Ir ao conteúdo

sony vaio vgn cr320e - desligando sozinho

Carlos Abreu

Posts recomendados

Postado

Usei por 6 meses e ele desligou sozinho pela primeira vez, passado alguns meses desligou novamente, apos 1 ano comecou a desligar com mais frequencia, tipo 1 vez por semana e foi aumentando ate desligar umas 3 vezes por dia. Levado na loja Sony, foi trocado o cooler. Ficou uns 2 meses sem desligar e ai voltou a ocorrer o mesmo problema q descrevi acima. Ja foi formatado e nao adiantou. Os programas utilizados sao originais. É um problema intermitente, ocorre tb sem seguir nenhum padrão, ou seja, desliga sozinho apos horas d uso, ja aconteceu tb de acabar d liga-lo, usa-lo por 15 min e ele desligar. Ja desligou sem ter programa nenhum rodando para sobrecarrega-lo. Ja deixei-o com varios programas rodando, vendo videos e fazendo outras coisas e ele nao desligou. Tenho norton, firewall entre outras ferramentas d segurança o q elimina as chances d virus e coisas do genero.

Alguem sabe o q pode estar acontecendo?

Obrigado.

• 5 meses depois...
Postado

Olá Carlos,

Não sei se voce já conseguiu resolver seu problema. Também estou na luta para resolver o mesmo problema que voce. Tenho um VGN-CR590NCB, que comprei de uma loja aqui no Rio de Janeiro, mas veio importado dos USA.

Após 2 anos de uso, ele se comporta exatamente com o seu. Fica desligando sozinho - está muito irritante. Independe se está na bateria ou ligado no ac adpter. Percebo que quando ele está ligado na energia E carregando a bateria, este problema acontece com mais frequencia.

Levei-o na assistência técnica que presta serviço à loja (veja bem - ainda nao levei numa loja sony) e o diagnóstico que recebi foi um problema no chipset de vídeo da placa-mãe... O pior da história é que a recomendação dada pela assistência foi TROCAR a placa-mãe. Esta foi cotada em quase R$1.000,00 reais.

Estou muito na dúvida se este realmente é a causa do problema. No seu caso, voce disse que a Sony trocou o cooler. Nao acredito que seja este meu problema, pois percebo que o laptop expele bem o ar quente. Como posso verificar se o cooler está funcionando corretamente? O programa Everest citado pelo amigo mostra isso? No seu caso voce verificou se o cooler está trabalhando continuamente?

voce mora no Rio de Janeiro? Onde fica a loja Sony que voce levou seu notebook?

Abraços,

Emerson

• 1 ano depois...
Postado

Então recentemente eu troquei um ps3 slim em um notebook da Sony Vaio vgn-nw130D. O note é bom, Core 2 Duo, e placa gráfica 4570, enfim, um note que dá pra jogos e utilização diária. Entretanto, ele começou a desligar sozinho, eu abri ele troquei a pasta térmica e nada, tentei 2 tipos de pasta térmica do mercado mas nada, então eu analisei o notebook e o problema no meu foi o connector rj-45 isso mesmo, parece brincadeira mas não é. Qualquer uso que exigisse mais da GPU ele desligava, fazendo que eu utiliza-se gráficos low e medium sem antialiasing,enfim, depois que eu despluguei esse connector rj-45 por que no meu modelo, esse cabo sai direto da fonte do notebook e vai para a placa mãe. Resumindo resolvi o problema do desligamento que ao meu ver seria má alimentação da fonte, mas ficando sem a entrada da internet por meio do cabo rj-45, descobri um santo pra cobrir outro, mas agora os gráficos que utilizo em jogos são no high com antialiasing. Espero ter ajudado.

Postado

Bem lembrado Elizeu. A gente precisa ficar de olho aberto com essa questão da alimentação. As empresas andam pisando muito na bola. O adaptador AC entrega uma potencia, ele tem uma potência de pico que é um pouco acima, mas essa potencia precisa ser o suficiente para o notebook. Como sabemos qual essa potencia? Simples. Olhando no adpatador AC, você verá a tensão e a corrente de saída. Basta multiplicar a tensão pela corrente e você terá a potência em Watts. Para saber quanto o seu notebook consome, se você não tiver um aparelho especifico, basta procurar em benchmarks de consumo (power consumption) na internet e você verá. O meu por exemplo, é um 2630QM, 8GB ddr3 em dual, hd leitor bluray e uma hd 6990m... somando tudo isso em full-load vai dar mais ou menos uns 120 watts. A fonte que me deram o pico dela é 120 watts. Então as vezes pode acontecer de ela ficar muito quente, problemas de alimentação podem surgir e isso é muito prejudicial para os circuitos que regulam a tensão na placa mãe.

Quando o note começa a desligar assim. O certo é abrir e limpar o cooler e a passagem de ar dele pois costuma juntar muita poeira que diminui o fluxo de ar(cfm). O certo é passar uma pasta térmica boa, mas tem que passar certo. Criar um perfil no catalyst (ou qualquer que seja a sua vga) para rodar o fan no maximo e ativa-lo quando for jogar,etc. Se não resolver é muito provavel que seja alimentação mesmo.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...