Ir ao conteúdo

Ruido provocado por contatores Reiniciando Microcontrolador.

Octavio Nivoloni

Posts recomendados

Postado

Ola, pessoal!

estou com um problema em uma automaçao que realizei. É a automação de silos dosadores de agragados, para bloco de concreto.

Sao 4 silos cada um contendo um tipo determinado de mateiral. No primeiro silo eu tenho Pó de pedra, no segundo eu tenho Areia Fina, no treceiro areia grossa e no quarto cimento, que são as materias primas do bloco de concreto.

O processo é por volume. então medimos quanto tempo leva cada material para sair dos seus respectivos silos para estar na dosagem certa. O cimento leva 33s, o pó de pedra 24, as areias tem tempos iguais 14s.

Tudo bem ate ai!?

Os materiais são liberado na ordem que esta a cima.

Só que apos todo o processo ser feito o microcontrolador(PIC16F877A), fica aguardando com duas esteiras acionadas, o operador acionar o botao de inicio. E quando esta em espera no misturados esta sendo acrescentado água, e para essa agua ser acrescentada estou ultilizando uma valvula solenoid e uma bomba d'agua. e os dois sao ligados em um so contator. quando eles desacionam, provocam um ruido que Faz com que o circuito do microcontrolador acione todas as saida, assim liberando sem parar os materiais que estão nos silos.

Estou usando um placa de relês, acionado por transistores.

se alguem poder me dar uma forcinha, ficarei muito grato, pois sou novo no ramo e esta é a minha preira automação.

Obrigado!

Octavio.

Postado

Existem basicamente dois tipos de ruido, o induzido e o radiado.

O tratamento de cada um pode ser diferente, mas existem algumas regras de projeto que ajudam:

Como voce diz que o problema acontece no desligamento talvez um snubber resolva.

Edson

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...