Ir ao conteúdo

Utilização de um CI4017 em um display lcd

jpsan

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal do forum:

Estou desenvolvendo um sistema de "aviso" onde, queria usar o CI 4017 em conjunto com o 555 para funcionar como um contador usando leds.

O problema é que eu não entendo a pinagem do 4017. O 555 vai tranquilo mas não sei os 2 em conjunto. O outro problema é que queria que no ultimo pino do 4017 ele estivesse com um display lcd. Para isso eu pensei em usar a porta paralela com o lcd smartie. Ah uma outra coisa é que eu acho que acertei a pinagem do display usei esse tutorial: http://forum.clubedohardware.com.br/esquema-ligacao-lcd/202729, só que display fica louco e não mostra o eu coloco no lcd smartie.

E ai pessoal alguma ideia???

Ninguem ai tem uma ideia gente! Nem que seja uma luz de qual caminho seguir

Postado

tenho alguma coiza rsrs

sobre cd4017

pino 16 vdd

pino 14 clock

pino 8 gnd

pino 15 reset obs:( ten que ficar pra gnd .na hora você ve o que vai dar no protobord)

pino 13 clock hinibt fica pra gnd quando usar um so ci

pino 12 e o carri out pode ficar desligado quando se usar um so ci e so

o resto e seguencia de tren de pulsos ex: o pino 3 e o primeiro o pino 2 e o seguno vou colocar a seguencia aqui em baixo

saidas para o led

3

2

4

7

10

1

5

6

9

pronto ja o display acho que so com micro controlador com soft para comandar ok

Postado

valeu pela dica vou montar aqui o circuito na protoboard. Agora só falta a segunda parte a do lcd :huh:. Você teria algum conselho nessa parte??? Agora está dando treta na parte do software (lcd smartie 5.4).

Postado
o resto e seguencia de tren de pulsos ex: o pino 3 e o primeiro o pino 2 e o seguno vou colocar a seguencia aqui em baixo

saidas para o led

Essa é a ordem de saida dos pinos???

E outra coisa os pinos negativos do led liga aonde???

Postado
PS. A foto é mesmo do Mulder_fox?

Qual foto???

É normal depois do pino 10 ele ficar meio travado??? No pino 10 ele apaga tudo e só depois de um tempo ele volta a funcionar, tipo ele não continua a sequencia. Mas depois de um tempo ele retorna normal mas sempre parando no pino 10. É normal???

Postado

A foto do link.

Um problema muito comum em circuitos com o CD4017 é a instabilidade do CI. Poucos livros falam disso, mas se você usar este integrado sem um capacitor de 100nF E outro de 22uF (eletrolítico) em paralelo com ele, é bem provável que os leds ligados em suas saídas vão parecer "doidos" ligando em ordem totalmente incorreta rapidamente. Mas o 4017 é um CI fantástico, com todos os recursos de entradas e saídas em seus pinos para ser construídos circuitos com ele de simples até complexos contadores e divisores. Mas vamos aos pinos:

Pino 1: Q5

Pino 2: Q1

Pino 3: Q0

Pino 4: Q2

Pino 5: Q6

Pino 6: Q7

Pino 7: Q3

Pino 8: Alimentação ---> Terra (GND)

Pino 9: Q8

Pino 10: Q4

Pino 11: Q9

Pino 12: Este é útil em contadores de mais de uma etapa: Vai ao nível alto quando o 4017 se reseta, ou seja, quando volta a zero.

Pino 13: /CLK, normalmente vai ligado ao terra. Se posto em alto, desabilita contagem, o 4017 pára de receber os pulsos e fica "travado"

Pino 14: Entrada de Clock, pulsos para avanço das contagens

Pino 15: Reset, faz o 4017 voltar à zero, sua condição inicial. Se for usada contagem até 10, é importante aterrar este terminal.

Pino 16: Alimentação ---> VCC 3 a 15VDC.

Espero que tenha entendido, qualquer nova dúvida poste aqui!

Paz do SENHOR a todos!!!!!! :bandeira:

Postado
A foto do link.

Citação:

Postado Originalmente por Daniel UDI Ver Mensagens

Um problema muito comum em circuitos com o CD4017 é a instabilidade do CI. Poucos livros falam disso, mas se você usar este integrado sem um capacitor de 100nF E outro de 22uF (eletrolítico) em paralelo com ele, é bem provável que os leds ligados em suas saídas vão parecer "doidos" ligando em ordem totalmente incorreta rapidamente. Mas o 4017 é um CI fantástico, com todos os recursos de entradas e saídas em seus pinos para ser construídos circuitos com ele de simples até complexos contadores e divisores. Mas vamos aos pinos:

Pino 1: Q5

Pino 2: Q1

Pino 3: Q0

Pino 4: Q2

Pino 5: Q6

Pino 6: Q7

Pino 7: Q3

Pino 8: Alimentação ---> Terra (GND)

Pino 9: Q8

Pino 10: Q4

Pino 11: Q9

Pino 12: Este é útil em contadores de mais de uma etapa: Vai ao nível alto quando o 4017 se reseta, ou seja, quando volta a zero.

Pino 13: /CLK, normalmente vai ligado ao terra. Se posto em alto, desabilita contagem, o 4017 pára de receber os pulsos e fica "travado"

Pino 14: Entrada de Clock, pulsos para avanço das contagens

Pino 15: Reset, faz o 4017 voltar à zero, sua condição inicial. Se for usada contagem até 10, é importante aterrar este terminal.

Pino 16: Alimentação ---> VCC 3 a 15VDC.

Espero que tenha entendido, qualquer nova dúvida poste aqui!

Paz do SENHOR a todos!!!!!!

Amigo, me desculpe mais eu ainda não entendi o que você quis dizer

Ahh, a parte do CI deu certo está meio louco na parte do pino 10, mas está funcionando legal. Só falta a parte do lcd

Postado
Qual foto???

É normal depois do pino 10 ele ficar meio travado??? No pino 10 ele apaga tudo e só depois de um tempo ele volta a funcionar, tipo ele não continua a sequencia. Mas depois de um tempo ele retorna normal mas sempre parando no pino 10. É normal???

ultimo e o numero 9 se você terminar no 10 ele ainda vai continuar a contagem ate o 9 pois a sequiancia e essa por isso ele demora a retornar

se você colocar o reset no ultomo ele retorna rápido exe: se você for contar ate 4 você coloca o pino reset no 5 ai ele conta ate 4 entedeu?

a ja ia me esquesendo o 10 nao e o ultimo da seguecia do jeito que você falou parese que esta penssando que o 10 e o ultimo da seguecia a sequencia e essa que esta ai em baicho

3

2

4

7

10

1

5

6

9

Postado
do jeito que você falou parese que esta penssando que o 10 e o ultimo da seguecia a sequencia e essa que esta ai em baicho

Não não eu segui a sequencia certa. Ele vai certo até o 7, trava no 10 e vai certo de novo no 1 até o 9. É só o pino 10 que da erro

Postado

Vou fazer isso para ver se resolve o problema (apesar que já estou pensando em abandonar o projeto, pela parte do lcd)

Mas valeu pela ajuda:lol:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...