Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvida sobre PFC ativo

Denuro

Posts recomendados

Pessoal, estava lendo o teste da fonte 3R System 500W (que inclusive foi a fonte que comprei para meu PC), e fiquei com um dúvida simples na seguinte parte:

Esta fonte não tem circuito PFC ativo, como você pode ver pela presença de uma chave 115 V/230 V na Figura 1. Esta fonte está disponível também em uma versão que funciona apenas na tensão de 230 V – infelizmente o primeiro lote importado pelo distribuidor no Brasil funciona apenas a 230 V, mas a partir do próximo lote o modelo que será importado é o modelo que testamos, como chave 115 V/230 V.

Minha dúvida é se uma fonte com PFC ativo tem que obrigatoriamente trabalhar apenas em uma tensão (110V/220V)

Se possível, também queria saber se esta fonte trabalha com o "normal" 10% de proteção ( 90V a 232V ), pois no próprio site da 3R System não encontrei a informação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minha dúvida é se uma fonte com PFC ativo tem que obrigatoriamente trabalhar apenas em uma tensão (110V/220V)

Uma fonte com PFC ativo (APFC) trabalha numa faixa ampla de tensão (100 a 240V) e não em 110/220V.

Se possível, também queria saber se esta fonte trabalha com o "normal" 10% de proteção ( 90V a 232V ), pois no próprio site da 3R System não encontrei a informação.

A informação consta no fabricante, exatamente no link que você postou:

AC input: 110~220V 50~60Hz.

Sim, existe 10% de tolerância, não o que você disse e que não faço ideia de onde tirou, mas o normal de toda fonte bivolt como essa: 90 a 132V quando usada em 110V ou 180~264V quando ligada em 220V.

Resumindo:

Modelo Ice Age 500W com PFC ativo: 90 a 264.

Modelo Ice Age 500 220V (vendido na Kabum): 180~264V)

Modelo bivolt testado no CdH: 90 a 132 ou 180 a 264V.

Link para o comentário

• Membro VIP

O nominal das fontes com PFC ativo é poder trabalhar com qualquer tensão na faixa de 90 Volts AC até 264 Volts AC. Se a carga da mesma for menor que a carga total ela até consegue operar fora dessa especificação, pelo menos para baixo.

Veja ai, para entenderes, como uma fonte com PFC ativo pode trabalhar a partir de 30 a 34 Volts somente (bem inferior aos 90 VAC nominais), mantendo as tensões de saída completamente estáveis (3,3 Volts, 5 Volts e 12 Volts) com um carregamento de 30% por exemplo..

Fonte com PFC ativo - Matando a cobra e mostrando o PAU

Abraço...

Link para o comentário

Sim, existe 10% de tolerância, não o que você disse e que não faço ideia de onde tirou, mas o normal de toda fonte bivolt como essa: 90 a 132V quando usada em 110V ou 180~264V quando ligada em 220V.

Basicamente, eu tirei isso do sono enorme que eu estava quando eu postei, não repara... :D

Mas agora entendi perfeitamente, um fonte com PFC ativo não teria essa "escolha" de tensão 110V/220V.

É que minha dúvida surgiu pois no site que eu comprei a fonte (Pichau) consta nas informações que ela é com PFC Ativo, mas diz que a tensão é 110V ou 220V (com chave seletora), e nas fotos não há nenhuma chave seletora, mas com o adesivo 110V~220V.

O jeito vai ser esperar a fonte chegar para ver se ela é com PFC ativo ou não... Mas eu acredito que não.

faller, muito obrigado pelo link, tirou o resto das minhas dúvidas sobre PFC.

Abraços e meus agradecimentos.

Link para o comentário

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!