Ir ao conteúdo

Ajuda Overclock - Dual Core E2180 | p5ld2-x/133

Jackous

Posts recomendados

Postado

Opa, procurei pelo forum e vi alguns topicos a respeito mas nenhuma q pudesse me ajudar por isso criei esse novo.

Estou tentando fazer over nessa combinação ai mas não estou conseguindo.

Gostaria de Chegar a 2.6 2.8 no maximo nada alem disso mas não consigo passar de 2.210 :(

Essa placa não é boa para isso como ja andei reparando hehe mas é o q tenho no momento e não vou pdoer trocar pelos proximos 4 messes então se alguem puder me ajudar dizendo quais procedimento devo tomar para chegar a esse resultado.

na minha Bios tem a opção AIoverclock e nela eu coloco CPU frequency em 220(Mhz), PCi em 100(Mhz) e Memory Frequency em 700(não lembro se é exatamente isso).

porém não encontrei nada referente a System Memoru Multiplier nem CPU Eist.

Se alguem q tenha essa placa ou conheça algum procedimento ou programa q possa se utilizado no windows mesmo puder me ajudar ficaria grato.

• Membro VIP
Postado

Olá Jackous!

Com essa placa mãe é mais fácil tentar overclock por BSELMOD; pelo bios você vai ficar barrado nas limitações da sua placa mãe.

Faça uma visita NESSE TÓPICO e leia atentamente a respeito. Caso queira tentar e encontrar dúvidas pergunte.

Boa sorte.

Postado

E no meu caso seria o mesmo procedimento, os mesmo pinos para ativar 1333.

E como seri a fixação com cola? qualquer cola? cola quente? Bonder?(hehe).

Depois de feito o "jumper" eu modifico na Bios(horrivel) da minha placa tentando deixar do jeito que eu quero certo?

Só mais 1 perguntinha as memorias deixa setada o mais eprto de 667 tb?

valeu

------------------------------------------------------------------

Segui o mesmo procedimento que foi feito nos links q você me indico.

Diferença - não usei cola nem Fita Isolante hehe não consegui fazer nenhum metodo de fixação ali muito pqno tudo cruzis mas ele fica Fixo por "presão"e não deu nenhum contato indesejado.

porém eu estava com over na minha bios que havia tetnad. CPU frequency em 220(Mhz), PCi em 100(Mhz) e Memory Frequency em 733.

O Pc não "ligo". ele não inicia a Bios para poder modificar. Fiquei com receio de ter feito algo errado e retirei o "Jumper" e ele volto a funcinar normalmente.

você saberia me dizer se ele não ligo por não estar configurado a bios corretamente ou alguma coisa errada q eu possa ter feito?

Aguardo resposta e caso eu crie coragem para tentar de novo trago noticias. O **** q eu não sei o que usar para fizar ai apanho :(.

• Membro VIP
Postado

Olá,

Se não ligou de duas uma.

Ou você não fez o mod corretamente ou sua placa mãe não aceitou o MOD.

Qual MOD você fez? Você tem que fazer o MOD para FSB de 266MHz e não o de 1333MHz.

Nem todas as placas aceitam BSELMOD alem do mais, o mod deve ser feito para o FSB que a placa mãe aceita sem overclock.

Melhor explicando: Sua placa aceita (segundo o fabricante) FSB de 1333MHz em overclock e nesse caso o mod de 1333 não funciona.

Sua placa usa um chipset confuso quanto ao FSB. A Intel diz que o chipset só aceita FSB de 800MHz, já a Asus, fabricante da placa, diz que aceita FSB de 1066 e FSB de 1066 ela aceita naturalmente. Por isso o BSEL MOD deve ser feito no máximo para FSB de 1066MHz.

Quanto o bios deve estar zerado, configuração padrão. A memória deixe padrão também, não mexa. BSELMOD não altera configuração de frequência de memória.

Boa sorte.

