Ir ao conteúdo

Montagem Rack - Voz e Dados

Web.Hard

Posts recomendados

Postado

Boa tarde,

Em uma montagem de Rack, de cima para baixo, qual seria a sequência correta para os itens abaixo:

*Possivelmente os cabos devam sair pra cima.

Rack: Dell NetShelter SX

Dell PowerEdge R710

Dell PowerConnect 2848

Dell PowerVault 140 LTO-5

Dell APC Smart-UPS XL 3000VA RM 3U 230V

Dell Console Switch 180AS

2 Patch Panel Furukawa Cat 6e

Onde fica o "Dell PowerVault 140 LTO-5"? Dentro do Rack mesmo? Sem suportes?

É verdade que para crimpar machos e fêmeas na Cat. 6e são precisos alicates específicos?

Ouvi falar também que muitas empresas usam o cabo RJ45 Cat. 6e para também transmitir telefonia, nos fios 5 e 6.

Neste caso a central de telefone deve ficar no mesmo rack de informática?

6 fios vão para o Patch Panel e do mesmo cabo você desvia os 2 fios de telefonia para a central de telefone?

Isso não parece que ficaria organizado.

Caso crimpe os dois (Tel e Dados) em uma fêmea apenas. Não teria problemas com as placas dos PC's?

Elas já de fabrica ignoram os fios 5 e 6?

Agradeço qualquer ajuda.

Obrigado.

• 4 meses depois...
Postado

Em uma montagem de Rack, de cima para baixo, qual seria a sequência correta para os itens abaixo:

*Possivelmente os cabos devam sair pra cima.

Rack: Dell NetShelter SX

Dell PowerEdge R710

Dell PowerConnect 2848

Dell PowerVault 140 LTO-5

Dell APC Smart-UPS XL 3000VA RM 3U 230V

Dell Console Switch 180AS

2 Patch Panel Furukawa Cat 6e

Eu costumo colocar o nobreak na parte mais baixa depois os servidores e equipamentos, os ativos de rede e por fim os elementos passivos.. acho que é o modelo mais lógico a seguir.

Onde fica o "Dell PowerVault 140 LTO-5"? Dentro do Rack mesmo? Sem suportes?

Uma ligadinha pro suporte do fabricante pode te retirar a dúvida de maneira mais clara mas eu seguiria a lógica que eu disse acima.

É verdade que para crimpar machos e fêmeas na Cat. 6e são precisos alicates específicos?

Segundo a norma TIA/EIA 568 B.2-1 se eu não me engano e a nossa norma brasileira NBR 14565 especificamente na resolução 242, inclui cabos de manobra (Patch Chords e Line chords) na lista de produtos com homologação obrigatória.

Segundo a norma não se deve crimpar cabos a partir da categoria 5, você compra patch chords e line chords industrializados de preferência feitos pelo fabricante dos cabos que você usa no resto da rede.

- Importante observar que aí no seu setup tem o agravante da categoria 6a.. se você realmente tem necessidade de fazer cabos de manobra saiba que a norma até permite que você faça crimpagens mas até a categoria 5e (eu não recomendo).

Ouvi falar também que muitas empresas usam o cabo RJ45 Cat. 6e para também transmitir telefonia, nos fios 5 e 6

Sim usam mas não se mistura dados com telefonia no mesmo cabo UTP.

Neste caso a central de telefone deve ficar no mesmo rack de informática?

Dadas as proporções sim.. desde que os ativos de telefonia não causem interferências no equipamento de dados não vejo problemas.

6 fios vão para o Patch Panel e do mesmo cabo você desvia os 2 fios de telefonia para a central de telefone?

Como eu disse acima.. telefonia é telefonia e dados é dados.. você pode, por norma, usar até 4 pares para telefonia com cabo UTP e levá-los por 800 metros.

Isso não parece que ficaria organizado.

Caso crimpe os dois (Tel e Dados) em uma fêmea apenas. Não teria problemas com as placas dos PC's?

Elas já de fabrica ignoram os fios 5 e 6?

Fica organizado porque você tem de fazer duas tomadas M8V, uma para dados e outra para voz, na tomada de voz você insere o adaptador que de um lado é RJ-45 e do outro são dois RJ-11 então, você só faz manobras no patch panel, isso é cabeamento estruturado de verdade já que te possibilita mudar a configuração da rede fazendo manobras simples no rack/patch panel/ IDC-110.

• 2 semanas depois...
Postado

Ola web.hard

em primeiro lugar os servidores de cima para baixo você é que escolhe onde colocar.

enquanto a clipagem dos cabos para que você entenda nao sera dividido um par para telefonia mantem-se tudo como se você fosse conectar apenas a rede, ficaria diferenciado apenas no rack qual o path panel de dados e qual o path panel de voz. Enquanto a central de telefone pode ficar em outro andar sem problemas, mais o path panel de ligação com a central ficaria os cabos c.i onde você tem estes cabos com 10 pares, 20 pares, 50 pares, 100 pares, todos tem malhas que identificam como serão clipados no rack, para que você entenda.

Todas essas informações deixam qualquer cpd bem organizado.

Servidores é você quem escolhe com quer deixa-lo.

Aconselho deixar os cabos para um profissional.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...