Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Core I5 760 - Melhor memória Custo x Benefício

Eagleye

Posts recomendados

Olá Galera...

Senti a forte necessidade de postar aqui devido uma dúvida quanto as memórias que irei comprar, porém antes de fazer qualquer besteira, gostaria da opinião de vocês aqui...

É o seguinte: Quero fazer o seguinte Up: Core I5 760 + P7P55D PRO

Mas pra uma infelicidade usando o google e a ferramenta de pesquisa do fórum, já vi que as memórias só chegam até o valor de 1600MHz se for por Overclock, até aí beleza... Só que achei essa maledeta memória aqui: http://www.pichau.com.br/ecommerce_site/produto_16431_4109_Memoria-DDR3-GSKILL-Ripjaws-Series-4GB-2-x-2GB-DDR3-1600Mhz-F3-12800CL7D-4GBRM-BOX e ELA NÃO SE ENCONTRA NO PACOTE DE COMPATIBILIDADE DE MEMÓRIAS no site da Asus, no PDF... Alguém sabe se essa memória é compatível realmente ou o site da Asus está desatualidado? Alguém sabe dizer?

Outra coisa: Vale a pena pegar esse kit de memória com baixa latência? Dará melhora siginificativa no desempenho ou vale mais a pena uma DDR3 1333MHz???

Bem, quanto essas últimas dúvidas, se minha compra estiver OK, beleza, mas se quiserem sugerir e opinar entre uma melhor relação custo x benefício, estou esperando as postagens, visto que não conheço absolutamente nada de Latência e tensão de memórias... :unsure:

Alguém poderia me dar essa mãozinha???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• 2 semanas depois...

Amigo eu até o começo da semana estava com problemas para escolher a memória, inclusive estou montando o mesmo kit que você, uma P7P55D-PRO com uma pequena diferença de que meu processador é o i5-750.

Depois de vários toques e várias consultas por vários tópicos aqui do CDH, "pra mim" ao meu ver vale a pena ter memórias 1600MHz com timing o menor possivel, mas tem amigos que dizem e compravam com testes que os ganhos em "fps" não valem o preço gasto, bom ai fica a seu critério, tudo depende do quanto você quer gastar.

Por exemplo eu achei um kit melhor que esse que você postou o link, dê uma olhada abaixo.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-149510680-memoria-g-skill-eco-4gb-ddr3-1600-mhz-135v-dual-channel-_JM

Essa memória é uma G.Skill ECO com tensão menor e o mesmo timing, é melhor que usar uma 1,6v ao meu ver, foi essa que eu acabei comprando!

Fica meu toque e se quiser ler o que me levou a essa escolha dê uma olhada nesse post.

http://forum.clubedohardware.com.br/p7p55d-pro-ddr3/842720

Link para o comentário

Amigo eu até o começo da semana estava com problemas para escolher a memória, inclusive estou montando o mesmo kit que você, uma P7P55D-PRO com uma pequena diferença de que meu processador é o i5-750.

Depois de vários toques e várias consultas por vários tópicos aqui do CDH, "pra mim" ao meu ver vale a pena ter memórias 1600MHz com timing o menor possivel, mas tem amigos que dizem e compravam com testes que os ganhos em "fps" não valem o preço gasto, bom ai fica a seu critério, tudo depende do quanto você quer gastar.

Por exemplo eu achei um kit melhor que esse que você postou o link, dê uma olhada abaixo.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-149510680-memoria-g-skill-eco-4gb-ddr3-1600-mhz-135v-dual-channel-_JM

Essa memória é uma G.Skill ECO com tensão menor e o mesmo timing, é melhor que usar uma 1,6v ao meu ver, foi essa que eu acabei comprando!

Fica meu toque e se quiser ler o que me levou a essa escolha dê uma olhada nesse post.

http://forum.clubedohardware.com.br/p7p55d-pro-ddr3/842720

:joia: Beleza, dunklermann! Já havia visto essa memória na Terabyte... Fiquei receoso devido ver a tensão dela baixa demais... Mas ela é compatível com o I5? Já chegou e você já está usando? Se tiver tudo Ok aí, com certeza vou nessa também!

