Ir ao conteúdo

TV Sharp C-1417 não liga

danattus

Posts recomendados

Postado

Olá estou com uma Tv sharp 14" C-1417 que não está ligando , quando liga a tomada , ela fica com apito agudo baixo o tempo todo. gostaria de ajuda , ja troquei o flyback mas nada, c 616, c617, c721. estou no aguardo de uma força..

• Coordenador
Postado

Colega danattus, remova o transistor de saida horizontal, (Q602) e teste ele fora da placa, ele pode estar com fuga...

Postado

eu nao quero tira suas esperanças mais acho essa marca muito fraca pelas outras televisoes lançadas por ai a lg por exemplo tem tvs fora do comum e melhor voce da uma olha nessas novas ai

Postado

Ola colegas , troquei o Q602, mas a tv continua inoperante, porém o ruido sumiu.

contudo percebi o o componente PR 701 que fica na entrada 127V, esquenta demais.

• Coordenador
Postado

Colega danattus, seu flyback pode estar ruim também..., remova ele da placa e verifique com estão as tensões do secondário da fonte...

OBS: Sem o flyback na placa este resistor não deve aquecer muito!, mas ele trabalhar um pouco quente é normal!...

Postado

Olá Bcpetronzio , gostaria de salientar que o flyback é zero, pois, coloquei-o a poucos dias, nas minhas buscas notei que o R 130 estar aquecedo tambem.

• Coordenador
Postado

Colega danattus, o resistor R130 alimenta os 33V do varicap, você tem estra tensão em um dos lados dele?

Verifique se você tem os 5V no pino 42 do micro (IC101)...

Verifique se você não tem nenhum diodo em curto no circuito horizontal.

• 4 semanas depois...
Postado

Ola colegas da rede, bem andei vistoriando esta sharp que vem me quebrando a cabeça, não encotrei as devidas medidas sugeridas pelo amigo BC. no R 130 só da 4-5volts , no IC 42 pinos só dar 1,5Vcc e com os diodos nada de errado encontrei, mas nos meus estudo notei que no mosfet ou no TDA 8380 existe algo de estrando , pois no tda 8380 chega 15V nos pinos 5 e 2 , 0V no pino4

Só que no K2139 não chegar nada no gate 0V , no dreno tem 173Vcc, já no chopper chega 173Vcc entre os pinos (7 para 8 ), tambem ( 7 para 10) mas do 7 para 12 não chega nada tensão C.A ou CC .

Resumindo. do gate para source que ligado na terra tenho 0Volts, então o mosfet não estar chaveando o primario corretamente, por isso acho esta aparecendo as devidas tensão no enrolamentos certo. Estou no aguardo de ajuda de Vçs......

• Coordenador
Postado

Colega danattus, a tensão no gate do Fet é pulsante e em alta frequência, não é possível medi-la com um multiteste...

Mas como estão as tensões no secundário da fonte? (115V sobre C720, 14V sobre C724 e os 12V sobre C726)...

Postado

Olá BC, Verifiquei as tensões no capatores eletrol. C720 , C726, C 724, e não tem tensão em nenhum, porém insistindo no primario, quero lhe dizer que do pino 10 que é o mesmo terra do primario, para o pino 12 tem 173V , do pino 10 para 7 tem 173V ,mas do pino 10 para 8 não tensão ou seja, 0V agora essas tensão só medido CC, queria que você me esclarecer se essa medidas estão certas...

Um bom dia colegas.................

• Coordenador
Postado

Ok! sua fonte esta realmente parada!, experimente substituir os capacitores C716 e C715, e veifique se a resistor R720 não esta aberta (100K)...

Postado

Olá a todos bom dia, bom BC gostaria de te falar que troque o C 715= 2n2 eletrol, tambem o R720 junto com o CX 716 de 100u 35V será que o mesmo que você esta falando como C716, fiz essa trocas aos três dias atras. Digo que em cima CX 716 fica uma tensão de 10-15V variando, no IC 701 nos pinos 2 e 5 fica +ou- essa tensão tambem variante,

até agora não encontro nenhuma falha na entrada da fonte, tambem troquei os capacitores de saida C726, C724 e C720 todos novos.