Postado

Então procurei procurei e procurei e não achei um loca que deixasse bem claro a diferença entre Bsel 1060 e 1333 . Por isso eu fiz aquele q ta indicao no topico q você me linko. Unindo os 2 Pinos tendo 2 pinos entre eles sem união da forma normal.

Sem querer abusar da sua boa vontade teria como me dizer por cima o procedimento que se usa nesse "Jumper"? Digo para fixação do aluminio. Como eu mencionei não usei nada de cola nem fita isolante porque não consegui fazer a fita ficar parada la e cola eu não sei certinho como utilizar para que não isole.

n tenho o papel aluminio que você menciono tb estou usando aquele de normal que se vende em rolo :(.

Bom o que pode ter acontecido é que minha bios ja estava modifcada e ai não "aceito" o processador vou tentar novamente com ela zerada.

E o Bsel-Mod q eu estou fazendo é o correto para 1060? O 1333 então não vai funcionar certo?

Abraços obrigado

• Membro VIP
Postado

Oi,

Talvez você não leu atentamente... Eu passei um link onde tem mais links e com várias mensagens explicando a sua dúvida.

O primeiro link ESSE AQUI diz qual é o MOD para FSB de 1066. (ignore o mod de tensão, a linha reta superior ligando dois pontos)

Alumínio para fazer o jumper é bom o de marmitas (quentinha) e também está explicado nas mensagens.

Como fixar, cada um tem um meio. Eu passo um pouquinho de Superbonder na borda usando a ponte de uma agulha, também tem explicação nas mensagens.

Quer reler novamente?

Boa sorte.

Postado

Opa,

Então foi esse mesmo q eu fiz eu não tinha visto nada de como fixar mas com essas dicas suas fico mais fácil.

To tentando achar o papel aluminio ue você menciono o q te nho aqui é muito mole ai fic difícil fazer.

vou tentar novamente e ver no que da com a bios padrão. Novidades eu colocou aqui oks.

E muito obrigado pelas dicas. :) Abraços

Postado

Mias 1 tentativa q não deu certo :(

Fiquei uns 20 minutos para fazer o "jumper" bem certim mas mesmo assim não rolo q droga.

OgAAAKmu6ptaG9Abr5wS3JmsRXqd194ZYQUhN9H1khve7F1-DvQVxpciqf1Srp756CwnSbHrqhfoHAoE6YaV16f-99YAm1T1UNdOVWsE6jpFHTZCr1o2E6tyZS0I.jpg

quando liga nas configurações normal da bios acontece a mesma coisa não da sinal nenhum de inicializar. não incializa a bios pelo visto porque não faz nem aquelo PI hehe.

Bom não sei o que pode estar dando errado.

Se você tiver alguma ideia do que pode ser o problema :(. E ainda apanho muito para criar esse jumper hehehe não to com bombder aqui e ainda não achei nada q faça ele ficar "fixo".

valeu abraços

• Membro VIP
Postado

É amigo... O mod está certo e perfeito e se não tiver nada isolando os contatos deveria funcionar, mas como eu disse mensagens atrás: Sua placa mãe não aceitou o MOD.

Quero dizer que: Sua placa mãe não aceita esse tipo de modificação, portanto, devemos garimpar somente pelo bios.

Esqueçamos do mod e vamos partir par o bios.

O que você conseguiu de over com estabilidade fazendo pelo BIOS?

O que você mudou as configurações? Quais as opções que o bios da placa oferece para overclock? Você pode postar fotos das opções do bios?

Essa placa é muito limitada para over e se conseguirmos 20% de overclock estável está de bom tamanho.

Vamos tentar?

Postado

Opa vamos sim.

Sera que 20% ja da uma diferença boa? não usei nenhum programa de pontuação ainda to tirando de base o emulador do Wii hehehe e ao meu ver ta a mesma coisa com 2.2 (claro né nem mudo muito hehe0)

Bom aqui estão umas imagnes da Bios acho q tirei o necessario caso haja mais alguma informação só me avisar q eu corro atrás.

