastico!

e agora o hd ta no slaver primario = quando veio e o gravador passou a ser slaver secundario e continua com o mesmo problema!_ _*

e o hd ta na IDE 1 e o gravador na IDE 2 com cabos flat um cada um!

help ai !=p

se alguem tive outra sugestao que nao seja do hd e sim para o problema do gravador falem ai...to achando que se muda isso o gravador vai se reconhecedo,um palpite.

• Membro VIP
Postado

Se o gravador tem os pinos (duplas de conecotores metálicos) ele TEM JUMPER... O problema, nesse caso, é que falta o jumper (peça que fecha 'curto' entre dois conectores)... Acontece que em muitos casos essa peça é desnecessária porque a configuração aberta prevê funcionamento ou como master ou como cable select...

Procure no corpo do drive se existe alguma indicação sobre os números dos pinos que devem ser ligados para o funcionamento como slave.. se ele tiver esse 'quadrinho informativo' ele prevê o funcionamento...

Algo do tipo:

CD6.jpg

Eu tinha um cd ide e um belo dia perdi o jumper... queria coloca-lo como slave e já estava correndo atras de fazer uma gambiarra manual quando constatei que a configuração 'jumperless' era para funcionamento como CABLE SELECT...

O cable select é um padrão pouco usado mas que funciona muito bem... como funciona:

você percebe vários flats tem 3 conectores com cores diferentes (ou tons diferentes, ou indicações) porque? Enfeite???

É ai que o CS entra em ação... se você ligar a azul na placa mãe, e configura os dois devices para usar o CS, basta ligar o conector preto (mais escuro) no que será o MASTER e o outro conector no SLAVE...

Postado

hummmm!então gente o gravador ta = o da foto ta tudo ok!o problema é o hd tipo então é normal hd ata vir sem jumper eles tem os conetores mais nao tem nada escrito no hd nenhuma incriçao de como muda la!como se tivesse de infeite!=p

e dai como faço pro hd passa a ser master?por que é o certo né?o hd como master primary e o gravador como slaver primary?certo? o meu pc o gravador ta como master so que meu hd é sata e ta no sata1!ajudem ai!=p

bom vyny o tuto ta d+ do gravador!só que acho que nao é o meu caso por que ele nem é reconhecivel os drivers ta tudo normal!dae insiro o cd beleza entro ele ate carrega aprece ate o cdzinho na flexinha!quando entro em meu computador ta tudo=como se n tivese nada quando eu clico na unidade de dvd a gaveta abre!e aperece a seguinte mensagem:'insira um disco na unidade D'. sendo que o disco ja ta la a muito tempo!se isso nao é problema de master e slaver o que deve se?

Postado

Simples, vamos desenhar

---------------------------------

| |

|::::::::::::::::::::::::|::::|OOOO|

Digamos que esse troço ai é a "********" do hd, coloque ele nessa exata posição para você se orientar ok.

--------------\/posição MASTER

|:::: .... :::: | : : : : | O O O O |

Forte abraço

Postado

entendi!hugo nao entendi mt bem!auhsuahsuhas

o que é pra faze com o hd?

no primero desenho ta = o hd!

a primera para o cabo flet a segunda para o jumper que n tem _ _ e a terceiraesses maiores.

e como colocou em master = o do seu segundo desenho?oO

DARIA PRA você DETALHA MAIS?

hehehe

valeu pela força gente...so nao me deixem na mao!plix=p

Postado

bom gente valeu pela o hd ta em master!arrumei um jumper e coloquei nos pinos sertos e deu certo agora to com um outro problema!

o gravador que deixei sem jumper segundo meu professor de hardware ele ja entra automatico como slaver dae quando liguei o pc nem a bios reconheceu o gravador d dvd!

e agora?

Postado

troque a conexão do cabo flat. nas extremidades sempre fica conectado de um lado a placa mãe e do outro o drive configurado como master e o do meio fica no drive slave.

Postado

bom cara to com um jumper que arranjei og pra coloca no gravador de dvd!xD

agora vamu ve

se ele vai reconhece que creio eu q sim porque depois que tirei o jumper que ele n recnheceu dae vem o porém sera que depois que ele recnhocer o problema vai para?

sera que ele vai continua a injeta e pedindo o cd na unidade mesmo com o cd la dentro ja?

vou faze o teste amanha

que og ja to quase durminu amanha posto aqui

assim que acaba...

valeu gente!^^

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...