Sou de eu de novo BC , gostaria de te falar que eu fiz o seguinte: Abrir os tres fusiveis de saida que são, FB701,FB702 e FB703 para ver se chegava Tensão,mas só dar de 4.7 a 6 volts medidos em C.A não tenho certeza, pois acho que a frequencia é alta tambem no segundario talvez esse multimetro não consigua medir, como você tinha falado, tire-me essa duvida. Acrescento que coloquei outros dois capacitores que são o CX708 2n2 /Kv e C 733 820pF que pertence ao circuito de entrada da fonte.

• Coordenador
Postado

Colega danattus, quanto ao capacitor C716, realmente eu estava me referindo ao CX716...

Quanto as medidas do secundário, as tensões é em alta frequência também, o que provoca um pequeno erro na medida exata em AC, porém ela não poderia ficar variando (pulsando), como você chegou a remover os fusistores, seu problema ainda esta no primário da fonte..., faça uma minuciosa verificação nos resistores e diodos do primário em busca de componentes alterados...

Postado

Boa noite comunidade do hardware, Olá BC gostaria de lhe passar essas informações,

estou fazendo verifição minuciosa no primario, mas digo que encontrei algo estranho, no esquema original diz que o C714 que fica paralelo com um eletrol. 2n2, no pino 12 do TDA8380, tinha que ser 4K7 porém quando tire-o esta marcando 47K me parecer ser original pela solda. Então resolvir pôr um de 4K7 como manda o esquema, o piado sumiu, achando que tinha a ver com a difilcudade da fonte arma retornei o 47K então apareceu o chato do piado fui fazer as medidas de tensões em C720 dar 0- 18Vcc variando, C726 dar 0-4.5,C724 dar 0-2Vcc, Abrrir o soquete da defletora nada de 115V no C720, abrir o pino 7 do TDA 3653 tambem nada, eu continuo a ouvir o piado..

Amigos o que vçs me surgerem para tenta resolver esta questão, pois a mesma tem um valor sentimental........

Desde já um abraço a todos de bom coração...

Desde

• Coordenador
Postado

Quando você colocou o resistor de 4K7 no lugar do R714, você diz que o ruido sumiu!, mas e as tensões no secundário apareceu?

Postado

Olá BC , fiz a troca do R714 por 4K7 o apito sumiu de novo, porém as tensões que lhe falei desapareceu, então retornei ao que estava, estava desconfiado com RX721 pois o mesmo estava dando uma diferença enorme mas na placa, troquei-o até agora nada, com R701 4R7 10W ok, em cima R702 tem 160Vcc ok..

Concordo com você o defeito está no primario ainda, por esta saindo baixa tensões,nas saidas do segundario C720 0-18Vcc, C724 0-2Vcc e C726 0-4,5Vcc..

Aceito mas ajuda......

• Coordenador
Postado

Seguindo a linha de realimentação do IC701, você vai encontrar L705, R718, DX707...etc..., ele estão todos bons?...

Comece a suspeitar do CI!...

Aguarde outras dicas!..

Postado

Olá colega BC é o seguinte, fiz o você havia me indicado antes, retirei da placa o Flyback novo F 1923, a defletora e soquete do tubo e ia! apareceu todas as tensões de saida

C 720 13V, C 724 17V e C726 12,5V , então na duvida do Fly está errado comprei um outro novo que foi mais indicado e o F 1881 soldei novamente no lugar, pois havia pesquisado sobre os Fly, porém as +B saida voltaram ao estavam 18V, 4,5 e 1,5 variado.

Estou no aguardo......

• Coordenador
Postado

Ok! seu problema esta neste circuito horizontal..., pode ser algum componente em curto/fuga..., verifique eles: C616, C617, Q602, D602, C655...

PS: Teste-os fora da placa...

Postado

Boa tarde a todos, BC verfiquei ,C616, C617, Q602 e todos novos a poucos dias eu coloquei-os, D602 retirei da placa esta ok, mas C655 no esquema diz era para ser de 10u/250V só que tem um de 22u/250V será que tem a ver!!!... Continuei a busca nas saida do Fly ai quando retirei O R617 de 10ohm /10W o piado sumiu e as tensões da fonte estabilizou: 121V, 16.8V e 12V, quando ligo a C.A dar um piado só e para então a fonte OK , mas isso sem o R617.

