Ir ao conteúdo

Overclock I5 750

andrenogj

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal,há uns meses comprei um i5 750 e quero overclokar ele.Pretendo atingir uns 3.2 a 3.6 ghz.A confg é a da assinatura e no momento não tenho fotos da bios,mas depois vou postar aqui.Aí vão uns prints do cpu z:

low:http://img375.imageshack.us/i/cpuzlow.png/

full:http://img841.imageshack.us/i/cpuzfull.png/

as temps em full ficam em 37° após 5 min de teste de stress

se for possível,gostaria de uma lista com o que preencher na bios porque esse é meu 1° overclocking.Obrigado desde já.

Postado

Tente algo assim:

Ai Overclock Tuner: Manual

CPU Ratio: 20

Speedsteep: Enable

Extreme Phase Full Power: Auto

BLCK Frequency: 180

PCI-E Frequency: 100

DRAM Frequency: DDR3 1440 (ou um valor mais baixo)

QPI Frequency: menor valor

DRAM Timmings: 9 - 9 - 9 - 24 (padrão da memória, o restante em Auto)

CPU Fixed Voltage: 1.13125

IMC Voltage: 1.16875

DRAM Voltage: 1.4875

CPU PLL Voltage: 1.8

PCH Voltage: 1.05

Load Line Calibration: Auto

CPU Spread Spectrum: Disabled

PCI-E Spread Spectrum: Disabled

Estou usando assim aqui, apenas com as memórias em 1800Mhz.

PS: Comece com valores de vCore e IMC mais altos, dai caso fique estável, vai baixando até o menor valor que continue estável.

Postado

Valeu NicolasFH!Coloquei exatamene cono voce falou,exceto pelas memorias que eu nao soube mudar a sequencia.O pc deu boot numa boa,e o cpu z reconhece os 3.6 ghz mas ainda nao tive tempo de passar um teste de estabilidade maior que 2 minutos.Amanha terei mais tempo paa passar um teste de umas 4 horas.

PS:Nesse pequeno teste,as temps ficaram em 40 graus em media.

EDIT:

Seguindo o conselho do Nicolas usei o teste do LinX e as temperaturas chegaram a no máximo 48.9 graus estáveis.Estão boas ou o processador está aquecendo demais?

Postado

Fiz o overclock numa boa ,exatamente como dito,rodei o linx ,teste do everest e nao deu um erro sequer .Hoje joguei just cause 2 por 1 hora e ele rodou liso tambem sem nenhum erro.Mas quando fui jogar left 4 dead 1 (que é muito mais leve que jc2) por 15 minutos, quando fui fechar o jogo voluntariamente ele travou e tive que fecha-lo no control alt del.Nas outras funcoes e jogos ele nao deu nenhuma travada ou problema.Gostaria de saber se o problema foi do overclock ou do jogo,porque agora estou com medo de ter dado m no meu processado.me ajudem por favor!

Postado

Fiz o overclock numa boa ,exatamente como dito,rodei o linx ,teste do everest e nao deu um erro sequer .Hoje joguei just cause 2 por 1 hora e ele rodou liso tambem sem nenhum erro.Mas quando fui jogar left 4 dead 1 (que é muito mais leve que jc2) por 15 minutos, quando fui fechar o jogo voluntariamente ele travou e tive que fecha-lo no control alt del.Nas outras funcoes e jogos ele nao deu nenhuma travada ou problema.Gostaria de saber se o problema foi do overclock ou do jogo,porque agora estou com medo de ter dado m no meu processado.me ajudem por favor!

Postado

Postado

As temps rodando o linx ficaram em 48,9 graus e jogando eu nao monitorei,mas foi so o jogo,o resto do pc ficou numa boa.Acho que foi problema do jogo mesmo,é que na hora dah aquele classico desespero achando que a maquina deu problema rsrsrsrs.Amanha rodo o prime 95 por umas 4 horas e vejo se deu problema,se nao der eu peco para fechar o topico.Mas agradeco desde ja ao nicolas fh por me ajudar

Postado

As temps rodando o linx ficaram em 48,9 graus e jogando eu nao monitorei,mas foi so o jogo,o resto do pc ficou numa boa.Acho que foi problema do jogo mesmo,é que na hora dah aquele classico desespero achando que a maquina deu problema rsrsrsrs.Amanha rodo o prime 95 por umas 4 horas e vejo se deu problema,se nao der eu peco para fechar o topico.Mas agradeco desde ja ao nicolas fh por me ajudar

Postado

• Membro VIP
Postado

Na minha maquina nova da assinatura tem a função Intel Turbo que ja estava ativada que eleva o processador de 2.66 para 3.2, então ativei outra função XMP (extreme memory profile) que fez o processador chegar a 3.8 e a maquina ficou excelente.