Vou esperar você postar aqui pra depois eu comprar então.... Pois a dúvida é: Por que as de 1.65V do mesmo timming e frequência são mais caras, então?

Link para o comentário

Com certeza são compatíveis sim.

A princípio, com o seu i5, as memórias deveriam rodar a 1333MHz nos divisores padrões, e não aos 1600MHz que pretende.

De qualquer forma, fica uma margem bacana para trabalhar um overclock no sistema.

Quanto a tensão, quanto mais baixa, melhor. É uma tendência da evolução em todos os hardwares. Tanto que de DDR para DDR2 e desta para DDR3, além da constante subida do clock, há SEMPRE a padronização e diminuição da tensão para atender novos padrões.

A questão de preço pode parecer curiosa, mas vamos a um exemplo: procure por aí, ou mesmo em sites do exterior, quanto custa uma GTX260. Agora procure quanto custa uma GTX460. Estranho... porque elas custam a mesma coisa (200 dólares nos EUA, vide newegg) se a GTX460 é hoje a queridinha dos fóruns, a melhor escolha?

É sempre assim. O produto mais recente, desde que não TOP de linha, sempre vem para derrubar os antigos.

Essa memória da G.Skill é mais recente que as demais linha dentro da própria marca.

Quanto a dúvida inicial, o artigo que o anjoed te passou é bem direto.

Já lí outros mais recentes, mas que basicamente mostram a mesma coisa. Conclusão?

Em benchmarks, testes sintéticos, notas geradas especificamente para leitura e escrita de memória, é claro que aparecerá diferença do tipo: subiu de 130mil pontos para 134mil pontos. O que quer dizer isso, fica a seu critério.

Agora pegue os jogos e as aplicações comuns... vendo que há no máximo 1FPS de diferença ou algum segundo de difcerença em algum programa, o que você acha que compensa: pagar 100 reais a mais em memória, ou investir esses 100 reais para saltar digamos de uma HD5770 para uma GTX460 e ganhar mais 10FPS? Percebe a diferença? É uma questão de foco na compra.

Se já tiver o sistema bem definido e tem o orçamento que permite melhores memórias, tudo bem. O único equívoco, na minha opinião, seria deixar de comprar algo para o micro, como uma placa de vídeo para quem quer jogar ou um processador mais potente para quem quer trabalhar com algo profissional, para comprar memórias melhores que só vão trazer vantagens em overclock. Aliás, se overclock for a intenção, aí a discução nem precisa ser iniciada.

Você me perguntou sobre as minhas DDR3 1333MHz. Bom, vou citar um outro exemplo prático que já tive.

No meu antigo E8400, eu tinha um KIT DDR2 da G.Skill, série "HK", super famoso, com uma das menores latências do mercado que eram de 4-4-3-5 (só perdendo para as OCZ Flex com CAS3). Foi a única coisa que não comprei no Paraguai. Peguei importadas direto da newegg. Fazia overclock, fazia benchmark... me divertia. Rodei elas a DDR2 1008MHz mantendo os baixíssimos timings. Até que um dia, já sem mais benchmarks, apenas usando diariamente, tive a oportunidade de pegarum módulo da OCZ, de 2GB. Espetei ele lá, single mesmo, e deixei. Acho difícil alguém me convencer que eu perdí alguma coisa nessa troca. Claro, nos benchmarks eu nem quis comparar, deveria perder milhares de pontos nos sintéticos. Mesmo no superpi, deveria perder alguns décimos de segundo também. Quem sabe até nos jogos, poderia estar perdendo meio FPS, ou 1FPS... mas como você vai reparar nisso? Se já está a 45~50FPS?

Enfim, pensando em CUSTO/BENEFÍCIO, do título do seu tópico, opte por qualquer KIT value mesmo, de marca decente. Pode ser Kingston mesmo, ou Corsair, ou OCZ, ou GSkill... pensando em ter um PC mais caprixadinho, pra fazer inveja aos outros, não tenha medo de pagar alguns reais a mais num KIT com dissipadores, ou como no caso, com menores latências e tudo mais. Só não deixe de fazer a balança de quantos reais a mais vai colocar nisso, e no que esses reais poderiam ir para melhorar nas demais peças.