Infelizmente não conseguir um C10u/250V p pôr no lugar... O que vçs me indica verificar nessa linha.

E quase que esqueço de dizer o R644 no esquema e de 33K, só que o da PC tem um de 10K... tenho um de 26K e soldei mas nada!!!!!..

• Coordenador
Postado

O capacitor C655 pode ser de 22uF/250V tranquilo..., seu problema esta na linha dos pinos 4 e 1 do flyback! pois quando você removeu o flyback da placa o piado sumiu e o resistor R617 ainda estava na placa! então volte ele para o lugar e elimine a linha do pino 4 (alimentação RGB) removendo o resistor R654, desta forma se o piado sumir você percorre esta linha até os transistores do RGB, se continuar, você saberá que é algum componente da linha do pino 1 que estará em curto...

EDIT: Colega danattus, estava verificando uma tabela de flybacks aqui, e o flyback para o Tv Sharp 14" (1417) é o fly F1232 CE (Z 4034) o F1881 é para o TV de 20"!!!, eles são diferentes!, acredito que você ainda esta com este flyback errado!....

Postado

Meu caro, BC retirei o R 654 mas continuou o piado, então como você surgeriu fui trabalha na linha um do Fly, o unico fato de estranho eu acho que é com o Q602 do horizontal, pois a maior resistencia encontrada entre seus pinos foi de 204 Ohm e isso invertendo a ponteira do multiteste, apesar de ter posto a poucos dias deve esta alterado, pois logo vou trocá-lo, bem quanto ao Flyback cheguei a compra F1232 porém os pinos não encaixou na placa, mas nesse não tinha a especificação de CE (Z 4034).

Oh BC gostaria de uma sugestão para Q602 , pois o primeiro era D1554, logo apos comprei D1877 mas parecer que não presta já está ruim..

Bem Bc , troquei Q602 por um D1554, ate ai Ok, o piado sumiu ,as tensões no 2º ok,só que ainda o filamento nao ascendeu nem nada na tela ,mas apareceu um ruido de alta frequencia bem baixo e seguintes tensões:, em D709 só dar 13V, Q602 do C-E tem 121V, R130 tem 91V, em DZ615 só dar 0.4V,( no C.I 84C444 de 42Pinos ok 5V nos pinos 21-42), no IC 105 tem 33V, em D614 29V ,D615 tem 5V e em D708 tem 132.

Preciso do conhecimento de vçs para resolver esse problema........

Me tirem essa duvida a chave de tres ponto S501 tem que fica em qual posição, não tenho certeza mas acho que ela aterra a saida do C.I vertical..

• Coordenador
Postado

Quanto ao Q602, na falta do 2SC1554 original, use um BU2508DX que ele suporta bem mais do que estes 2SD1877 falsos que andam por ai!...

A chave S501 fica no meio...

Quanto a este ruido, pode ser problemas de incompatibilidade deste flyback..., volte o anterior já que você constatou que o transistor de saida que estava queimado!...

Postado

Caro BC , troquei o flyback pelo F1923 como você surgeriu, porém continua na mesma. Gostaria de lhe passa essas verificações no C.I hor TDA 3653 só tem 0.6V era p/ter 24V, no TDA8360 ,Acho que é o faz tudo; nos pinos 9-10 não tem V, era para ter 8V ,na saida para RGB tem 126V,já para o filamento nada, no C.I TDA 4662 nos pinos 9-10 só tem 1-2V, no varicap ok, 32V e 5V; mas tenho duvida tambem quanto a medidas que sai do fly do (p/9 terra) p/4 126V, do p/9 p/ 3 126V, mas p/9 para os pinos 5-6-8 não tem tensão.

Gostaria de saber tem condições de medir essa tensões que sai do fly dos pino 5,6,e8 com o multimetro digital. Ele medi frequencia até 20Khz.

• Coordenador
Postado

Colega danattus, você não tem estas tensões no flyback por falta da alimentação do IC201 (TDA8360), além do pino 10, o pino 36 dele também tem que ter estes 8V para ele fornecer o pulso do horizontal..., como esta faltando verifique o transistor Q702 e Q703...

Um outro detalhe é que esta tensão de +B sua esta um pouco alta!, ela deveria estar com 115V e não 126V..., dê uma revisada nos capacitores do primário da fonte...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...