Ir ao conteúdo

Gimp - Resolucao ????

Posts recomendados

Postado

Hi Galera, eu sou novo aqui nessa area, mas talvez venha a ficar um usuario mais frequente ;)

Desculpe se por acaso estou repetindo algum topico :unsure:

Eu estava querendo fazer um Skin (cobertura adesiva) para o meu novo Casemod então decidi dar uma pesquisada e nao achei nada que viesse a ser o que eu queria, então procurei por um programa de edicao e criacao de imagens e achei o Gimp.

Eu criei esse skin aqui:

basecompleta11371.th.png

a partir do zero e eu nunca tinha usado o Gimp mas gostei e fui mandando bala (detalhe eu nunca usei um programa de edicao mais do que o paint (_( ).

O que parece muito bom na tela nao ficou estão legal na impressao, o colega que imprimiu falou que apesar de eu ter feito ele em tamanho real (140x84cm) acabei por criar ele com 72ppi e criei em RGB o que comprometeu a qualidade da impressao (nao sei se isso 'e certo?)

então ai vem o meu problema :(

Quando eu crio um documento no Gimp em 300ppi (foi o que ele disse que seria o ideal) com 140x82cm ele fica enorme :o, e o Gimp quase que nao maneja ele e vive travando e demora eternidade de processar. Detalhe o Gimp nao usa nem 25% da capacidade do meu computador :confused:

O que eu estou fazendo de errado? Alguem pode ajudar?

Seria melhor eu esquecer o Gimp :wub: e usar o Photoshop :mad: (o qual eu nao sei nada)?

Postado

Beto, nunca usei o Gimp, sou obrigado a usar o pacote da Adobe por questões profissionais. Daí, vou apenas dar uns palpites:

1) Este é um arquivo bem grande, mesmo em photoshop você precisa de máquina.

2) Seu amigo está certo. 300DPIs e CMYK. Mas você pode trabalhar em RGB que é mais leve e só mudar para CMYK no final. Há diferneças de cor entre os dois modos. no RGB o espectro é maior. No PS há opção de visualizar o trabalho como ficaria em CMYK.

3) Veja se nas configurações do Gimp você pode aumentar a memória para o programa. No PS você tem isso. É memória de trabalho na RAM e para o swap que o programa faz em disco.

4) se nada der certo, parta para um programa vetorial. Pelo seu desenho, imagino que é possível vetorizar quase tudo, apenas com umas adaptações. Daí um Illustrator ou Corel resolvem muito melhor, com menos processamento na máquina.

Postado

Phudha valeu pela ajuda e obrigado pelas informações ;)

Vamos ver se alguns outros colegas podem me ajudar no Gimp.

Eu criei um arquivo em 300ppi mas com metado do tamanho do original, sera que vai comprometer o resultado final?

Maquina eu tenho, um 17 920 a 3.8ghz e 6gb de memoria, sera que estou com alguma coisa errada?

Estou gostanto tanto de trabalhar com isso que 'e capaz de eu fazer um curso de Photoshop e mudar de ramo :D, valeu.

Postado

Beto, com metade do tamanho você está com 150dpi, provavelmente vai resultar numa impressão pixelizada. Tente ficar no tamanho original e baixa a resolução para pelo menos 200dpi. Tente adaptar o desenho para imprimir por partes. E veja se alguém conhece como o gimp trabalha a memória. Eu tenho uma máquina inferior a sua e já fiz trabalhos em grandes dimensões no photoshop. Pense nisso.

• 2 semanas depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...