De resto, ótima escolha as "ECO" aí. Eu compraria sem nenhuma dúvida, pensando em overclock...

Link para o comentário

Obrigado, Greatwalker.......... Ajudou muito! ;)

Mas o que seria esse "KIT value" citado? Dei uma pesquisada rápida aqui e não achei nada que viesse a definir isso......

Outra coisa....: Utilizar memórias com frequências maiores recomendadas pelo fabricante dos processadores (Intel, neste caso) pode trazer algum malefício aos componentes?

Fazer overclock e utilizar o componente fora da especificação vai diminuir a vida útil dele? Ou apenas boatos?

Pergunto isso, pois li isso em alguns tópicos aqui....

Abraço!

Link para o comentário

Value seriam os kits normais, genéricos (no bom sentido do termo, não como fontes genéricas). Ou seja, value é aquela memória que você compra avulsa, que geralmente vem sem dissipador de calor e algumas vezes nem blister para embalar tem. Entende?

Poderia optar por comprar duas "value" da Kingston, por exemplo, que são bem baratas e muito confiáveis.

De qualquer forma, como eu disse, se tiver o orçamento mais folgado, também é uma ótima escolha esses KITs "entusiastas", que seria o contrário das value! hehe

Eu mesmo tenho um KIT fechadinho da Corsair, mas é preciso que fique claro que o desempenho gerado para memórias, especialmente em jogos e aplicações de nós, usuários "comuns", especialmente levando em conta o preço, não compensa muito. Sempre deve-se primeiro tentar subir as outras peças, que tratão real aumento de FPS, por exemplo, como uma placa de vídeo superior.

Sem repetir de novo o discurso, vamos as dúvidas:

Não há problema em comprar a memória acima do que o que seria ideal para o processador. O máximo que pode acontecer, digamos comprando um módulo DDR3 2000MHz, é você pagar por essa frequência e nunca conseguir utiliza-la, caso não entre pesado no mundo do overclock, pois pode não haver um divisor que rode o seu processador no clock original dele com a memória nesse clock elevado.

Aliás, estou entrando agora na plataforma 1156, não sei afirmar quais divisores as placas estão disponibilizando. Teria que pesquisar melhor quais frequência você conseguiria utilizar sem overclock, mas se não estou enganado, no caso do i5-750 nosso de cada dia, seria até 1333MHz, ou seja, divisor 5:1. Acima disso, só com overclock mesmo.

Quanto ao overclock, via de regra toda alteração no componente pode estar comprometendo sua garantia.

O fabricante imprime uma margem de segurança, trabalhando com um clock abaixo do que o chip poderia trabalhar ao passo que vai dando a ele uma tensão acima do que seria a mínima necessária para rodar com estabilidade.

Desta forma, conseguimos alguns overclocks mantendo a tensão padrão, ou algumas vezes, de forma contrária, conseguimos manter o clock padrão e reduzir a tensão de fábrica, caso este aplicado usualmente em notebooks, para aumentar a autonomia da bateria.

Mesmo assim, algumas vezes passamos a alterar mais caracterísitcas no sistema, além da tensão do núcleo. Começamos a mexer com o chipset (agora uncore e não sei das quantas), com memórias, com divisores... e por aí vai.

Não tenho como dar uma aula aqui de overclock, ainda mais para os novos Core i5/i7 aí. Sem falar que não sou nenhuma assumidade no assunto, longe disso.

O que posso dizer é que, com bom senso, os riscos de um overclock, especialmente numa boa placa-mãe, são praticamente anulados. Some isso a uma temperatura controlada e a bastante certeza do que está fazendo, e eu diria que não passa de uma brincadeira.

Voltando a vida útil (falei antes de garantia), pode até ser que diminua. Mas diminui quanto? De 50 anos o chip vai durar "apenas" 45?

Na minha opinião, o mito está mais para aqueles casos em que o rapaz descobre o overclock, eleva o v-core (tensão do cpu) lá nas alturas, e esquece que isso está forçando o sistema. Se fizer por pouco tempo um over mais agressivo, apenas para benchmarks, ou fizer para o dia-a-dia mas de forma mais tranquila, não acho nada perigoso não.

Link para o comentário

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!