Ir ao conteúdo

Problema na linha 12 Volts

danilo10

Posts recomendados

Postado

Olá, primeiro vez que to postando no fórum e queria a ajuda de vocês.

Seguinte, meu PC tava com uma VGA hd 4770 e eu fiz um up pra uma HD5770.

Até ai beleza.

Tava jogando Modern Warfare II e de repente deu a famosa tela azul.

Achei q provavelmente fosse a temperatura do processador, ja que na BIOS eu configurei o Smart Fan no Silent e assim ele permite o processador esquentar um pouco mais.

O problema não voltou a acontecer, porém como a VGA é nova e eu nunca tive esse problema antes pensei q pudesse ser a VGA se não fosse a temperatura do CPU.

Comecei a rodar alguns benchs para estressar a CPU e ve se dava problema de novo, rodei uns benchs para estressar a VGA também e fiquei monitorando tudo no Everest, foi ai que eu vi uma coisa curiosa:

Minha Linha de +12V no Everest ta marcando 4,9V.

Se isso fosse verdade meu sistema ia funcionar ?

To achando q é algum problema nos sensores da Mobo.

vocês ja viram algo parecido, lembrando q to jogando normalmente e o problema da tela azul não aconteceu de novo, mais as tensões tão desse jeito.

Meu PC é o da assinatura.

Será q é normal ou minha fonte pode estar com problema, aguardo os comentários....valeu !!!

Postado

Unica maneira de tirar por vez essa duvida é testando a propria linha 12v da fonte...

Se não souber como fazer isso avise...

Abraçs

Postado

Putz, saber eu até sei , o problema é q eu não tenho multímetro.

Eu tenho uma fonte genérica la e acho q vou testar ela no lugar da minha e monitorar pelo everest as tensões, porém eu acho q se a informação do everest tivesse certa a máquina nem ligava.

Vou fazer uns testes amanhã e depois eu posto o resultado, valeu pela dica.

Postado

Pow pessoal, ajuda ae...

Então eu testei o PC com outra fonte e o resultado foi o mesmo, as linhas +12V e -12V ficam em +4,93V e -4,46V respectivamente, porém se a fonte esta ok e entregando a tensão correta porque os sensores mostram errado ?

Testei com o Everest e com o SpeedFan e o resultado foi o mesmo.

Será que é só um problema nos sensores ou pode ser que os circuitos reguladores de tensão da Mobo estão zuados ?

Será que isso prejudica a máquina ?

Comentem ae please....

valeu !!!

• Membro VIP
Postado

Esqueça... Se seu PC está funcionando jamais essa tensão de 12 Volts estaria em somente 4,9 Volts...

Bug de sensor... Incompatibilidade com os programas de leitura..

Quanto ao multímetro, compre. Pode ser até mesmo um daqueles de R$ 10,00 do camelô... Esses dai: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-151830191-multimetro-digital-bateria-inclusa-garantia-nota-fiscal-_JM

Abraço...

Postado

Era o que eu tava achando também. Mais então, a mobo ta na garantia, você acha q vale a pena tentar trocar só por causa do sensor ?

Valeu pela ajuda.

• Membro VIP
Postado
Era o que eu tava achando também. Mais então, a mobo ta na garantia, você acha q vale a pena tentar trocar só por causa do sensor ?

Valeu pela ajuda.

Isso dai é com você... Só por essa ai eu não trocaria não, bem provável a outra seria igual. Muitas vezes é um bug que é corrigido ao longo do tempo na versão da BIOS. Será que estás com a última versão de BIOS??

Postado

É isso ae, o importante é q ta funcionando tudo normal. É q como deu a tela azul e em seguida eu notei esses valores nas tensões, achei q podia ter alguma relação, mais pelo visto ta tudo normal mesmo.

Vou tentar atualizar a BIOS e ve se resolve, se não vai ficar assim mesmo.

Valeu fera, um abraço!!!

Postado

Caro danilo,

Concordo com o faller, ao meu ver se está tudo normal, você testou também uma outra fonte e continuou na mesma, então não é problema na linha 12v, e sim no sensor...

E Lembre-se, é importante sempre ter um multimetro ao lado, ajudam muito, seja para testar um cabo de alimentação, uma fonte, bateria da placa mãe e por ai vai uma lista enorme de utilidades que esse aparelhinho nos traz...

Se tiver sanado o problema avise para que algum moderador feche o topico

Abraçs

Postado

É isso ae rapaziada, tirando esse problema a máquininha ta ok.

Não vou acionar a garantia só por causa disso né.

Obrigado ae pela ajuda, ta tudo resolvido, podem encerrar o tópico ok.

Vlwww!!!!

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...