Na propria placa tem dois botões que aumenta e diminiu o clock do processador e coloquei o meu i5 750 para rodar como 4.0 consegui ir até 4.1 no maximo (não auterei nem um tensão manualmente) tudo isso com cooler box, temperatura chegou no maximo a 68°C +/- que eu me lembro (não lembro certinho por estou no trampo).

Essa temperatura de 68°C +/- (com alguns pico de 73°C em alguns core) esta bom com over de 3.8 para um cooler BOX?

Meu gabinete é um cooler master 5 tuning com 2 fans de 120mm (uma da fonte) puxando ar de dentro pra fora e mais 3 de 80mm puxando ar de fora para dentro.

Abs Frederico

Postado

Olá novamente,depois de um tempo testando o over percebi que não ganhei muita perfmance com ele,e que ele está consumindo mais.Então gostaria de saber como resetar a bios sem tirar a bateria,porque fiz algumas alterações importantes em outras áreas e gostaria de mante-las.Obrigado

EDIT:Não precisa deixar como veio,só reduzir o over para 3.0 ou 3.2 ghz

Postado
Olá novamente,depois de um tempo testando o over percebi que não ganhei muita perfmance com ele,e que ele está consumindo mais.Então gostaria de saber como resetar a bios sem tirar a bateria,porque fiz algumas alterações importantes em outras áreas e gostaria de mante-las.Obrigado

Para resetar as opções referentes ao overclock, basta entrar na BIOS, ir no menu Ai Tweaker e, na opção Ai Overclock, setá-la para AUTO. Isso configurará todas as opções referentes ao overclock (BCLK, DRAM Frequency, CPU Ratio) automaticamente para o padrão de fábrica da CPU. Em todo caso, é bom verificar se opções como DRAM Voltage, CPU Voltage (além das demais voltagens como IMC, PLL e PCH) e DRAM Timings também estão devidamente configuradas para AUTO (No caso do CPU Voltage, ela deve estar em Offset primeiramente e, na sub-opção, deve estar em AUTO). Verifique também se as opções de gerenciamento de energia da CPU (Speed Step, C1E e C-STATE) estão ativadas e, caso queira que a CPU faça overclock automaticamente conforme a demanda por processamento, ative a opção Turbo Boost.

O que você relatou aqui foi o que eu sempre quis dizer às pessoas inexperientes que compram PCs pensando primeiramente no overclock... A maioria sequer analisa se realmente a prática do overclock vale à pena, se os ganhos de performance serão consideráveis e justificáveis em comparação com o aumento da temperatura do sistema e do consumo do mesmo. No final das contas, o desempenho da CPU em stock é tão bom, independente do que se quer fazer com ela, que o único ganho real que se tem com a prática do overclock é o aumento em R$ da conta de luz e do aumento da temperatura do processador, no caso de ele não estar devidamente refrigerado.

Edvaldo J. Frederico, que programa você está usando para estressar seu i5 neste estado? Ele está com 3.8GHz em todos os núcleos ou apenas com 1-2 núcleos, devido ao Turbo Boost ativado? Do meu ponto de vista, você está arriscando MUITO seu i5 ao fazer esse overclock, ainda mais aquele onde você disse que chegou a 4.1GHz e a temperatura máxima foi de 68ºC (hã?! :huh:); realmente é MUITO DIFÍCIL de acreditar, tendo em vista que quando eu usava o cooler BOX, minha CPU chegava a "meros" 80ºC no estado em que se encontra na minha assinatura e chegou a uns 76ºC, senão me falhe à memória, com 3.8GHz em todos os núcleos, nesse Hyper TX3... Se o cooler BOX (que parece mais um cooler para Celeron) não serve nem para refrigerar adequadamente o i5 em suas configurações padrão, quem dirá em overclock...

Falouws :cool:

Postado

Verdade amigo.Comprei o conjunto todo pensando em overclocking para perceber depois que só precisarei dele daqui a uns 2 anos.Precisei passar pela experiência para aprender que over só é necessário quando seu processador fica obsoleto.Mas de qualquer jeito,obrigado pela ajuda.

• Membro VIP
Postado

É nesse topico só deu core i5 750 :D, aqui só deixei ativo intel turbo e o XMP que elevou o meu i5 "até 3.8 só quando precisa" pra mim esta perfeito, só falta eu por mais 2gb que chegar amanhã pois usar o seven 64 com 2gb é complicado.

