Ir ao conteúdo

Sistema de ventilação/exaustão em mascara para paintball

bkelmer

Posts recomendados

Postado

Bom galera, não sei se alguem ai joga paintball, mas quem joga sabe que uma das coisas que pior pode acontecer no meio do jogo é sua mascara embaçar. E qual a solução utilizada para isso? usa-se micro coolers adaptados nas mascaras pra poder ventilar ou fazer a exaustão do ar dentro da máscara.

No meu caso nem é a mascara que embaça, são meus óculos.

Comecei a me aventurar pelo mundo da eletronica quando resolvi comprar um cooler de 20X20x10mm para adaptar em minha mascara, o problema surgiu quando vi que a tensão máxima do cooler era 5v e 0,1A. Ora, não se encontra bateria com essa tensão no mercado, é muito raro, então usaria uma de 9v limitando a tensão. E outra coisa gostaria de ter um controle a mão para poder abaixar e até mesmo desligar a ventoinha, e poder inverter a rotação para usar como ventilador ou exaustor, pois em determinados momentos o barulho atrapalharia. E pra botar a cereja no bolo, tudo tem que ser pequeno, o menor possivel, e não esquentar muito. difícil???

Andei lendo sobre diodos, resistores, circuitos PWM, uma série de coisas... acho que para vocês quem tem experiencia em controle de rotação em ventoinha, isso possa ser fácil.

Outra coisa, não me importo em gastar algum valor para ter meu sistema compacto de limitação e rotação e controle de direção.

Resumindo tenho uma lista de problemas que só a eletronica poderia sanar...

1º Preciso limitar a tensão de uma bateria de 9v entre 0v e 5v

2º Gostaria de poder inverter a rotação da ventoinha

3º Tudo precisa ser compacto, desde os componentes até as chaves e potenciômetros

Pensei em algumas soluções para o controle da rotação, podendo ser feito por 1 potenciometro + chave gangorra 3 ou 2 posições, ou até mesmo um potenciometro push-pull, uma posição para ventilador e outra para exaustor.

Agradeço muito aos que puderem gastar alguns minutos de sua atenção para me ajudar com esse grande problema, pois eletrônica é pior do que grego para um médico.

Postado
Bom galera, não sei se alguem ai joga paintball, mas quem joga sabe que uma das coisas que pior pode acontecer no meio do jogo é sua mascara embaçar. E qual a solução utilizada para isso? usa-se micro coolers adaptados nas mascaras pra poder ventilar ou fazer a exaustão do ar dentro da máscara.

No meu caso nem é a mascara que embaça, são meus óculos.

Comecei a me aventurar pelo mundo da eletronica quando resolvi comprar um cooler de 20X20x10mm para adaptar em minha mascara, o problema surgiu quando vi que a tensão máxima do cooler era 5v e 0,1A. Ora, não se encontra bateria com essa tensão no mercado, é muito raro, então usaria uma de 9v limitando a tensão. E outra coisa gostaria de ter um controle a mão para poder abaixar e até mesmo desligar a ventoinha, e poder inverter a rotação para usar como ventilador ou exaustor, pois em determinados momentos o barulho atrapalharia. E pra botar a cereja no bolo, tudo tem que ser pequeno, o menor possivel, e não esquentar muito. difícil???

Andei lendo sobre diodos, resistores, circuitos PWM, uma série de coisas... acho que para vocês quem tem experiencia em controle de rotação em ventoinha, isso possa ser fácil.

Outra coisa, não me importo em gastar algum valor para ter meu sistema compacto de limitação e rotação e controle de direção.

Resumindo tenho uma lista de problemas que só a eletronica poderia sanar...

1º Preciso limitar a tensão de uma bateria de 9v entre 0v e 5v

2º Gostaria de poder inverter a rotação da ventoinha

3º Tudo precisa ser compacto, desde os componentes até as chaves e potenciômetros

Pensei em algumas soluções para o controle da rotação, podendo ser feito por 1 potenciometro + chave gangorra 3 ou 2 posições, ou até mesmo um potenciometro push-pull, uma posição para ventilador e outra para exaustor.

Agradeço muito aos que puderem gastar alguns minutos de sua atenção para me ajudar com esse grande problema, pois eletrônica é pior do que grego para um médico.

inverter a rotação acho que não seria possivel.

uma dica seria colocar 2 microventiladores, um em cada posição, ai seria só desligar um e ligar o outro para inverter o fluxo de ar.

E outra dica seria fans de gabinete mesmo, existem de 40mm e 60mm e trabalham com 12v, que acredito ser mais fácil de conseguir uma bateria.

Postado
inverter a rotação acho que não seria possivel.

uma dica seria colocar 2 microventiladores, um em cada posição, ai seria só desligar um e ligar o outro para inverter o fluxo de ar.

E outra dica seria fans de gabinete mesmo, existem de 40mm e 60mm e trabalham com 12v, que acredito ser mais fácil de conseguir uma bateria.

E eu jogo paintball como? com uma bateria de 12v + 2 fans enormes dentro da minha mascara? :wacko:

Minha mascara é low profile, não cabe muita coisa e nem gambiarras, o fato de eu ter escolhido 1 fan de 20X20X10mm veio de um estudo de espaço e foi e limitada pelo espaço disponivel na mascara, ou seja, só cabe 1 fan de 20X20X10mm. Há outras áreas livres na mascara, mas serao usadas para o restante dos componentes. O lugar onde tem que "ventar" só cabe um fan 20x20x10mm

• Membro VIP
Postado

Usa 3 pilhas e joga nele 4,5 Volts em vez de 5 Volts... Vai dar quase na mesma.. Faz uma chave H como inversora de polaridade (exaustor/ventilador).

Uma chave de 3 posições, pode ser chave alavanca, selecionaria entre desligado, 3 volts e 4,5 Volts...

Ou seja, 2 chaves e 3 pilhas que você enfia aonde quiser...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...