Ir ao conteúdo

Ghost e Acronis não funcionam em SAMSUNG de 40Gb

Jimmy 2

Posts recomendados

Postado

Olá a todos,

Tenho um HD SAMSUNG SP0411N de 40Gb. Estou precisando trocá-lo por um maior , de 160Gb, e tentei clona-lo com o Ghost e com o Acronis. Não consegui.

A cópia não acusa problema algum (não dá mensagem) e os dados são copiados para o novo HD, porém, ao tentar dar boot no HD novo, aquela barrinha azul que fica rolando no início do Windows, fica bem devagar, e não sai disso, mesmo deixando por horas.

No HD de 40Gb, rodei o teste do HD Tune e descobri que há um setor defeituoso no HD. Acredito ser por isso que não funcionam o Ghost e o Acronis.

Já rodei o CHKDSK, que demorou uns 15 minutos, e o Ghost e o Acronis continuam não copiando corretamente.

Tentei clonar para outros HDs, um de 80Gb, um de 160Gb, outro de 40Gb mesmo, e nada. O problema parece estar mesmo no HD source.

Não estou interessado em salvar o HD fisicamente (ele pode ir pro lixo) mas quero copiar a partição do Windows para não ter que instalar todos os programas novamente.

Alguém tem ideia de como contornar esse problema.

Obrigado,

Jimmy

Postado

bom, vamos por partes...

Qual metodo você usou para restaurar a copia para o novo HD? No espaço livre, seu novo hd fica com mesmo espaço livre do seu hd antigo?

Postado

Rafasordi, obrigado pela dica, mas isso é justamente o que estou tentando evitar.

Nosptter,

Obrigado pela resposta. Valeu.

Eu estou mais familiarizado com o Ghost, mas com o Acronis o resultado foi o mesmo.

No Ghost eu tentei fazendo copia do disco todo e tentei também copia da partição. O espaço livre após a cópia não ficou a mesma porque o HD novo é maior.

Eu tinha duas partições no HD velho, uma com o SYS e outra com dados (meus documentos). A de dados eu já copiei para DVDs, apaguei os dados e apaguei a partição também. O HD velho agora tem uma partição com o Windows (20GB) e o resto é espaço livre (20GB), sem partição definida. Quando copio o HD velho para o novo estou aproveitando e aumentando a partição do Windows de 20 para 30Gb. Assim que conseguir sucesso na cópia do WIndows, pretendo definir nova partição no espaço que restou e voltar os dados copiados para os DVDs.

Lembro de existir um parâmetro do Ghost que diz para ignorar erros e continuar a cópia, mas não lembro qual é. Pode ser que isso resolva.

Eu não sei de há relação entre o cluester inválido do HD com o fato do Windows copiado não subir.

Abraço,

Jimmy

Postado

nunca usei o ghost não, mas o acronis tô cansado de usar e sei que o programa é bom.

eu uso o acronis true image como backup e sempre restaurei no hd de destino (partição independente do tamanho ) a imagem do hd de origem e é fiel, inclusive com boot pelo novo. só não esqueça de configurar na bios a nova opção de boot.

Postado

MacLover,

Tentei com o Acronis também e deu o mesmo resultado. Usei o clone disk.

Como é o True Image? O Acronis grava todo o disco em algum lugar e depois faz a restauração? Onde é que ele grava esse intermediário?

Você pode explicar melhor o que deve ser alterado na bios? Você se refere a assinalar o novo drive para boot?

Abraço,

Jimmy

Postado

ele faz um backup de todo o disco ou partição e salva no hd em pasta que você escolhe (precisa ter um bom espaço pra armazenar o backup, + ou - o mesmo tamanho usado na partição ou disco. depois é só fazer a restauração no local (disco ou partição ) que quiser.

mandei um tuto para suas mensagens.

Postado

Eu uso true image 2009 rodando direto do CD (sem abrir o OS). Ele só copia a partição e os dados para um arquivo tib que eu posso gravar onde quiser, inclusve redes windows. Por essa versão ele também faz clonagem. Nunca tive um hd para clonar, mas fiz um teste por maquina virtual uma vez e ele se saiu super bem.

o que você pode fazer é o seguinte (se for usar NTFS)

Crie uma partição no HD destino (em NTFS) e copie todo o conteúdo da partição de origem que tem o Windows para ele. Depois use um programa que tem do vista em diante chamado bootselect, se não erro o nome é esse. Tem no DVD na parte de boot. Use a opção para inserir mbr e nt50. Não estou certo se vai dar boot, mas pode funcionar. Ai você não vai precisar instalar tudo de novo.

Para mais informações, basta digitar no prompt bootselect /?

Postado

MacLover, Valeu pelo tutorial. Vou ler e tentar aplicar.

Nosptter, pelo que entendi é pra copiar o conteúdo via Windows Explorer mesmo, e depois executar um programa pra tornar aquela partição bootável. É isso? Eu tentei copiar o conteúdo; montei os 2 HDs (origem e destino) em outro PC e coloquei pra copiar tudo. A cópia parou no meio dizendo que há arquivos que não podem ser copiados. Não lembro bem a msg mas acho que são arquivos que ficam bloqueados mesmo para cópia. Tanto o Ghost como o Acronis copiam todos os arquivos. Pode ser que o que esteja faltando seja executar esse bootselect para inserir o mbr e nt50 na partição copiada para o HD novo.

Se você tiver tempo, poderia me explicar melhor esse bootselect, o mbr e o nt50, que eu não tenho ideia do que sejam?

Obrigado,

Jimmy

Postado

Pessoal,

Obrigado pelo empenho em me ajudar. Resolvi o problema com uma dica que o M3K (do Baboo) me passou.

Deixo aqui, passo a passo, para as "futuras gerações":

Montei o HD com problema em outra máquina

Iniciei o computador

Verifiquei qual a letra associada ao HD com problema (no meu caso foi D)

Menu Iniciar

Opção Executar

Digitei Command + enter (isso fez entrar na tela do DOS)

Executei CHKDSK D: /F/R/X (eltere a letra D pela letra que seu HD foi montado)

O CHKDSK demorou uns 15 minutos para o meu HD de 40Gb.

Rodei o CHKDSK mais uma vez, mas acho que isso não fez diferença

Após o término do CHKDSK, desliguei o computador e voltei o HD para o meu PC.

Executei a clonagem pelo Acronis.

Dei boot no HD normalmente.

Eu já tinha rodado o CHKDSK mas na própria máquina, com o próprio Windows no ar, e, apesar do CHKDSK ter funcionado, a clonagem não funcionou. Pode ser (chute meu) que ao colocar o HD em outro PC, o HD fica totalmente livre uma vez que não é o Windows dele que está ativo, e o CHKDSK consegue corrigir melhor o que tem que ser corrigido.

Obrigado mais uma vez.

Jimmy

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...