Ir ao conteúdo

Ler fotocélula usando PIC

geekionizado

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal, primeiramente eu queria saber como ler uma fotocélula/LDR usando um PIC, no meu caso um 12F629, e como regular a intensidasde do brilho de um LED de acordo com a luminosidade na fotocélula (LDR).

Não precisa ser os dois, mas pelo menos como ler a fotocélula ou como escrever intensidades diferentes no LED.

Obrigado!

Pessoal, queria também saber se, quando eu acho um código que tem lá:

#include <16f877a.h>

se eu mudar o número do PIC para o meu, vai funcionar?

Vocês sabem um bom compilador de assembly?

Muito obrigado!

Postado

Bom, eu trocaria o PIC, usaria um 16F675 que é o mesmo PIC porém com conversor A/D, assim facilitaria pois bastava montar um divisor resistivo com o LDR e medir a tensão nele, voce poderia fazer uma tabela indicadora tipo tensão medida versus luminosidade.

Mas se quiser continuar com o seu PIC, use um 555 como oscilador, coloque o LDR no lugar daquele resistor que define a frequência de oscilação, e aí voce terá de medir essa frequência aplicada direto num terminal de entrada do PIC.

E para fazer a saída controlar a luminosidade de um LED, é só fazer algum tipo de controle PWM, ok ?

Em tempo :

Pessoal, queria também saber se, quando eu acho um código que tem lá:

#include <16f877a.h>

se eu mudar o número do PIC para o meu, vai funcionar?

Vocês sabem um bom compilador de assembly?

Muito obrigado!

Não, não vai funcionar, pois os hardwares são totalmente diferentes.

Para fazer seus programas em Assembly, use o MPLAB da própria Microchip : http://www.microchip.com/stellent/idcplg?IdcService=SS_GET_PAGE&nodeId=1406&dDocName=en019469∂=SW007002

Me parece que voce está iniciando com os microprocessadores, sugiro que voce use uma linguagem de alto nível , será bem mais fácil para fazer os seus programas.

Paulo

Postado

Pode me dar um exemplo de como escrever uma intensidade usando PWM?

Quanto ao PIC, vou ter que comprar esse 16F675 mesmo, é que por aqui não tem, comprei um 12F629 pra começar...

Obrigado!

Estou iniciando sim, já programei uma placa chamada arduino e tal, sei como funciona o PWM, vou dar uma fuçada aqui. Tenho ideia de como programar em C, mas quero usar assembly também.

Muito obrigado.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...