Edvaldo J. Frederico, que programa você está usando para estressar seu i5 neste estado? Ele está com 3.8GHz em todos os núcleos ou apenas com 1-2 núcleos, devido ao Turbo Boost ativado? Do meu ponto de vista, você está arriscando MUITO seu i5 ao fazer esse overclock, ainda mais aquele onde você disse que chegou a 4.1GHz e a temperatura máxima foi de 68ºC (hã?! :huh:); realmente é MUITO DIFÍCIL de acreditar, tendo em vista que quando eu usava o cooler BOX, minha CPU chegava a "meros" 80ºC no estado em que se encontra na minha assinatura e chegou a uns 76ºC, senão me falhe à memória, com 3.8GHz em todos os núcleos, nesse Hyper TX3... Se o cooler BOX (que parece mais um cooler para Celeron) não serve nem para refrigerar adequadamente o i5 em suas configurações padrão, quem dirá em overclock...

Sim ele esta com o intel turbo, não da pra arriscar com cooler box preciso pagar umas parcela do meu upgrade que saiu 1500 reais +/- ai eu vou por um cooler de melhor eficiência mais por enquanto esta bom mais estou sempre monitorando e temperatura e esses 68ºC +/- eu estava testando com o gabinete aberto é que na minha MB tem dois botões que aumenta e diminui o clock do processador com a maquina ligada e eu estava fazendo uns testes.

Aqui se eu apertar muito tbem chega nos 80ºC (_(

Agora estou na net ouvindo musica, msn, etc e esta assim a temperatura.

Campo Valor

Propriedades do sensor

Tipo de sensor Fintek F71889 (ISA A00h)

Tipo de Sensor GPU Diode (NV-Diode)

Nome da Placa Mãe MSI MS-7585

Temperaturas

Placa mãe 44 °C (111 °F)

Processador 40 °C (104 °F)

CPU 1 / Núcleo 1 48 °C (118 °F)

CPU 1 / Núcleo 2 43 °C (109 °F)

CPU 1 / Núcleo 3 47 °C (117 °F)

CPU 1 / Núcleo 4 45 °C (113 °F)

Aux 53 °C (127 °F)

Diodo GPU 54 °C (129 °F)

Seagate ST31000528AS 34 °C (93 °F)

Seagate ST3500320AS 34 °C (93 °F)

Coolers

Processador 2958 RPM

Chassis 2189 RPM

Alimentação 1278 RPM

GPU 30%

Valores de voltagens

Núcleo CPU 1.31 V

+3.3 V 3.33 V

+5 V 5.05 V

+12 V 12.23 V

No modo de espera +3.3 V 3.20 V

Bateria VBAT 3.31 V

Abs Frederico

Postado
Verdade amigo.Comprei o conjunto todo pensando em overclocking para perceber depois que só precisarei dele daqui a uns 2 anos.Precisei passar pela experiência para aprender que over só é necessário quando seu processador fica obsoleto.Mas de qualquer jeito,obrigado pela ajuda.

Pois é, mas ainda existem pessoas que não percebem isso, mesmo realizando os testes... A maioria com certeza não pensa na conta de luz (ou simplesmente não a paga no final do mês), na eficiência energética, no "verde"... Ainda bem que existem exceções como você ^_^

Em todo caso, se ainda quiser fazer overclock, até 3.2GHz eu recomendo. Obtive certo ganho de performance aqui e, com a redução do vcore, consegui fazer com que meu i5 consumisse menos energia (cerca de 20W) e esquentasse menos também do que se ele tivesse no seu estado padrão (medições feitas pelo programa Asus EPU-6 e pelo RealTemp). Existe um tópico aqui na parte de Overclock que relato minha experiência, mas infelizmente não possuo o link em mãos :(

• 3 semanas depois...
Postado
galera qual o melhor i5 750 ou o 760???

O melhor para mim é o mais barato, já que ambos são fisicamente idênticos, muda apenas um pouco a questão do clock e o preço, é claro.

Postado
Então fique com o 760, que é melhor, mais novo, e mais barato.

É um pouco melhor por ter clock um pouco mais alto, mas não é esse mar de flores. É mais novo, recém-lançado, mas não deixa de ser idêntico ao 750, uma vez que ele é feito usando o mesmo processo. Ele só fica na escolha da compra por ser mais barato que o 750, mesmo que sendo por R$ 10 (porque, eu não sei, mas até nos EUA o 760 custa US$ 9 a mais que o 750).

Postado

e ai galera sou novo no forum, gostaria de saber se meu pc vai dar pau assim ou eu posso deixar do jeito que esta, e saber se ainda posso melhorar algo.

Montei uma máquina nova e coloquei um i5 760 com 4 memórias kinkston 1333mhz, só que ontem eu comprei um cooler master V8 e fiz um overclock elevando o clock do meu processador de 2.8 para 3.36 sendo que com o turbo ele chega a 4.0, e as memórias foram para 1600mhz.

então gostaria de saber se com essa mudança eu estou prejudicando minhas memórias e meu processador, lembrando que o processador quando está ocioso fica em torno de 35 graus e quando usando renderizando no premiere chaga aos 50 e poucos graus.

até então obrigado :D

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...