Estou no aguardo de orientação, caso de para melhorar alguma coisa.

Obrigado pela ajuda :) abraços.

Obs. Desculpe pelas imagens mas meu celular é quase um lixinho hehehe e era pra sem bom ainda hehehe

post-45627-1388495680399_thumb.jpg

post-45627-13884956804356_thumb.jpg

post-45627-13884956804491_thumb.jpg

post-45627-13884956804623_thumb.jpg

• Membro VIP
Postado

Olá,

20% é um OC considerável, não para o seu processador que faz 50% de over brincando, mas para sua placa mãe.

É uma pena sua placa não ter aceitado BSELMOD que já jogaria o processador em 33% de OC sem stress da placa e de 33% para 50% não seria difícil, mas...

Seu processador está funcionando em 220 de FSB e sua memória está 733MHz certo?

Essas configurações estão estáveis?

Você tentou fixar FSB acima de 220?

Tentou usar a menor frequência possível para memória que o bios oferece?

Olhei as SS e as opções do bios são muito limitadas e não tem muito que fazer.

Postado

Nesse OC ta bem estável mas não tem diferença quase nenhuma :( (pelo menos não sneti).

Tentei por acima de 220 mas ele não liga tb. Ai tem q resetar a bios(pilha) para voltar ao normal.

Porém pode ser algum conflito com a frequencia da memoria. Estava deixando sempre perto do 667, vou tentar agora com a menor frequencia possivel e ver se tem algum resultado possitivo.

vou fazer alguns teste com frequencia bem baixa e ver no que da novidades eu posto aqui.

Postado

Opa Novidades.

Conseguir fazer algum progresso. consegui Ligar o pc até a parte de Inicialização da Bios com os seguintes OC

265 x9 Menor Frequencia de memoria - 2400Mhz - 20%

275 x9 Menor Frequencia de memoria - 2500Mhz - 25%

300 x8 Menor Frequencia de memoria - 2400Mhz - 20%

Acredito que da pra garimpar mais para chegar a um bom OC. Agora os problemas.

Meu pc propriamente dito só liga com com esse OC

265 x9 Menor Frequencia de memoria - 2400Mhz - 20%

No OC de 25% ele não consegue reconhecer o HD e com OC mais fortes eu reparei q da problema com a frequencia da Placa de video porque ele não "apita" a bios mas faza inicialização lê dvd procura Bot.

Acho q se tentarmos algumas configurações diferente da pra conseguir algo melhor. To colocando a imagem do CPU-Z para você da uma analisada. Até o momento está estável.

Eu não achei onde deixa a frequencia da memoria 2:1 :( e acho q com isso eu estou perdendo desempenho com memoria.

não tenho conhecimento para tirar coclusões mas eu estive pensando o seguinte. Meu Processador pelo visto tem q ficar com FSB até 1060 para que ele fique estável e não de conflito com a Bios/MB. Há com deixar ele com 2.6 ou 2.8 com esse fsb e quais seria os valores pois ai ja testo direito. Valores com mutiplicador x8 x7 x6.

E outra coisa, a frequencia da PCI-E para que o mesmo não de conflito seria sempre 100? Eu tentei por 100 mas ai ele não liga tb deixei auto :(.

Bom acho q por hora é isso os 20% ja conseguimos agora é tentar ir ALEM hehe. valeu pela ajuda até o momento me incentivo muito :), é bom quando a gente pega informações com quem sabe porque assim vemos se estamos fazendo certo e da mais animo para continuar.

Abraços

Obs. não fiz muitas outras tentativas porque quando da conflito minha bios demora uns 10 minutos para entrar no setup muito Horrivel ela cruzis, não funciona delete f1 ctr+f1 nada ela fica la até a hora q decide habilitar o setup hehe.

