Ir ao conteúdo

Processador binario

futsale

Posts recomendados

Postado

Tenho um trabalho da faculdade onde tenho q colocar 4 interruptores esses interruptores serão como 0 e1, ligado e desliga ele teram que acender 7 leds q serão igual 1 display so q esse display tem q ser construido tambem com Leds

Ou seja os numeros serão construidos em binarios os dos interruptores agora, o resultado no display sera decimal

Funcionara assim quando os 4 interruptores tirem desligado tem q ta 4 leds que estarão formando o ZERO

se eu ligo o interruptor 1 da direita pra esquerda tem q acende 2 ledes formando numero 1 tem q fazer com que esses 4 interruptores formem numeros de 0 a 9 10 digitos.

O display não pode ser aquele comprado e so posso usar fios, transistores, resistores nada de CI

Gostaria que vocês me ajudassem como posso começa so usando fios leds transitores resistores desde ja agradeço

Postado

Contador binário para display. A única diferença é que você ta usando leds em vez de display, o que dá na mesma.

Postado

Sim so q o problema e que não manjo nada de resistores transistor, então precisa ajuda do zero entendeu e o mais difícil e a programação dele aparece 1 2 3 4 quando na verdade nas chaves são binario...

Postado

Pera .... voce tá querendo fazer um decodificador binário - 7 segmentos SEM USAR NENHUM CI, SEM USAR NENHUM DIODO, APENAS USANDO RESISTORES E TRANSISTORES ?

E voce tem de fazer isso como trabalho de faculdade , sem conhecer nada de resistores e transitores ????????

Caramba, desculpe o que vou escrever a seguir, mas não resistí....a faculdade é de que ? Botânica ???????

Bom, se eu fosse obrigado a fazer uma doidera desta, eu faria isto : Procure o datasheet do CI SN7449 . Lá tem o diagrama de blocos interno do CI, com todas as portas lógicas internas. É voce fazer os circuitos individuais de cada tipo de porta lógica presente no esquema, usando os transistores e resistores.... as portas são tipo NAND, AND e INVERTER, voce vai precisar usar diodos, já que teu professor proíbe isso, use a junção base-emissor de um transistor para fazer o diodo.

Existem outros CI's que fazem a mesma função, mas internamente são muito mais complicados do que o que te passei.

voce encontra fácil na Internet esquemas de como fazer as portas lógicas, mas vai precisar de transistor aos montes .... em todo caso, boa sorte !

Paulo

Postado

futsale,

seu professor disse qual tipo de transistor você tem que usar?

pelo q estou entendendo, ele quer q você faça um projeto de portas TTL utilizando transistores e componentes discretos como é feito internamente dentro dos CIs.

se for isso seu professor realmente é um sacana. mas dá pra fazer, só acho q você vai precisar procurar os transistores certos.

não entendo muito de eletronica analógica, mas acho q se você usar transistores do tipo GATE, vai funcionar.

espero que o pessoal do fórum possa lhe ajudar.

Abraços,

Renato

Postado

Ae galera muito obrigado pela ajuda ate o momento eu so não posso usar CIs o resto pode ser diodos, transistores de qualquer tipo resistores, capacitores e tambem não posso usar o display a ideia e eu contruir o display,

a ideia e eu liga as chaves q serão numeros binarios so q no display os numeros serão decimais obrigado

• 3 semanas depois...
Postado

futsale, você pode construir uma coisa conhecida como matriz de diodos, com isso você pode fazer com que uma combinaçao de imterruptores, forme qualquer numero em um display de leds, sem usar qualquer ci decodificador.

Postado

Galera fui muito alem do que pensava da minha expectativa fiz a calculadora de soma de 4 bits usando somente ransisores leds e chave eainda eu mesmo construi um Display Valeu mesmo vocês foram cruciais a ajuda o ponta a pé inicial foram vocês então esse trabalho vocês podem ter certeza q tem grandemerito nele Valeu....

Postado

Com dois relés da para fazer certinho, em automação residencial eles fazem com relés como este 27_01.jpg

È so você dar um pulso eletrico (nos dois reles (um deixa a eletricidade passar e o outro não)) assim quando um estiver ligado forma o 0 e quando o outro estiver ligado forma o 1.

Postado

Futsale,

Já que voce pediu ajuda ao Fórum, pelo menos poste a sua solução, para que todos possam aproveitar a sua ideia !

Poste o esquema eletrônico , ok ?

Um abraço !

Paulo

• 3 semanas depois...
Postado

Ola amigos to precisando de vocês mais uma vez ainda não postei a solução por q me falta um detalhe preciso de uma maneira de construir uma porta XOR com diodos, resistores e transistores todas as soluções que procurei na internet nenhuma funciona !!!

As portas que o amigo "aphawk" me passou funcionaa todas menos a XOR...

Desde ja Obrigado um Abraço a todos VALEU...

Postado

Agora que eu olhei o site que o Paulo passou. Bem interessante para aplicaçoes simples. Mas ja que voce esta tendo dificuldade especificamente com a XOR, por que nao implementa ela da maneira mais comum usando apenas transistors? Sera um bom aprendizado hehe, apesar de trabalhoso. Hoje em dia eu nao sei (e imagino que nao seja mais assim) mas antigamente quase tudo que voce conhece de logica digital era feito com portas NAND e NOR. O resto de toda a logica era construido com base nessas duas portas.

Postado

eu construi essa Xor que o Paulo passou so q ela 1 e 1 ta dando 1 não funciona queria q vocês me passasse outra maneira de fazer la com diodos resisores e transistores obrigado mais uma vez

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...