Ir ao conteúdo

Transístores se soltaram de placa de vídeo, como arrumar ?

brunoswell

Posts recomendados

Postado

Boa Tarde Galera! :D Bom tenho uma Sapphire 3870 e aconteceu o inusitado, ontem quando fui limpar a placa pois o PC estava muito sujo, ao passar um "PINCEL" como sempre faço e qualquer peça do PC reparei que na mesa junto com o pó tinham dois transistor mas muito, muito pequenos que haviam se soltado da VGA e quando fui procurar de onde eles se soltaram percebi que mais um também se soltou mas não o encontrei. Será que consigo arrumar? Será que manualmente dá pra soldalos novamente? Fiquei com uma dó quase chorei rs. :eek:

Valewww

Postado

Bizarro isso!

Bem arrumar tem como, se voce souber soldar componentes e saber a posição dele na placa, usando um soldador de 20w com ponta fina e estanho fino. Primeiro passe estanho nas "ilhas" da posição do transistor e retire o excesso, estanhe os terminais do transistor e segure ele com uma pinça de bico fino na posição correta e encoste o soldador nos terminais.

Isso claro se voce souber o que esta fazendo...

Se for possivel, faça umas fotos em macro da placa e do componente.

Quanto ao transistor "falatente" vai ser mais complicado... voce tera que conseguir umas placa identica a sua para saber que transistor é esse.

Postado
Bizarro isso!

Bem arrumar tem como, se voce souber soldar componentes e saber a posição dele na placa, usando um soldador de 20w com ponta fina e estanho fino. Primeiro passe estanho nas "ilhas" da posição do transistor e retire o excesso, estanhe os terminais do transistor e segure ele com uma pinça de bico fino na posição correta e encoste o soldador nos terminais.

Isso claro se voce souber o que esta fazendo...

Se for possivel, faça umas fotos em macro da placa e do componente.

Quanto ao transistor "falatente" vai ser mais complicado... voce tera que conseguir umas placa identica a sua para saber que transistor é esse.

Nem me fale! :lol:

Eu pensei exatamente nisso, mas não tenho soldador de ponta fina =/ mas talvez de certo, quanto aos transistores eu tirei umas fotos pelo celular que dá pra ver não tão nitidamente mas dá e são 3, um do lado do outro talvez sejam até iguais mas não deve ser difícil de achar uma foto boa na internet. Agora o problema vai ser em saber se deu certo pois antes de tirála não estava saindo vídeo foi por isso que eu a retirei :rolleyes: masa eu vou ver certinho e volto a comentar e também queria saber onde eu poderia comprar esses transistores. Santa Ifigênia? rs

valewwww :cool:

• 4 meses depois...
Postado

ola amigo, é so deixar a ponta do ferro de solda fina, comprar capacitores novos e soldá-los na sua placa!! eu não tenho ferro de solda com ponta fina e nem estanho fino , mais já refiz mais de 300placas mãe e placas de video simplesmente trocando capacitores!!

Postado
ola amigo, é so deixar a ponta do ferro de solda fina, comprar capacitores novos e soldá-los na sua placa!! eu não tenho ferro de solda com ponta fina e nem estanho fino , mais já refiz mais de 300placas mãe e placas de video simplesmente trocando capacitores!!

Obrigado por responder!

Eu levei a Placa para um profissional na Santa Ifigenia onde ele soldou novamente os capacitores mas não voltou a funcionar... =/

Mas tudo bem, eu já queria comprar outra mesmo mas dá dó de perder um Placa dessa assim.

Valewwwww

• Coordenador
Postado

Caso o autor do tópico necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com a moderação solicitando o desbloqueio.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...