Obs²: Como ainda não estou utilizando nenhum programa para medir o desempenho utilizei o Emulador do Wii onde eu sentiria mais a difrença. COm esses 20% eu consegui um ganho de 5 a 8 fds. A tempertura (speedfan) esta em torno de 45ª com o emulador ligado mais no core 1, o 2 está mais frio e o Temp(geral eu acredito) está em 50ª com o Emu.

Eu acredito q da pra forçar mais 1 pouco ainda eu gostaria de chegar a 2.8 mas se chegar a 2.6 será um ganho e tanto. Abraços

post-45627-13884956805202_thumb.jpg

post-45627-13884956805499_thumb.jpg

post-45627-13884956805756_thumb.jpg

Postado

Estava verificando aqui temperatura etc etc e me veio uma **** duvida agora.

Da uma olhada na SS q tirei do Everest.

Nele fala q eu o OC ta em 19% e 33%. Mas qual seria o OC real e efetivo ja que no CPU-Z mostra o OC de 20%+-.

Bom essa conflito de informação me deixo na duvida e ao mesmo tempo me deu outra forma de ver o problema.

No OC q ele mostra 33% é referente a x10, então se eu fizer OC com multiplicador x9 ou x8 para chegar a 2.6/2.8 mas mantendo o BussSpeed que ele menciona ali com um valor no multiplicador x10 fique no maximo 1333 então pode ser q der certo.

você entendeu meu ponto de vista confuso? hehehe

Estou no aguardo de informações nova oks para novos testes Abraços

post-45627-1388495680601_thumb.jpg

#=#=#=#=#=#=#=#=#=#=#=#=#=#=#=#=#=#=#=#=#=#=#=#=#=#=#=#=#=#=#=#=#=#=#=#=#=#=#=#=#=#=#=#=#=

SUCESSO

Seguindo aquela linha de raciocinio que menceionei fui na bios e modifiquei deixano o mais simples possivel.

260 x10 Menor Frequencia de memoria - 2600Mhz - 30%

E FOI, tentei com 265 mas ai quando reinicia para arrumar o relogio na bios ele deu conflito por isso voltei pra 260.

A tenperatura auemnto em 8ª+- IDLE inicialmente depois fico com 3ª+-. Como to sem medidor usando o emulador pra sntir a diferença eu só me assustei porque em 2.4 tava com melhor desempenho q 2.6 hehehe mas deve ser coisa de configuração agora.

Bom da uma olhda como fico agora o Everest e o CPU-Z. você acha q da pra tirar mais leite dessa pedra?

OgAAAER1f1TYvLLIk9aIBijq7H3vsRUTE4z7IirSyvZVFj0ciu_LPVUs78o-Xnrl6D67BXprL37SF9gVyB9DN_EqjoAAm1T1UM0gWP-l95BfCFpPwir0jYwIPaNY.jpg

vou aguardar sua opnião antes de fazer mais modificações. Abraçoss E muito obrigado pela ajuda até o momento :)

• Membro VIP
Postado

Que bom amigo Jackous, ótimo resultado...

O sucesso parece ser em grande parte uma questão de continuar tentando e refletindo com aptidão.

Parabéns e boa sorte.

Postado

você tem alguma ideia de porque quando eu colocou 280 x10 ou 300x8 ele não reconhece meu HD.

Será minha fote o problema ou a placa-mãe q não suporta over acima de 2.6?

Postado

você tem alguma ideia de porque quando eu colocou 280 x10 ou 300x8 ele não reconhece meu HD.

Postado

• Membro VIP
Postado

Olá,

Sim... Esse acontecimento é o motivo de geralmente essas placas fazerem, em média, 20% de overclock estável.

Isso acontece porque a controladora PCI eleva a frequência dos periféricos e barra o over... HD, placa de vídeo, placa PCI efim, tudo que é conectado à placa mãe sofre com alta frequência no "barramento".

Por esse motivo o BSELMOD é uma mão na roda, quando funciona é claro. Com o BSELMOD essa frequência PCI /PCI-E não sobe, fica travada, e dessa forma é possível ir alem com o FSB.

Boa sorte.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...